• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Porto

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
250px-LocalPorto.svg.png
O Porto é a segunda maior cidade portuguesa, pertencente ao Distrito do Porto (do qual é a sede), encontrando-se geograficamente inserida na Região Norte, mais concretamente na antiga província de Douro Litoral.

O concelho do Porto, que corresponde exactamente à cidade, é constituído por 15 freguesias. Este concelho é limitado a norte pelos municípios de Matosinhos e da Maia, a leste por Gondomar, a sul pelo Rio Douro, encontrando-se na outra margem o concelho de Vila Nova de Gaia, e a oeste pelo oceano Atlântico.

Situado na margem norte do Rio Douro, o Porto, pela sua historia de negócio do vinho com o Reino Unido, parece ter sido influenciado por este e pela sua actividade comercial. O Porto é uma cidade próspera que tende e evoluir ano após ano, e talvez por isso, seja também muito conhecida pela "Capital do Norte".

300px-Nt-se_do_porto1.jpg

A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos.

O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifíco, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central è sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícos portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.

Na época gótica construiu-se a capela funerária de João Gordo (cerca de 1333), cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.

O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé.

À esquerda da capela-mor encontra-se um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses, salvo das tropas francesas em 1809 por meio de uma parede de gesso construída apressadamente. No século XVII a capela-mor original românica (que era dotada de um deambulatório) foi substituída por uma maior em estilo barroco. O altar-mor, construído entre 1727-1729, é uma importante obra do barroco joanino, projectado por Santos Pacheco e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas murais da capela-mor são de Nasoni.

O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente. Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.

A sé integra três belos órgãos. Um deles, no coro-alto, marca em Portugal um periodo que dá início ao desenvolvimento organístico. Trata-se de um órgão do construtor Jann, o mesmo construtor do órgão da igreja da Lapa (Porto), ambos promovidos pelo esforço e iniciativa do Cónego Ferreira dos Santos.

250px-Portugal_Porto_GDFL050326_123.jpg

Paços do Concelho é a denominação tradicional dos edifícios sede dos municípios portugueses. No edifício dos Paços do Concelho está sempre instalada a sede da Câmara Municipal do respectivo concelho, podendo o mesmo albergar também outros serviços e orgãos municipais.

Em alguns poucos municípios são utilizados os termos Paços do Município ou Palácio Municipal em vez de Paços do Concelho. Antigamente era também utilizado o termo Casa da Câmara sobretudo em edifícios de pequena dimensão.

250px-Porto.EpiscopalPalace01.jpg

Atribui-se com frequência a iniciativa da construção do Paço Episcopal do Porto ao bispo D. Fr. João Rafael de Mendonça, que implicou a demolição total do antigo Paço e a encomenda deste novo projecto. No entanto, a construção da obra ir-se-ia prolongar durante vários anos e o bispo não chegaria a vê-la completa. Ainda assim, muitos trechos do traçado original foram alterados e outros terminados à pressa em prejuízo do conjunto global, estrutura, clareza e unidade arquitectónica.

Porém, é consensual a influência de Nicolau Nasoni no alçado da frontaria, projectando-se em duas fachadas facilmente reconhecidas, a de ocidente e a de sul. Deste bloco, de digna imponência, majestosa e elegante mas não pesada, rasgam-se dezenas de janelas barrocas. Perto da Sé Catedral, sobre penhascos colossais, a fachada principal ficou a mais baixa.

Forem feitas várias obras de reconstrução do paço, tendo sido uma das mais importantes aquela efectuada pelo bispo D. Luís Pires, ao qual se deve o mérito de aumentar e organizar a importante biblioteca. A mais profunda remodelação seria durante a idade barroca, da iniciativa do Cabido da Sé.

Actualmente este paço pertence ao Estado e foi recentemente recuperado.

250px-Palacio_da_Bolsa_%28Porto%29.JPG

O Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.

Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopalaciano inglês.

Antiga Associação Comercial, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

275px-Porto_-_Castelo_do_Queijo1578.JPG

O Forte de São Francisco Xavier do Queijo localiza-se à Praça de Gonçalves Zarco, na freguesia de Nevogilde, no Concelho e Distrito do Porto, em Portugal.

Em posição dominante sobre o oceano Atlântico e a pouca distância da foz do rio Douro, também é conhecido como Castelo do Queijo pelo fato de ter sido edificado sobre uma formação de granito com semelhante formato (penedo do Queijo).

400px-Clerigos.jpg

Para muitos o ex-libris da cidade do Porto, esta torre foi erigida entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.

Tem seis andares e 76 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal. O projecto inicial previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. Nasoni está enterrado nesta igreja a qual dedicou muito tempo e dedicação.

É um exemplo de arquitectura barroca.
250px-Central_Porto_from_Torre_dos_Cl%C3%A9rigos.jpg
 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47

Visita Guiada - As Ilhas do Porto - EP - 15 - 23 Set 2019 - Temporada 9


 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47

Visita Guiada - Palácio da Bolsa, Porto - EP - 1 - 3 Abr 2017 - Temporada 7


 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47

Visita Guiada - D Pedro IV e a Igreja da Lapa, Porto - EP - 11 - 28 Set 2020 Temporada 10


 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47

900 anos do Foral do Porto​


 
Topo