• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Répteis da Letra D

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Répteis da Letra D
 
Última edição:

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Dragão-de-Komodo

dragaodekomodo.jpg

Classificação científica

Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Squamata
Subordem:
Sauria
Família:
Varanidae
Género:
Espécie:


Varanus
V.komodoensis

O Dragão de Komodo é um réptil que vive nas ilhas Komodo e nas suas ilhas adjacentes, na Indonésia. É a maior espécie de lagarto, e somente foi conhecido pela ciência ocidental em 1912. Porém, este réptil já vivia na face da terra muito tempo antes da existência do homem.

Robusto e com aparência de dinossauro, pode pesar até 125kg e medir até 3.1 metros. A sua dieta baseia-se em porcos, cabras, veados, búfalos, cavalos, dragões pequenos e até pessoas. O Dragão de Komodo também come carniça de animais, com o seu faro pode localizar uma carcaça de búfalo à quilômetros, e é capaz de devorá-la inteira.
Na sua mandíbula estão alojadas bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar de suas garras acabam morrendo por infecções. São animais protegidos por lei, pois estão ameaçados de extinção.
Nas ilhas Komodo, Rinca, Padar e Flores, onde são encontrados, os Dragões de Komodo são uma grande atração turística, apesar de um turista já ter sido morto por um deles. Mas normalmente não são animais agressivos, já que os habitantes locais convivem com eles diariamente nas praias.
São ovíparos, colocando de 15 a 35 ovos na areia por fêmea no fim da estação das chuvas. Os ovos abrem-se depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento. Vivem em média 50 anos.
 

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Dragão Barbudo

big_120.jpg

Originários da Austrália, os Pogona vitticeps que hoje podemos adquirir nas lojas são resultado de produções em cativeiro. Isto porque as leis de protecção ambientais australianas proíbem a exportação das espécies nativas do território. De entre este tipo de répteis, o dragão barbudo é aquele que mais facilmente se adapta à convivência com o homem, sendo bastante dócil e apreciando muito ser manuseado regularmente. A sua aparência de tons tostado e sarapintado de preto ao longo do corpo torna-o num lagarto único. À volta do pescoço possui uma zona de escamas mais escuras formando uma espécie de colar. Alguns autores defendem que é daí que lhe vem o nome uma vez que esta particularidade relembra também a forma de barba.
a editar: Sem titulo [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Temperamento
O dragão barbudo é bastante dócil pelo que gosta bastante de ser pagado na mão. Quando são maiores podem facilmente empoleirar-se no seu ombro e acompanhá-lo para todo o lado. A melhor forma de pegar no animal é apoiando sempre a mão por baixo de modo que ele se sinta seguro.
a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Terrário
A composição do terrário deve fornecer um ambiente o mais confortável e parecido com o natural possível. Lembre-se que esta espécie tem a sua origem nos desertos australianos caracterizados por temperaturas elevadas e ambiente muito seco. O fundo deve ser coberto de areia não muito fina, preferencialmente areia estéril especial para répteis à venda nas lojas de animais de estimação. Deste modo terá uma maior protecção ao desenvolvimento de parasitas no interior no terrário. Deve instalar também no terrário alguns elementos decorativos como ramos que permitam ao animal trepar. A subida aos ramos é uma das formas de estes animais comunicarem o seu domínio no terrário. Assegure que os ramos que coloca têm capacidade para suportar o peso do animal. Poderá acrescentar também outros elementos típicos do deserto, como rochas aquecidas, que poderá encontrar à vendas nas lojas de animais de estimação. O recipiente da água deve ser raso de modo a permitir que o animal possa ser trepar para beber ou banhar-se ser correr o risco de se afogar.
A temperatura ambiente diurna dever estar entre os 29ºc e os 32ºc e a nocturna cerca dos 26ºc. Estas temperaturas podem ser conseguidas facilmente através de uma lâmpada específica para répteis e de um aquecedor próprio para metade do fundo do terrário. De modo a controlar facilmente os níveis de temperatura e o bom funcionamento dos meios de aquecimento, recomendamos o uso de um termómetro. Uma vez que estes animais são exímios trepadores recomendamos que tape o topo do terrário com uma rede permitindo assim a ventilação e impedindo o animal de se evadir.
a editar: Terrário

Alimentação
O dragão barbudo é omnívoro e a sua dieta é constituída por pequenos grilos, vegetais e frutos. Alguns dos alimentos preferidos são: espinafres, bróculos, cenoura raspada, couve bruxela, maças, bananas e claro está comida especial para répteis em formato granulado. Eles comem também lagartos mais pequenos que eles, facto porque os filhotes são muitas vezes retirados aos progenitores! Os alimentos devem ser polvilhados ocasionalmente com suplementos vitamínicos específicos para répteis e suplementos de cálcio. A água deve ser sempre substituída mantendo-se sempre fresca e limpa.
a editar: Alimentação


Saúde
Não existem questões especiais a ter em atenção para manter a boa saúde do seu lagarto. Basta ter atenção à ameaça dos parasitas, manter um bom suplemento de cálcio e duas vezes por semana proporcionar-lhe uma refrescadela através de um borrifador. Execute esta última tarefa fora do terrário de modo a não criar um ambiente quente e húmido no terrário, propício ao desenvolvimento de parasitas. Se estranhar algum comportamento no seu animal, como perda de apetite, respiração ruidosa ou outro, visite imediatamente um veterinário especialista em animais exóticos e répteis.
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Dragão de Komodo

Nome científico: Varanus komodoensis

Origem

O dragão de Komodo é o maior dos lagartos que existem na terra. Habita na ilha de Komodo na Indonésia, e em outras pequenas ilhas adjacentes.

Alimentação

Este incrível gigante é um predador notável, já que por regra não mata instantaneamente a sua presa; morde, e a infecção causada pela sua mordedura vai acabar por matar o animal, ou mesmo o humano, ao fim de alguns dias. Depois, quando cheira a carne putrefacta - e o dragão consegue captar o cheiro até 7 km de distância! - dirige-se ao local, para então fazer o seu banquete. Como a carne já está em adiantado estado de putrefacção, os dragões arrancam pedaços com a boca e com as enormes unhas que possuem. O que normalmente acontece é que vários dragões chegam à mesma presa e ao mesmo tempo, sendo então a refeição partilhada, de forma hierárquica, mas sempre com algumas lutas entre eles. A hierarquia é estabelecida pelo tamanho corporal e força dos animais.
As presas preferidas dos dragões de Komodo são os búfalos, os javalis, os cervos, os cavalos e os macacos.


Perigo para as populações

Nestas ilhas, as habitações são construídas sobre estacas, dado que desde sempre muitos habitantes morreram, em virtude dos ataques destes bichos, que por vezes invadem as aldeias. Até há poucos anos, quase todos os humanos que eram mordidos acabavam por morrer. Com a evolução dos fármacos e com assistência mais rápida, começaram a ser salvas algumas pessoas, que ficam para sempre marcadas nas zonas afectadas pela mordedura. Outro aspecto que levou a algumas mortes foi o facto de só em pleno século XX, por volta de 1910, se ter dado a devida atenção a este animal, e às consequências da sua terrível mordedura.

Para se ter uma ideia do cocktail de bactérias existente na saliva destes bichos, se um dragão de Komodo se morder a ele próprio, acaba por morrer com as bactérias provenientes da sua própria boca!


Reprodução

Para a reprodução, as fêmeas fazem buracos no chão, onde depositam entre 24 e 30 ovos, que eclodem cerca de 40 dias após a postura. Muitos dos dragões que vão nascer nunca vão atingir a idade adulta. Alguns morrem às garras de outros predadores, outros são devorados por elementos da sua própria espécie. No entanto, estima-se que existam cerca de 5000 indivíduos desta espécie, número que se tem mantido estável.

Tamanho, peso e longevidade

Um dragão de Komodo pode medir até 3,00 m, pesar 120 kg e viver até 50 anos.

Veja aqui uma imagem deste animal:


dragao.jpg
:shy_4_02:

{+} Animais:right:
 
Topo