• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Moçambique ultrapassa cobertura de 50% de eletricidade no final de 2023

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,742
Gostos Recebidos
700
Moçambique ultrapassa cobertura de 50% de eletricidade no final de 2023

img_900x508$2022_06_09_16_34_21_1157853.jpg


Governo indica que a "expansão da rede elétrica nacional permitiu o estabelecimento de 522.824 novas ligações domiciliarias".

Moçambique realizou mais de meio milhão de novas ligações domiciliárias de eletricidade em 2023, elevando a taxa de cobertura acima dos 50%, segundo dados da execução orçamental do ano passado, a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso.

De acordo com o documento governamental sobre a execução de janeiro a dezembro de 2023, o processo de "expansão da rede elétrica nacional permitiu o estabelecimento de 522.824 novas ligações domiciliarias".

Destas, 382.403 foram concretizadas através da Rede Elétrica Nacional e 140.421 "através de sistemas isolados".

Assim, acrescenta o documento, a taxa da população com acesso a energia elétrica passou de 47,8% em 2022 para 53,4% em 2023.

Moçambique prevê atingir em 2030 o acesso universal à energia com medidas que incluem a expansão da infraestrutura elétrica e soluções fora da rede, segundo a Estratégia de Transição Energética (ETS), noticiada em fevereiro passado pela Lusa.

"A expansão da rede será fundamental para garantir o acesso universal à energia", tanto elétrica como térmica, aponta o documento aprovado pelo Governo, recordando que, segundo a Estratégia Nacional de Eletrificação, para atingir este objetivo em 2030, com uma percentagem de 70% de soluções ligadas à rede e 30% fora da rede, serão necessárias "aproximadamente 2,5 milhões de novas ligações na rede e dois milhões de ligações fora da rede".

Refere igualmente que serão adicionadas ou melhoradas linhas de alta tensão para fornecer a capacidade hidroelétrica a instalar após 2030, também aos países vizinhos.

"A capacidade adicional de transmissão nos próximos anos dependerá do crescimento da procura nacional e determinará a capacidade do país para exportar eletricidade. Este programa de médio/longo prazo visa permitir à rede elétrica garantir o equilíbrio entre a oferta e a procura, bem como manter a estabilidade da rede elétrica", lê-se no documento, que detalha um dos programas da ETS.

Estabelece igualmente que esta expansão inclui a infraestrutura elétrica doméstica básica, "mas também a criação de novos corredores industriais verdes", nomeadamente o de Nacala, norte do país, "com capacidade para absorver e transportar energias renováveis".

"O objetivo é transportar energia para o sistema centro-norte, aumentar a taxa de acesso universal e fortalecer o desenvolvimento de um processo de industrialização verde nas principais zonas industriais", aponta.

O documento reconhece como fundamental uma "rede interligada viável" e traça o objetivo de "expandir e reforçar" a rede nacional até 2030, para garantir o fornecimento de 28 a 32 TWh [TeraWatt-hora] de energia, "incluindo o desenvolvimento de infraestruturas nacionais e uma quota de 15-25% de energias renováveis".

Depois de 2030, Moçambique "expandirá ainda mais a rede", para suportar 55 a 65 TWh, incluindo 30 a 40% de energias renováveis, subindo para 65 a 75 TWh entre 2040 a 2050, metade garantido por renováveis.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou na Cimeira do Clima, em dezembro passado, que a ETS vai colocar o país na "vanguarda da inovação climática".

"Esta iniciativa não apenas coloca Moçambique na vanguarda da inovação climática, como também o posiciona como um destino de investimento atrativo sustentável", disse o chefe de Estado, após intervir, em 02 de dezembro, num dos painéis da Cimeira da ONU sobre o clima (COP28), que decorreu no Dubai.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique anunciou em 27 de novembro investimentos de 80 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros) na ETS, a implementar até 2050.

No período 2024 a 2030, o Governo moçambicano prevê adicionar 3,5 GigaWatts (GW) de nova capacidade hidroelétrica através da modernização das centrais existentes e da conclusão do projeto hidroelétrico Mphanda Nkuwa.


Correio da Manhã
 
Topo