• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Os Répteis são Inteligentes

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
Embora os répteis sejam animais considerados menos inteligentes do que as aves ou os mamíferos, devido ao tamanho do cérebro ser maior nos vertebrados de sangue quente, um novo estudo publicado na Biology Letters, pode indicar que os répteis são mais inteligentes do que se pensava e que conseguem solucionar problemas relativamente complexos.
O estudo foi feito com o lagarto tropical Anolis evermanni (na imagem) e consistiu num teste de procura de alimento.
Inicialmente foram mostrados ao lagarto dois recipientes, em que um deles continha uma minhoca no seu interior e estava fechado, pelo que o lagarto teria de remover a tampa para se alimentar. Quatro dos lagartos testados aprenderam rapidamente a resolver o problema, acedendo ao alimento.

No teste seguinte, a equipa de investigadores tapou também o recipiente vazio, no entanto os animais continuaram a seleccionar o recipiente com alimento.
Num último teste, a minhoca foi trocada de recipiente, onde dois dos lagartos erraram.
O estudo aponta, assim, para a possibilidade dos répteis aprenderem a resolver um problema e a recordarem-se dessa solução. No entanto, estes testes não podem ser generalizados para todos os répteis, porque esta espécie de lagarto em particular pertence a um grupo de lagartos que possui um cérebro maior, conhecidos por se adaptarem com relativa facilidade a diferentes habitats.

Novos testes com outras espécies de répteis, são esperados.


repteis-inteligencia-01.jpg
 
Topo