• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

John Lennon ( O Músico da Paz )

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0


O Músico da Paz.

Inesquecível Lennon foi mais do que o génio musical.
Produziu alguma da melhor música da história do rock. Mas foi, sobretudo um poeta, um filósofo, um activista político e um ingénuo. Dedicou-se a causas humanitárias e sociais. E é a sua faceta mais polémica que ainda hoje nos faz vibrar. Foi morto aos 40 anos e com o seu desaparecimento a música nunca mais foi a mesma.




Nome : Jonh Lennon

Profissão : Músico, cantor, letrista, compositor...e sonhador

Filiação :Julia Stanley e Fred Lennon

Data de nascimento : 09-10-1940, em Liverpool. Inglaterra

Data da morte :
08-12-1980, em Nova Iorque

Estado Civil :
ex-mulher . Cynthia Lennon
viúva : Yoko Ono

Filhos :
Julian Lennon ( mãe Cynthia ).
Sean Ono Lennon ( mãe : Yoko )


Génio, sonhador, louco, ou talvez um pouco de todos. Lennon sempre geriu as ideias e as emoções de acordo com a sua visão do mundo. Cantor, músico e compositor tentou dar um sentido próprio à sua vida. Dono de um carácter enigmático, deliciava as fãs que também ficavam frenéticas ao ouvirem falar nos Beatles, que entre 1960 e 1964, conquistaram os quatro cantos do mundo.
....Mas para Lennon era a música que comandava a vida...
Mais do que músico e poeta, ele era um filósofo, anarquista, utópico, mas também um ingénuo.

E não há dúvida que marcou uma época. Na década de 60, juntamente com a banda, mexeu com o convencionalismo instituído, posou nu, filmou o seu próprio pénis e convocou os media para falar de paz, num cenário nada formal : debaixo dos lençois.
Paralelamente, encarnou a consciência crítica do rock, e pôs tudo em causa, desde os dogmas metafísicos à luta de classes, enaltecendo a força do povo. Não receava expor as suas ideias, ou simplesmente a si próprio. Um dia, durante um concerto onde se encontrava presente a rainha Isabel II, não teve qualquer problema em exclamar : " Quem estiver nos lugares mais baratos bata as palmas, os outros que estão nas poltronas agitem apenas as jóias "

As suas músicas bastavam para traçar o perfil de Lennon. As letras são ricas em conteúdo. Nelas vemos o homem, o artista e o político. Elas retratam os valores humanos em toda a sua pujança. " Love ", " Give Peace a Chance ", " Only People ", " Imagine " foram alguns dos temas que, mais tarde, inseriu no álbum " Mind Games ", dedicado a um país imaginário : um país ideal. E, para a sua mulher, Yoko Ono, " Jonh era uma voz ". Ele era realmente a voz que se levantava contra a injustiça, a guerra, e a indiferença. " Pense globalmente e actue localmente ", era uma ideia que ele punha constantemente em prática para lidar com os males do mundo. A sua musica e letras representavam a forma global para atingir os seus objectivos.
Mas a voz calou-se naquela tarde fatídica de 8 de Dezembro de 1980, quando o homem sucumbiu às balas da fúria de David Mark Chapman. " Grow Old in Me " foi uma das suas últimas canções, mas envelhecer com ele seria um desejo impossível de Yoko concretizar "




Frases atribuídas a Jonh Lennon :

" Amar significa pedir desculpa a cada 15 minutos "

" A Vida é tudo aquilo que acontece enquanto fazemos planos "

" Quanto mais vejo, menos sei "

" Eu não fico parado a julgar, a criticar : Eu faço "

" Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres...Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possui "


Curiosidade : a sua canção " In My Life " foi tocada no funeral de Kurt Cobain.

in, rev. " flash ! " 5 a 11 Março ( Isabel Vieira )


:spi70[1]: Lennon
 
Última edição:
Topo