• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O que acontece se juntarmos gasolina 95 e 98?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
809
naom_63da332137076.jpg


Sem perder tempo e respondendo à questão que colocámos no título deste artigo, a resposta é... nada. Não há qualquer problema em misturar gasolina de 95 e de 98 octanas e não há hipótese de ocorrer nenhuma reação menos positiva.






Conforme relata a Galp, a produção deste dois combustíveis é praticamente idêntica. Eles saem na mesma etapa da torre de refinação, o que difere é apenas a utilização de aditivos como as octanas ou a percentagem de bioetanol. No caso da gasolina 98, esta percentagem pode chegar aos 10%, enquanto que na gasolina 95 anda à volta dos 5%.


Explicado de uma forma simples, a gasolina quanto mais octanas tiver, mais potência poderá ter o veículo. Quanto maior a octanagem, menor a resistência à compressão. Isto faz com que o veículo tenha um poder de aceleração e uma performance melhor.


Que gasolina utilizar?


Apesar de à primeira vista, a gasolina 98 ser um combustível mais refinado e que poderá fazer com que o seu automóvel ou moto tenha um rendimento mais elevado, o importante é ver qual o combustível recomendado pelo fabricante do seu veículo.




Em alguns casos, a gasolina 98 fará pouca ou nenhuma diferença e desta forma o aconselhável é a utilização de gasolina 95. Porém, se é dono de um carro desportivo, superdesportivo ou de um motociclo com mais de 125cc, provavelmente a gasolina 98 poderá ser a indicada.

IN:NM
 
Topo