• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reforma por velhice (descontos de 15 anos incompletos)

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Mensagens
195
Gostos Recebidos
25
Caros amigos preciso que me tirem uma duvida!



Um conhecido meu tem uma carreira contributiva de 15 Anos porém esses 15 anos não estão completos porque ele quase sempre trabalhou em empregos temporários, há anos em que descontou todos os meses outros em que só descontou 8 ou 9 meses.

A pessoa em causa só se quer reformar aos 66 ou 67 (dependendo da idade em vigor na altura)

Na S.S. diz que tem 15 anos de descontos mas como já disse há anos em que ele não fez descontos os 12 meses, o que pretendo saber é:

Tendo em conta que nos 15 anos que fez descontos, falharam alguns meses, o futuro calculo do valor da reforma irá ter como base os 15 anos ou será calculado por um período menor?

É possível a essa pessoa dirigir-se á S.S. e efetuar o pagamento dos meses em falta, ou seja: Supúnhamos que no ano de 1999 descontou apenas 8 meses em 2000 descontou 11, poderá essa pessoa efetuar o pagamento agora dos meses que não descontou e assim completar os descontos inerentes para que os 15 anos de descontos fiquem completos?
Se sim como fazer isso?

Há alguma alternativa de ele efetuar mais um ano ou dois de descontos mesmo não estando empregado ou a trabalhar?
Como?


Resta-me dizer que a pessoa em causa embora só tenha 50 anos não consegue arranjar trabalho porque sofreu um enfarte do miocárdio que o deixou meio "abananado", não pode fazer esforços físicos, ficou com insuficiência cardíaca entre outros problemas, logo ninguém lhe dá trabalho e também não se pode reformar porque é muito novo, além do problema cardíaco tem uma deficiência física permanente de 21% (já a tinha antes).

Obrigado.
 
Última edição:

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Basta ligares para a linha da segurança social, que eles respondem-te a todas essas questões. Eu já o fiz.
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Antes do 1993, 1 dia contava um ano. A partir dessa data tem que descontar 120 dias por ano seguidos ou não. Caso não desconte 120 dias num ano, esse tempo é retirado do ano seguinte até somar os tais 120 dias. Os dias que sobram desse ano não são contabilizados para o ano seguinte! A ideia de pagar o que falta acho que não é viável...
 
Topo