• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Paris

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
180px-Paris_map.png
Paris é a capital e a maior cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France, na bacia parisiense, onde está localizada a metrópole de Paris. A cidade é atravessada pelo rio Sena, é a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscou) e é a maior cidade francófona do mundo.

A cidade é conhecida mundialmente como Cidade das Luzes, sendo uma das principais cidades turísticas do mundo. A cidade encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas pela UNESCO, em 1991, na lista do Património Mundial.

Uma vez a capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono. Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, que tornou a cidade em um dos maiores centros de transportes do mundo. Juntamente com Nova Iorque, Londres e Tóquio, Paris é considerada uma das quatro mais importantes cidades do mundo.

200px-Eiffel_tower_bs.jpg
200px-Tour_Eiffel_1878.jpg

A Torre Eiffel é um monumento da cidade de Paris, França, sendo reconhecida em todo o mundo como um símbolo da França.Foi construída para a Exposição mundial de 1889 a fim de demonstrar toda a tecnologia dominada na época em estruturas metálicas. Originalmente seria apenas uma estrutura temporária, a ser desmontada com o fim da Exposição. Segundo alguns, a Torre é uma espécie de alimento para o ego humano, sempre faminto por demonstrar sua suposta grandiosidade. De qualquer forma, a Torre é até hoje uma metáfora para a sede de conquistas do homem.Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Os últimos 20 metros desta magnífica torre correspondem a uma antena de rádio que foi adicionada posteriormente.Recebe o nome de seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923) A idéia e o projecto da Torre Eiffel para a exposição universal de 1889, é uma forma de celebração dos 100 anos da Revolução Francesa (1789).
250px-Aftnn_The_Seine_from_the_Eiffel_Tower.jpg
200px-Tour_eiffel_at_sunrise_from_the_trocadero.jpg


180px-Arche-de-la-defense.jpg

La Défense é uma zona de Paris, centro económico, onde se situam as sedes de muitas grandes empresas francesas, centros comerciais etc. Localiza-se no prolongamento do “axe historique” (eixo histórico) que começa no Louvre e prosegue pela avenida de Champs-Élysées, Arco de Triunfo, até à ponte de Neuilly e a Grande Arche.

200px-ArcDeTriomphe.JPG

Um arco do triunfo é um tipo de monumento introduzido pela arquitetura romana originalmente utilizado como um símbolo da vitória em uma determinada batalha. Cada arco do triunfo romano, portanto, remete-se a uma batalha e a um imperador específicos na história romana e sua memória era celebrada através desta construção.

Nem todos os arcos do triunfo da Antigüidade sobreviveram, mas durante a Idade Moderna, principalmente com o Neoclassicismo, eles foram usados como modelo para a construção de novos monumentos urbanos, em um contexto diferente do original.

250px-Pyramide_Paris.jpg

O Museu do Louvre (Musée du Louvre), localizado em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício foi mandado construir por Napoleão, no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique. O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais, tendo sido abandonado por Luís XIV em favor OIIIIIIa Revolução Francesa. Mesmo após a Restauração dos Bourbons, permaneceu como museu.

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactos do Egipto antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas. Uma Curiosidade no Museu do Louvre estão entre outras obras de artistas brasileiros , peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE.

300px-Paris_Sacre-Coeur.JPG

A Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur) é um templo da Igreja Católica Romana e um ponto turístico bastante popular em Paris, França.

300px-Paris-notre-dame-facade.jpg

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Ile de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo económico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano. Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construção religiosa fora das cidades, nas comunidades monárquicas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris.

200px-Chateau-de-versailles-cour.jpg

O Palácio de Versalhes localiza-se na cidade de Versalhes, nos arredores de Paris.

Considerado um dos maiores do mundo o Palácio de Versailles possui 2 mil janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média 8 milhões de turistas por ano e fica a 3 quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o Rei Sol, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa e por muitas vezes foi copiado.

Incumbido da tarefa de transformar o que era o pavilhão de caça de Luís XIII, no mais opulento palácio da Europa, o arquiteto Louis Le Vau reuniu centenas de trabalhadores e começou a construir um novo edifício ao lado do já existente. Foram assim realizadas sucessivas ampliações - apartamentos reais, cozinhas e estábulos - que formaram o Pátio Real.

Le Vau, não conclui as obras. Após sua morte Jules Hardouin Mansart tornou-se, em 1678, o arquiteto responsável por dar continuidade ao projeto de expansão do palácio. Foi quem construiu o Laranjal, o Grande Trianon, as alas Norte e Sul do Palácio, a Capela e a Galeria de Espelhos (onde foi ratificado, em 1919, o Tratado de Versalhes). A última, trata-se de uma sala com 73m de comprimento, 12,30m de altura e iluminada por setenta janelas que têm a sua frente, espelhos que refletem a vista dos jardins.

Em 1837 o Castelo foi transformado em museu de história. O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Notre. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.

Luís XIV de Bourbon, Rei Sol, rei da França de 1643 a 1715, nasceu em 5 de setembro de 1638 em Saint-Germain-en-Laye e faleceu a 1 de setembro de 1715 no Palácio de Versailles. Foi o maior monarca absolutista da França.
 

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Alguns locais a visitar (I)

Torre Eiffel



Mandada construir para a exposição mundial de 1889, com planos para posteriormente ser demolida, tornou-se no cartão de visita de Paris, volvidos mais de cem anos desde a sua construção.


Arco do Triumph



Foi inaugurado em 1836 e foi mandado construir de forma a enaltecer as vitórias de Napoleão. Tem gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais.


Na sua base situa-se o Túmulo do Soldado Desconhecido, construído em 1920.



Museu do Louvre



Seja bem vindo ao maior museu do Mundo.



Originalmente construído como um castelo no século XIII, no século XVI tornou-se na residência oficial dos monarcas franceses. Napoleão também residiu aqui e claro está no pátio do museu encontra mais um arco, du Carousel, que também serviu para enaltecer as suas vitórias.
Para além de ser conhecido como a casa da Mona Lisa também ficou conhecido após a controversa decisão do ex-Presidente da Republica François Miterrand de mandar construir as famosas pirâmides que permitiram uma maior entrada de modo a que as intensas filas de espera se tornassem mais diminutas.



Notre Dame



Construída no século XII em honra de Maria. Com estilo gótico ao longo dos tempos foi sofrendo várias alterações conforme os estilos predominantes na altura. Daí que ao olhar para a catedral veja vários géneros arquitectónicos misturados. No seu interior encontra um dos maiores orgãos musicais do mundo, dos quais 32 tubos ainda são os originais do século XIV. No exterior da catedral, na praça Parvis encontra uma placa de bronze que é o Ponto Zero a partir do qual todas as distâncias das estradas francesas são calculadas.
Foi esta catedral que inspirou Vitor Hugo a escrever o seu clássico Corcunda de Notre Dame.



Sacré Coeur



Sacré Coeur ou a Igreja do Sagrado Coração fica no monte de Montmartre daí que mesmo do centro da cidade consiga avistar a cúpula da igreja no cimo.
Para chegar a Sacré Coeur apanhe o metro e saia na estação de Abesses ou de Anvers
Em frente a esta é possivel apreciar uma vista sobre a cidade de Paris de cortar a respiração. Simplesmente fantástica e se tiver sorte ainda apanha um músico que toca harpa na escadaria da Igreja. A banda sonora perfeita para aquele momento. Fenomenal!!


Jardins Luxenbourg



O Jardin de Luxembourg é considerado o Hyde Park francês.
Caracterizado por uma vasta gama de flores é a casa do Palácio de Luxembourg. Este foi mandado construir por Maria de Medicis que após o assassinato do seu marido Henri IV decidiu abandonar o Louvre e mandou construir o palácio como uma réplica do Palácio onde cresceu em Florença. O Jardim de Luxemburgo foi terminado em 1625.
É o local perfeito para relaxar, observar as pessoas que por lá passam e se tiver crianças aproveitar o parque infantil e os ponéis que se encontram no topo da escadaria do jardim.


Jardim Trocadero



O Jardim do Trocadero fica em frente à Torre Eiffel. Basta atravessar a ponte Champ de Mars. Neste jardim costumam acontecer várias feiras onde são dadas ofertas aos visitantes. Normalmente a entrada é gratuita por isso aproveite.
 

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Alguns locais a visitar (II)

Ópera Garnier



Finalizada em 1875 a Ópera Garnier é um show! Um passeio obrigatório, para quem aprecia maravilhosos ballets, concertos de esplêndidas orquestras ou óperas inesquecíveis!! As visitas durante o dia para conhecer o teatro também valem a pena, porque é o máximo! Não perca a pintura do teto maravilhosa, feita por Chagall.


Saint-Chapelle



É uma das jóias de Paris, erguida pelo rei Luís IX, que por ter comprado a coroa de espinhos, (supostamente usada por Cristo, entre outras relíquias) construiu para abrigá-las. Observe o teto azul pontilhado de estrelas, que maravilha! Possui uma luz indescritível de seus 15 vitrais retratando cenas religiosas como um caleidoscópio. Imperdível.


Palace des Vosges



Prepare-se para conhecer a mais charmosa praça do mundo! Foi cenário de muitos episódios históricos. São 36 casas, sendo 9 de cada lado. Sua arquitetura está intacta há 400 anos e é lá a famosa casa de Victor Hugo. O poeta e escritor francês viveu na maior casa da praça (até 1848) .É possível visitar sua casa,que virou um museu. Aproveite para sentar em um dos bancos e refletir...


Palais Royal



Um espaço verde com mais de 500 árvores, bem no centro da cidade. Construído em 1630 a pedido do cardeal Richelieu, perdeu mais da metade de seu terreno no fim do século 18, com a construção de 60 casas que ladeiam a área verde. Hoje, as casas abrigam lojas e restaurantes. Próximo do Louvre, no coração de Paris, os jardins do Palais Royal formam um oásis de tranqüilidade, gostoso para pasear.


Place Vendôme



Uau, como Paris é chic! Aqui se encontram as mais prestigiadas joalherias e bancos do mundo! Teve moradores ilustres como Chopin (em 1848). Elegantésima desde o século XVIII, vale uma visita ou, quem sabe, uma estadia no Hotel Ritz.


Conciergerie



É um prédio bonito e bem conservado, do século XI, que virou prisão, tendo durante a Revolução Francesa mais de 2.600 presos, inclusive Maria Antonieta! De lá também saíram Danton e Robespierre para a guilhotina...Visite a esplêndida Salle des Gens dÁrmes, em estilo gótico, onde viviam os guardas e faça um tour para ver a cela da rainha

Place de La Concorde



Chegando à Concorde, não perca a Grande Roda-Gigante!! Inaugurada em 2000 faz qualquer um viajar voltar à infância... lá de cima o maior visual sobre a Cidade-Luz!
 

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Alguns locais a visitar (III)

Place de la Bastille



Há certos lugares em Paris que são interessantes, nos fazem sentir sua história e alguns de seus capítulos mais marcantes, como a Revolução Francesa. Você tem que pelo menos passar pela famosa Bastilha...Lá foi a antiga prisão, tomada em 14 de Julho de 1789 e seus prisioneiros libertados, e hoje é uma praça que tem muitos cafés e a imponente Ópera de Paris


Pontes de Paris



As pontes de Paris são lindas e cada uma tem características próprias. Respire fundo, tire muitas fotos, são lindas!

Parc André-Citroën



Imagine um lindo parque futurista, Paris também tem destas coisas, criando grandes contrastes ! Situado à beira do Sena, nas antigas instalações da fábrica de carros Citroën, possui um lindo relvado, 6 jardins e várias fontes, onde é possível, imagine: Voar num balão!....Demais! A 150m até as crianças podem ir.. Alugue cadeiras e tome um delicioso sorvete, com uma vista incrível.

Jardin de Monet, Giverny



Os jardins de Giverny, os mais lindos, dos quadros de Claude Monet, para fãs do grande impressionista e apaixonados por flores! A 70 Km de Paris não deixe de visitar os jardins de inspiração de seus quadros; as ninféas, vitórias-régias, a famosa ponte japonesa, a casa de Monet, tudo é lindo!

Sorbonne



Fundada por Robert de Sorbon no século XIII , daí a origem do nome da universidade: Sorbonne. De Richelieu aos dias de hoje sempre foi o símbolo de intelectualidade francesa. As aulas eram em latim, razão da origem do nome "Quartier Latin". Em 1968 foi grande palco da revolta estudantil. Fernando Henrique Cardoso já lecionou lá...


L´Aquarium Tropical



Muita gente não sabe que tem um aquário em Paris! No Palais de la Porte Dorée.


Eglise Saint Louis en Ile




A igreja Saint Louis en Ile fica na Ile Saint Louis e é linda! Começou a ser construída em 1644 pelo arquiteto Francois Le Vau, que morreu antes de terminar o projeto. Em 1726 foi dedicada à Saint Louis, e Libéral Bruant concluiu a obra. A torre do sino foi finalizada em 1765 por Gabriel Le Duc. Dentro guarda tesouros como "l´Anunciacion" de Fra Angelico. Se estiver procurando a Berthillon para tomar sorvete não deixe de entrar nesta igreja, que fica na mesma ruazinha. Não é um ponto turístico e sim onde os franceses vão.

Chateau-de-versailles



O Palácio de Versalhes (em francês Château de Versailles) é um château real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas actualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até que a família Real foi forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
Em 1660, de acordo com os poderes reais dos conselheiros que governaram a França durante a menoridade de Luís XIV, foi procurado um local próximo de Paris mas suficientemente afastado dos tumultos e doenças da cidade apinhada. Paris crescera nas desordens da guerra civil entre as facções rivais de aristocratas, chamada de Fronde. O monarca queria um local onde pudesse organizar e controlar completamente um Governo da França por um governante absoluto. Resolveu assentar no pavilhão de caça de Versalhes, e ao longo das décadas seguintes expandiu-o até torná-lo no maior palácio do mundo. Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou.
Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui duas mil janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o Rei Sol, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado.

Incumbido da tarefa de transformar o que era o pavilhão de caça de Luís XIII, no mais opulento palácio da Europa, o arquiteto Louis Le Vau reuniu centenas de trabalhadores e começou a construir um novo edifício ao lado do já existente. Foram assim realizadas sucessivas ampliações - apartamentos reais, cozinhas e estábulos - que formaram o Pátio Real.

Le Vau, não conclui as obras. Após sua morte Jules Hardouin-Mansart tornou-se, em 1678, o arquiteto responsável por dar continuidade ao projeto de expansão do palácio. Foi quem construiu o Laranjal, o Grande Trianon, as alas Norte e Sul do Palácio, a Capela e a Galeria de Espelhos (onde foi ratificado, em 1919, o Tratado de Versalhes). A última, trata-se de uma sala com 73m de comprimento, 12,30m de altura e iluminada por dezessete janelas que têm a sua frente, espelhos que refletem a vista dos jardins.

Em 1837 o castelo foi transformado em museu de história. O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Nôtre. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.

 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,974
Gostos Recebidos
47
Paris quer propor táxis voadores durante Jogos Olímpicos


 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,974
Gostos Recebidos
47

Paris: Centro da Gastronomia​


 
Topo