• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogo de cartas Lift Smoke

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Origem

Originário da Inglaterra, este é um jogo muito fácil de se aprender e de se jogar e que garante muitas horas de diversão aos participantes.

Participantes

Do LIFT SMOKE podem participar até 06 pessoas, sendo, porém, o número ideal 04 participantes, que jogarão sempre de forma individual. Neste jogo não são estabelecidas parcerias.

Baralho

Utiliza-se o baralho comum de 52 cartas de onde retiram-se os curingas.

Valor

As cartas tem como valor o seu próprio valor facial, ou seja o 02 vale dois, o 03 vale três, o 04 vale quatro ... o Valete vale 11, a Dama vale 12, o Rei vale 13 e o Ás é a carta de maior valor do jogo.

Objetivo

Ao contrário da maioria dos jogos neste o objetivo do participante é ser o único jogador a chegar ao fim do jogo com cartas na mão.

Regras

Como na maioria dos jogos, o carteador deve ser escolhido pôr meio de sorteio, aquele que tirar a maior carta será o carteador.
Escolhido o carteador, cada jogador deve depositar no centro da mesa as fichas que representem as apostas do jogo.
O carteador embaralha as cartas e pede ao jogador imediatamente à sua direita que proceda o corte.

Com o baralho cortado distribui as cartas, a partir do jogador à sua esquerda, uma de cada vez, tantas cartas quantos forem os jogadores, pôr exemplo se estiverem jogando 04 jogadores serão quatro cartas para cada um, se forem 05 jogadores, cinco cartas para cada um. Após a distribuição junta o baralho cortado ao restante das cartas e o coloca, com a face para baixo, no centro da mesa.

A última carta que seria do carteador é aberta sobre a mesa e indicará o trunfo (esta carta deverá ser recolhida pelo carteador antes de, na sua vez, descartar sua primeira carta).

O jogo tem inicio com o jogador à esquerda do carteador descartando uma carta, pôr exemplo: 9 de paus, os demais jogadores obrigatoriamente devem descartar cartas do mesmo naipe, ou seja paus. Caso o jogador seguinte não tenha cartas do mesmo naipe do descarte inicial poderá descartar qualquer outra carta ou uma carta de trunfo (aquela última carta do carteador que foi aberta antes da partida começar), Ganha a rodada o jogador que tiver descartado a maior carta do naipe em jogo ou o maior trunfo.

Antes de se iniciar a próxima rodada o vencedor da rodada anterior compra do baralho, colocado com a face virada para baixo ao centro da mesa, uma carta (somente o vencedor da rodada pode comprar uma carta).
O jogo tem prosseguimento dentro das regras acima descrita. O jogador que descarta todas suas cartas saí do jogo. O vencedor final é aquele que permanecer no jogo com cartas na mão, ganhara as fichas apostadas e terá o direito de ser o carteador da próxima partida.

Observações

Quando não tiver cartas do naipe descartado ou seu trunfo for baixo o ideal é descartar uma carta de uma naipe qualquer de valor bem baixo.
 
Topo