• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Na hora de conduzir comete algum destes erros? São nove (e comuns)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_60efd9a945290.jpg


Conduzir pode tornar-se uma ação diária ou apenas ser feita esporadicamente, mas, quer seja um condutor ou condutora experiente ou dê 'umas voltas' apenas de vez em quando, é importante estar atento a alguns erros que possam estar a acontecer






O Automóvel Club de Portugal (ACP) dá conta de que, para prolongar a vida de um veículo, importa fazer a manutenção, evitando erros - que podem acontecer ou por descuido ou desconhecimento.


Mas, motivos de lado, quais são os erros que deve evitar?


Falta de verificação da pressão dos pneus


De acordo com um artigo publicado no site do ACP, a aderência dos pneus "é essencial", dado que são a parte do veículo que está em contacto com a estrada. "Verifique regularmente a pressão dos pneus, sem esquecer o suplente, porque este é essencial para que qualquer mudança ocorra em segurança", lê-se.


Não prestar atenção aos componentes elétricos


Outra dica importante é prestar atenção aos componentes elétricos do veículo, que são vários - dos faróis às luzes de nevoeiro, passando pela bateria. Dar atenção a estes componentes é também "essencial" e o ACP alerta que se tiver dúvidas, o melhor é levar o carro a uma oficina. Prestar atenção às luzes do painel de instrumentos é algo importante para estar a par do estado do carro.


Manter a mão na alavanca das mudanças enquanto conduz


Este será um dos erros mais comuns - ainda que possa parecer que a força exercida na alavanca é mínima, acaba por ter influência no desgaste de quem conduz.


Acelerar de imediato a frio


Outro erro comum é a acelerar de forma forte assim que se inicia a condução, dado que o motor deve operar a uma temperatura entre os 80 e os 100 graus. "E até atingir a temperatura ideal, pode haver fricção entre os componentes mecânicos. Inicie sempre a condução de forma calma, de modo a permitir que o motor aqueça devidamente", explicam os especialistas.


Andar com o carro na reserva


Com o combustível na reserva o motor vai absorver impurezas que se encontrem no fundo do depósito.


Manter o pé na embraiagem


A pressão exercida no pedal da embraiagem, ainda que ligeira, promove o seu desgaste.


Atravessar lombas na diagonal


Atravessar lombas apenas com um dos lados desgasta mais as suspensões e, por isso, a melhor forma de atravessar lombas é com as rodas linhas - e com uma velocidade reduzida.


Mudar o óleo do motor tendo apenas em consideração os quilómetros percorridos


O óleo tem uma validade que não deve ser ultrapassa, e por isso deve ser mudado consoante a necessidade - para que não se degrade nem perca a capacidade de lubrificar e proteger os componentes.


Não verificar a água no líquido do radiador


É também essencial verificar o líquido do radiador. "Se for necessário e não possuir o líquido recomendado adicione apenas água destilada e nunca água 'normal', para evitar a corrosão do sistema. Os anticongelantes possuem fórmulas otimizadas e específicas. Ao adicionar água vai modificar a referida fórmula. Opte pelo líquido de refrigeração indicado pelo fabricante", explicam o ACP.

IN:NM
 
Topo