• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rabinhos secos e confortáveis

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,328
Gostos Recebidos
160
A melhor prevenção das irritações é uma higiene extremada e uma fralda adequada



Os primeiros dias de uma mamã recente parecem uma interminável tarefa de mudas consecutivas. O bebé faz chichi muito a miúdo, pois a sua bexiga é ainda muito pequena e também as suas deposições parecem surgir a toda a hora. Como tempo, tudo parecerá mais fácil pois o bebé espaçará as suas tomas e também os seus chichis. Contudo, nunca há um tempo certo para a muda da fralda. Enquanto que durante as primeiras semanas, convém mudar-lhe a fralda depois de cada toma ou sempre que se suspeita que o bebé está molhado, também quando acorda e à noite antes de dormir; à medida que cresce, as 10 ou 12 fraldas diárias, reduzem- se gradualmente. A frequência da muda, também depende da alimentação do bebé. Segundo alguns especialistas, os bebés amamentados podem urinar mais vezes que os bebés alimentados a biberão, mas, em geral, podem ter um maior número de deposições. Dado que a urina é muito agressiva para a pele sensível do bebé é muito importante que a mãe esteja atenta – um bebé recém-nascido pode urinar perto de 30 vezes por dia – para que o bebé se mantenha seco.
Para os primeiros dias é muito importante utilizar uma fralda que absorva rapidamente tanto o chichi como o cocó mais líquido e os mantenha afastados da sua pele.

Nos bebés recém-nascidos, uma das causas principais da dermatite na zona da fralda é o contacto das fezes líquidas com a pele, e o amoníaco produzido pela interacção da urina e das fezes. Vários estudos dermatológicos demonstraram que manter o rabinho seco, ajuda a prevenir as irritações. A pele do bebé é muito delicada e o seu rabinho, uma das zonas mais sensíveis do corpo. Por estar permanentemente exposta à humidade e outros agentes externos, é fundamental dedicar-lhe toda a atenção, oferecendo-lhe uma fralda com dermo-protecção e máxima absorção. A fralda deve assegurar que a pele do rabinho permaneça sempre seca para que o rabinho se mantenha saudável. Para cuidar da pele do bebé, também é importante utilizar uma toalhita especialmente concebida para o cuidado e limpeza das peles mais sensíveis. A toalhita, além de limpar, deve recuperar o Ph natural da pele, mantendo a barreira protectora para ajudar a evitar irritações e vermelhidão.

Vários estudos dermatológicos demonstraram que manter o rabinho seco, ajuda a prevenir as irritações

No Infantário
Quando a criança vai para o infantário, passa muito tempo deitada e há que ter em conta as suas novas necessidades. Primeiro porque já se mexe muito, segundo porque no infantário, mesmo com pessoal atento, a criança passará mais tempo com a mesma fralda. Assim, há que seleccionar uma fralda mais absorvente.


Gatinhando e andando
Etapa a etapa, o bebé vai tendo novas actividades e o importante é que continue a sentir-se cómodo e confortável com a sua fralda. Nesta altura são aconselhadas as fraldas que:
- Proporcionem a máxima secura na pele do bebé
- Que sejam muito confortáveis para facilitar os seus movimentos.

Que técnica deve utilizar para que as fraldas fiquem justas na cintura, sem magoar o bebé?
Para ajustar a fralda, segure-a com uma mão para que não se mova e com a outra pegue nas cintas adesivas na banda da parte da frente. Ajuste a fralda simetricamente. Comprove se a fralda está correctamente ajustada colocando o seu dedo entre a cintura da fralda e a barriguita do bebé. Se nota demasiado apertado ou demasiado largo, volte a ajustar as cintas adesivas.

A higiene
Precaver as irritações não é por vezes fácil. Todavia, aconselhamos que sempre que o bebé faz uma deposição, antes de colocar uma nova fralda, lave o rabinho do bebé com uma esponja com água e seque com toques delicados, sem esfregar. Se o bebé fez apenas chichi, basta passar com uma toalhita e colocar a fralda em seguida. Se o bebé tem o rabinho irritado, depois da higiene, deve aplicar-lhe um creme barreira.
Sempre que possa, e agora que o tempo está quente, deixe o bebé com o rabinho ao ar durante uns minutos. O importante é que o bebé não permaneça com a fralda suja durante muito tempo. A urina misturada com as fezes e o calor, pode desenvolver várias bactérias nocivas, para além de que é preciso não esquecer que a humidade favorece as irritações.
A pele do bebé é muito delicada e por isso é importante que esteja sempre o mais afastada possível da humidade. Estudos dermatológicos demonstraram que uma fralda seca ajuda a prevenir a irritação provocada pela inter-acção do amoníaco da urina com as fezes. Por isso, é importante utilizar uma fralda capaz de absorver rapidamente o chichi e o cocó, e mantê-los afastados da pele do bebé. Também, é importante mudar a fralda com uma frequência adequada e, sobretudo, sempre que o bebé tenha feito deposições.
A frequência dependerá em cada caso da idade do bebé e da sua alimentação (por exemplo, durante a lactância materna o número de deposições pode ser igual ao número de tomas, e a sua consistência líquida; posteriormente, com a introdução de novos alimentos, vai-se reduzindo o número de deposições e a consistência vai-se tornando mais sólida).

st.
 
Topo