• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Seis portugueses participam em residência artística na China

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Seis portugueses participam em residência artística na China

Seis artistas portugueses vão participar numa residência artística na vila de Jiu Xian, na China, no âmbito do projecto Land Art, que reunirá criadores de todo o mundo para reflectir sobre sustentabilidade e biodiversidade.

Os artistas serão escolhidos num concurso que irá decorrer até 08 de Setembro, e a presença dos portugueses terá o apoio do Banif - Banco Internacional do Funchal, que se associou ao projecto Land Art.

Durante 30 dias, os seleccionados estarão reunidos com outros artistas de todo o mundo na vila de Jiu Xian, onde será debatida a importância da arte na actualidade e para o futuro, e a relação entre o mundo e o meio ambiente.

Na residência serão criadas obras de arte em variados suportes, desde escultura, pintura, fotografia, performance, vídeo-arte e multimédia, com vista à dinamização de um projecto à escala planetária que promove a sustentabilidade e o respeito pela biodiversidade.

Alguns dos trabalhos serão exibidos numa exposição colectiva em Portugal, e outros ficarão expostos no museu de JiuXian.

Entre outros, estarão presentes os fundadores do "No Name Group", do movimento contemporâneo chinês, o pianista Elisha Abashe, neto do compositor russo Alexander Scriabin, e Frederic Coustols, da empresa Design a Sustainable Tomorrow (DaST.

De acordo com uma nota de imprensa do Banif, poderão candidatar-se a esta residência os artistas inscritos na artistlevel.org, em qualquer uma das categorias, e o tema dos trabalhos a apresentar é livre.

A selecção dos trabalhos será avaliada segundo o conceito, a técnica e a estética, e os artistas serão depois entrevistados. Os vencedores serão anunciados no portal artistlevel.org até ao dia 16 de Outubro de 2009.

O júri deste concurso é composto por Frederic Coustols (DaST), Gonçalo Leandro (Atelier Way Of Arts), Pedro Soares (Museu do Oriente), Teresa Santos (artistlevel.org), Joaquim Marques dos Santos (presidente da Comissão Executiva do Banif) e ainda um representante da Fundação da Juventude.


Diário Digital / Lusa
 
Topo