• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Os coelhos

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Coelhos

O que mais se sabe dos coelhos é que se reproduzem facilmente e rapidamente. O que a maioria não conhece são as excelentes relações que têm com o ser humanos. Em países como os EUA, Grã-Bretanha e Dinamarca são os animais mais populares como animais de estimação. São animais muito sociáveis e agradáveis e adaptam-se a toda as circunstancias e é fácil de conviver com eles.

Têm algumas vantagens comparando com os outros animais domésticos. Por exemplo, não necessitam de sair para passear como os cães, nem são independentes com os gatos. Podem ser acariciados e são animais carinhosos. São inteligentes e têm muita capacidade de aprendizagem.

Como qualquer animal que tenhamos em casa, eles necessitam de um lugar próprio onde se sentem protegidos e tranquilos. Não devem estar soltos constantemente na casa para evitar que não estrague nada, como também acaba por fazer as suas necessidades por toda a casa. Por isso é importante delimitar as zonas para fazer as suas necessidades e para brincar, evitando riscos como cabos eléctricos e outros.

Para que o nosso coelho tenha o seu lugar, podemos escolher entre gaiolas a casinha de madeira. O seu tamanho dependerá em grande parte do tamanho do coelho que lá vai viver.
Necessitam de uma boa ventilação e como se adaptam bem às temperaturas baixas, podem ficar no exterior da casa.

No Verão é recomendável que estejam à sombra e num local bem ventilado pois ele não tolera muito bem o calor. Se o nosso coelho tem o costume de morder, podemos utilizar um spray nas zonas da casa que não queremos que o coelho tenha acesso. Esse spray pode ser comprado nas lojas de animais.

Para a alimentação do coelho, geralmente utilizam-se alimentos preparados por veterinários. São geralmente de boa qualidade e de preço acessível. Normalmente contêm todas as substâncias necessárias para uma dieta equilibrada. Portanto, se queremos dar alguma verdura como alface ou cenouras, pode ser como recompensa, mas não é necessário como suplemento ao seu alimento.


Cuidados dos coelhos

Cuidados diários:

Escovagem do pêlo: uma ligeira escovagem diária fará muito bem ao seu coelho. Os coelhos Angorá necessitam que o pêlo seja cortado regularmente (consulta um especialista).

Exercício: O coelho é um pequeno animal muito vivo e alegre. Necessita de sair da sua gaiola pelo menos uma hora por dia para relaxar os seus músculos. O ideal é tirá-lo da mesma durante 20 minutos, várias vezes ao dia.

Limpeza da gaiola: Limpa os cantos donde o teu coelho urina e retira um pouco das caganitas. O mais cómodo é utilizar uma pá dos gatos.

Colocar água fresca no bebedouro: a água do coelho deve estar sempre limpa, assim como o bebedouro.

Cuidados semanais:

Limpeza completa da gaiola: Esvazia totalmente o fundo da gaiola e faz uma limpeza completa desinfectando-a como a ajuda de um produto não demasiado agressivo.

Cuidados a cada dois meses:

As unhas: Há que cortá-las a cada certo tempo para evitar que a unha encaracole e possa ferir o coelho. Não te esqueças que o coelho tem quatro unhas nas patas traseiras e cinco nas da frente. Basta cortar uns milímetros antes do próprio dedo. É um processo delicado pelo que é necessário ter muita atenção.

Anticoccidianos: Para evitar a coccidiose (os coccidios atacam as paredes do intestino do coelho podendo causar-lhes a morte. Este cuidado deve ser dado mais importância para os coelhos que vivem nos exteriores ou que são alimentados por elementos do jardim.

Cuidados anuais:

As vacinas: Há duas principais que há que fazer: contra a mixomatose e contra a doença hemorrágica VHD.


Diferenciação entre as raças

Existe bastante confusão entre o que se entende por raça e o que é uma variante de coelho. Ao longo do tempo, o número de raças aumentou consideravelmente e continua a suceder-se. Por isso, definimos a raça como um tipo de coelho que está definido por características físicas fáceis de reconhecer e que lhe dão um aspecto diferente dos outros, entre eles destacamos a pelagem, o tamanho das orelhas. Dentro da mesma raça pode haver diferentes cores de pêlo.

Um exemplo é o coelho Holandês, que se distingue pela sua pelagem característica. Desta raça de coelho, existem oito variedades dependendo da cor. De qualquer das formas, não existe um critério universal que serve para a classificação das raças. A diferença entre raças não se deve exclusivamente pelos aspectos físicos. O carácter também pode ser um traço diferencial.

Os coelhos pequenos geralmente são mais brincalhões do que os de maior tamanho. As raças de coelhos mais pequenos são os Polacos e os anões. Os maiores são os gigantes de Flandes e os Franceses. É importante ter em conta o tamanho do animal para a escolha da sua gaiola pois ele deve sentir-se bem com os seus movimentos.

Hoje em dia, podemos ver coelhos de diferentes e variadas cores. Classificam-se em três grupos: cutia, manchado e sólido. Também existem raças que têm apenas uma cor específica. O elemento mais chamativo dos coelhos é sem dúvida as orelhas. Podem estar levantadas ou caídas, também chamadas “lop”.


Domesticação de coelhos

O período de adaptação do coelho é importante. Por esse motivo, uma vez colocado na sua gaiola, devemos deixá-lo à vontade, sem tocá-lo durante algumas horas. No inicio pode parecer um pouco tímido e encolhido, mas a pouco e pouco irá se aproximar mais e conhecendo a sua nova casa. Durante as primeiras semanas, daremos liberdade ao coelho para que se possa sentir cada vez mais cómodo na sua gaiola.

Devemos evitar os ruídos fortes que possam assustá-lo e fazer com que se esconda. Para que o animal não se assuste, nos vamos aproximar do seu espaço com uma voz suave e pausada. Desta forma, irá reconhecendo os integrantes da família e se mostrará mais confiante. Após algum tempo, será o próprio animal que se aproxima de nós e nos pede carícias. Os recipientes da comida devem estar limpos. Existem de dois tipos: de plástico e de metal.

Os primeiros geralmente são menos práticos pois os coelhos conseguem derrubá-los com facilidade, espalhando a comida. Pelo contrário, os de metal geralmente têm peças para os prender à gaiola, tornando-os mais higiénicos. Com a água é a mesma coisa. É um elemento essencial para o coelho. Se observarmos que o nosso coelho não bebe água, pode ser algum sintoma de alguma doença.

O recipiente deve sempre estar limpo e ter água fresca e limpa. Para isso utilizaremos água quente para lavá-los e se for possível, deixaremos secar ao sol. Devem ter capacidade para meio litro no mínimo e um litro no máximo. Isto evitará que ter de encher mais do que uma vez por dia. Os recipientes podem ser de vários tipos, normais, semiautomáticos ou automáticos. Se forem normais, deverão ser um pouco pesados para evitar que aconteça o mesmo com o recipiente da comida, pode ser derrubado.

Os mais recomendados são os bebedouros semiautomáticos pois estão fora da gaiola e têm a capacidade adequada para o nosso animal. Como comentámos no inicio, os primeiros dias são para que o coelho se habitue à sua gaiola. Será ali onde defecará e urinará. Mais tarde, quando deixemos o coelho livre pela casa, o animal voltará à sua gaiola para fazer as suas necessidades.


Raças de coelhos

Vamos mostrar uma lista, ordenada por ordem alfabética, das 45 raças reconhecidas pela ARBA (American Rabbit Breeders Association):

A
American
American chinchilla
American sable
Amfuzzylop small
Angorá Francês

B
Belgian hare
Beveren
Britannian petite

C
Californian small
Champagne dargent
Checkered giant
Cinnamon
Creme dargent

D
Dutch small
Dwarfhotot

E
English angora
Englishspot
Englop small

F
Flemish giant
Florida white

G
Gigante angorá
Gigante chinchila

H
Harlequin small
Havana
Himalayan
Hollandlop small
Hotot
J
Jersey wooly

L
Lilac
Lop small Francês

M
Minilop small
Minirex

N
Netherland dwarf
Newzeland small

P
Palomino
Polish small

R
Rex
Rhynelander

S
Saint angora
Satin
Silver
Silver fox
Silver marten
Standard chinchilla

T
Tan


Coelho anão

Os coelhos anões têm a sua origem na Austrália, a partir de onde se foram expandindo para o resto do mundo. Tratam-se de animais pouco independentes como os gatos, mas um pouco mais sociáveis e carinhosos. Não devemos esquecer a sua natureza de animal selvagem, pelo que será um pouco difícil de ensinar como animal de estimação. Ainda assim, com paciência podemos conseguir com que respondam pelo nome.

Um factor a ter em conta é a sua anatomia. Não gostam que o agarrem e podem inclusive arranhar ou dar patadas para mostrar o seu descontentamento. Isto é devido ao facto da sua coluna ser muito frágil e se sentem incómodos quando são manuseados.

Os coelhos são animais inteligentes e podemos habituá-los a certos costumes, como habituá-lo a comer à mesma hora todos os dias ou o lugar onde fazer as suas necessidades. Se usarmos recompensas e / ou guloseimas para recompensar as suas boas acções, aprenderão ainda mais rapidamente.

Se tem o costume de urinar pela casa, podes evitá-lo borrifando um pouco de vinagre branco pela zona em questão. O castigo físico não resulta, apenas conseguirás torná-lo mais desconfiado e agressivo. Os coelhos anões são uma raça resistente e, como dissemos anteriormente, algo independentes. Podem aguentar bem a solidão por uns dias se vamos de viagem, por exemplo, já que ele armazenará a comida. A sua média de vida se situa nos oito anos.

Ao soltá-lo pela casa, devemos prestar especial atenção aos cabos eléctricos. Também teremos atenção aos móveis e inclusive à roupa já que pode mordê-los. Para manter os seus dentes afiados e acalmar as suas ânsias de roer, podemos dar-lhe um pedaço de madeira para que morda sem problema.

A sua alimentação é baseada em vegetais e feno, devendo ter cuidado com os excessos de gordura. Podemos dar-lhe uma recompensa de vez em quando, mas tendo em conta que cão animais algo glutões e não demasiado activos. Para a sua higiene, chega manter a sua gaiola limpa e em boas condições. O resto, o fazem eles mesmos lambendo-se.

Têm dois períodos de queda de pêlo, um na Primavera e outro no Outono. Não devemos cortar o pêlo pois protege-o de agressões externas. Os seus bigodes servem para se orientarem e o seu ouvido está muito desenvolvido.


Características dos coelhos anões

Existem mais de 45 raças distintas de coelhos anões, normalmente criadas a partir de muitos cruzamentos.

O número de exemplares vendidos desta espécie de coelhos está acima do número de espécies de maior tamanho. E é exactamente esta característica, o seu reduzido tamanho, que os torna tão populares.

Por outro lado, se queres um coelho para fazer criação, então o coelho anão não é o mais recomendável pois na sua reprodução se obtêm menos exemplares do que com raças de maior tamanho.

Três das raças de coelhos anões mais conhecidas são o Polish, Dwarf Hotot e Netherland Dwarf. As principais características físicas da espécie anã são:

Orelhas: são rectas e curtas, com cerca de 6 centímetros de comprimento. São relativamente estreitas.
Olhos: brilhantes.
Patas: finas e curtas
Pelagem: sedosa e densa, de pêlo curto.
Pescoço: grosso e muito curto.
Comprimento: cerca de 25 centímetros.

Para um coelho ser considerado como anão, é necessário que este tenha entre 800 gramas até aos 1400 gramas de peso aproximadamente.
 
Topo