• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vela

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Gustavo Lima em nono na terceira regata


Depois de ter sido classificado na segunda regata do Campeonato do Mundo da classe Star, o português Gustavo Lima, fazendo dupla com o sul-africano Charles Nankin, terminou o terceiro dia da prova na nona posição.

Lima deu, por isso, salto significativo na classificação geral, sendo agora o 28.º classificado. A melhor representação portuguesa cabe, porém, à dupla Afonso Domingos/Frederico Pinheiro de Melo, que foi 16.ª do dia, ocupando a 22.ª posição na «geral». Patrick Monteiro de Barros e Bernardo Santos são 66.º, depois de ter sido 60.º nesta regata.
"a bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sails of White Nights: Seth Sailing Team em 'dia não'

A Seth Sailing Team teve hoje um dia de muito azar na Sails of White Nights – National Congress Palace Cup, uma prova de grau 1 da Federação Internacional de Vela realizada em São Petersburgo.

Na primeira regata do quarto dia de competição, a Seth Sailing Team teve uma avaria na vela grande que não conseguiu resolver, e, ao tentar solucionar o problema, embateu contra o barco da comissão de regatas, ficando presa por algum tempo e acabando por perder o primeiro ‘match’ do dia.

Na segunda regata, uma pré-largada menos bem conseguida e algumas decisões tácticas erradas ditaram outra derrota.

Enquanto a equipa portuguesa esperava pelo adversário (que tinha uma regata em atraso) para realizar o terceiro match do dia, acabou por partir o mastro do barco que navegava durante umas manobras de preparação.

Depois de ter trocado de barco para fazer a regata em falta, mesmo antes da
pré-largada, o azar voltou a bater à porta da Seth Sailing Team, que partiu uma peça na retranca e teve de regressar a terra para trocar por uma retranca nova.

A equipa lusa não esteve bem mais uma vez na pré-largada, acabando por perder a regata contra a equipa dos espanhóis de Manuel Weiller mesmo em cima da chegada, por escassos metros.

"Hoje foi um dia muito negativo para a nossa equipa! Não velejámos bem, embatemos contra a comissão de regatas, partimos um mastro, rasgámos uma vela grande, partimos uma retranca… não tenho palavras. Nunca tínhamos tido um dia assim”, lamentou o ‘skipper’ e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.

A liderar a classificação geral continua a equipa gaulesa de Damien Iehl, seguida da equipa da casa, de Eugeny Neugodnikov. A Seth Sailing Team está neste momento na oitava posição com 3 vitórias e 5 derrotas.

Jornal o Jogo
___________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Mundial da Juventude da ISAF: António Mourão vence 4ª regata

António Mourão venceu a 4ª regata de Laser Radial do Campeonato do Mundo da
Juventude da ISAF (Federação Internacional de Vela) que decorre, até dia 17 de Julho, em Istambul, na Turquia. O velejador português subiu a 5º da geral mantendo a excelente prestação dos atletas nacionais nesta prova. João Villas-Boas/Tomás Camelo mantêm o 2º lugar nos 420 Masculinos, enquanto Patrícia Costa/Filipa Barros são 6ª nos 420 femininos.

A frota do Campeonato do Mundo da Juventude da ISAF cumpriu hoje o terceiro dia de competição em Istambul.

António Mourão foi o maior destaque entre os portugueses presentes, vencendo
a 4ª regata do Mundial. Com este resultado, o velejador nacional subiu à 5ª posição, empatado em pontos (45) com o 4º classificado, o italiano Giovanni Coccoluto. Lidera o polaco Aleksander Arian (36 p.)

Nos 420 Femininos, Patrícia Costa/Filipa Barros foram 14ª classificadas na 4ª regata e desceram ao 6º lugar da geral. As austríacas Lara Vadlau/Hannah Hanke seguem na frente.

Nos 420 Masculinos, João Villas-Boas/Tomás Camelo foram 16º na única regata disputada mas mantêm a segunda posição da geral, os espanhóis Jordi Xammar/Joan Herp. Os brasileiros Felipe Caldeira/Alan Dale são terceiros.
"JG"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jogos Olímpicos da Juventude: "Lusos" estreiam-se amanhã

Faltam poucas horas para a estreia de Inês Sobral e Gonçalo Pires. Os dois velejadores representam Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem entre amanhã e 25 de Agosto, em Singapura. As regatas de treino, femininas e masculina, da classe Byte CII, hoje realizadas, foram abandonadas a meio devido ao vento instável de direcção e velocidade.

Depois de alguns dias de treino no Campo de Regatas de Singapura, a estreia aproxima-se para os dois velejadores portugueses que competem na classe Byte CII. Gonçalo Pires, do Clube Naval de Portimão, está confiante numa boa participação: “Vou para dar o meu melhor e tentar chegar às medalhas”, refere.

O jovem algarvio fez uma boa preparação para estas primeiras Olimpíadas da Juventude: “Treinei bastante tanto a parte física como no mar. Venho com vontade e confiança até porque o vento médio, que habitualmente se faz sentir no local da prova, é favorável para as minhas aspirações”, refere.

Inês Sobral, do Clube Náutico de Tavira, também está confiante: “Vou dar o meu máximo. Preparei-me muito, tendo trabalhado na água e em ginásio. Se estou aqui é por alguma razão, por isso vamos ver como corre”, declara.

No total, estão em Singapura 100 velejadores de 60 nações, divididos em 4 classes.

Portugal qualificou-se na classe Byte CII, nos sectores masculino e feminino. Inês Sobral e Gonçalo Pires estão acompanhados pelo treinador Frederico Rato.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Seth Sailing Team aposta nas repescagens

A Seth Sailing Team completou hoje o terceiro dia de regatas da Bermuda
Gold Cup, a prova rainha do World Match Racing Tour, e prepara-se agora para disputar a segunda fase, onde poderá ser apurada para os quartos-de-final através das repescagens.

Depois de não ter conseguido vencer a última regata da primeira fase,
contra a equipa sueca de Johnie Berntsson, a equipa portuguesa não pôde garantir directamente a passagem aos quartos-de-final mas poderá conseguir qualificar-se na próxima fase.

No final da prova, Álvaro Marinho, skipper e CEO da Seth Sailing Team, recordou as surpresas desta etapa. "Esta é, sem dúvida, a prova mais difícil do Tour visto que não permite erros a quem tem aspirações de passar directamente para os quartos-de-final. Houve algumas equipas nos grupos um e dois que surpreenderam os 'top ranking 'skippers' e isso fez com que velejadores como o Ben Ainslie, Ian Williams e Adam Minoprio não conseguissem entrar directamente na fase final. Apesar de não termos navegado o suficiente para obtermos mais vitórias, a verdade é que tem sido muito difícil navegar na baía de Hamilton e, juntando esse factor à excelente qualidade das equipas adversárias, não é nada fácil vencer".

Para Álvaro Marinho é preciso continuar a trabalhar para atingir os objectivos da equipa: "regata a regata temos feito um trabalho de habituação ao barco e estamos a melhorar nesse aspecto e é isso que tentaremos fazer nesta fase seguinte. Termos chegado até aqui já é muito positivo mas tentaremos fazer mais e melhor!".

A Seth Sailing Team vai assim juntar-se à equipa neo-zelandesa de Phil Robertson na tentativa de se apurarem para os "quartos" nas repescagens. A equipa portuguesa já disputou uma regata da fase de repescagens contra a equipa líder do "ranking" mundial, Adam Minoprio, que acabou por vencer, devido a um erro táctico na primeira bolina cometido pela equipa lusa.

ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Francisco Lobato lidera 4.ª etapa do Cap Istambul

Penúltima regata do campeonato francês

O velejador português Francisco Lobato assumiu a liderança da 4.ª etapa da Cap Istambul, a penúltima regata do campeonato francês de vela em solitário.

Francisco Lobato foi o primeiro velejador a rondar a bóia de desmarque depois de ter sido disparado o tiro de larga em Didim, numa regata que terminará em Bozcaada e antecederá o troço entre Gallipoli e Istambul.

De acordo com a organização, a largada de hoje de manhã foi feita com ventos fortes de 30 a 35 nós, e poderá manter-se assim durante as primeiras 50 a 70 milhas da regata.

Dificuldades até Bozcaada

"O que é curioso, é que parece que o mesmo vento da Grécia e da Turquia que puxa de perneira, passado umas horas deixa de soprar e ficamos numa calmaria, com o mar quase espelhado. Vai ser difícil chegar a Bozcaada por causa do pouco vento", disse o velejador português.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
'Seth Sailing Team' é vice-campeã do 'Masters' de Espanha

A ‘Seth Sailing Team’ completou este sábado o último dia de regatas no ‘Masters’ de Espanha, prova de grau 2 da ISAF, terminando a prova na segunda posição.

A equipa de Álvaro Marinho começou bem a final ganhando a primeira regata do dia, colocando-se assim provisoriamente na frente. Nas 3 regatas finais, não se conseguiu superiorizar ao Nº 7 do Mundo, a equipa do francês Pierre Antoine Morvan e acabou por perder a final do ‘Masters’ por 3-1.

A ‘Seth Sailing Team’ não conseguiu estar tão forte como nos outros dias na
fase de pré-largada, fase crucial das regatas de hoje que tinham um percurso
ligeiramente mais curto do que nos outros dias, para que se cumprisse o
programa previsto que tinha como hora l imite as 15 horas.

“Hoje tivemos um dia misto, onde acreditamos ter navegado muito bem
durante a regata mas nas pré-largadas não tivemos tão bem, muito também
pela qual idade do nosso adversário. Fizemos claramente um óptimo
campeonato tendo sido batidos apenas por uma equipa que tem mais
experiência do que nós mas a quem demos uma luta renhida, com várias
penalizações a sair para ambos os lados. A equipa fez um excelente trabalho
a bordo e estamos muito contentes com o resultado obtido.” comentou o
skipper e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.

A Seth Sailing Team termina assim o Masters de Espanha em 2º lugar, com a
vitória a sorrir aos gauleses de Pierre Antoine Morvan, e com a equipa do Ian
Ainslie a fechar o pódio.



ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
José Leandro é o único candidato às eleições da Federação

José Leandro, actual presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), anunciou esta sexta-feira a recandidatura às eleições intercalares do organismo, agendadas para 10 de Novembro. Esta é a única lista a ir a sufrágio.

«Como esperava, sou o único candidato. Gostava que os arautos da desgraça tivessem vindo a votos, mas não quiseram sujeitar-se a uma derrota histórica. Era previsível que tal acontecesse, dado que as regras democráticas não são o seu forte. Preferem golpes palacianos e formar associações», pode ler-se no comunicado da candidatura de José Leandro.

O actual presidente apresentou a recandidatura com o objectivo ver resolvida «no mais curto espaço de tempo, a situação precária dos últimos meses» vivida no seio da entidade, assim como resolver a questão dos estatutos da federação, para que «fique ultrapassada com as eleições».

«Se já não havia qualquer razão para a suspensão da utilidade pública desportiva, depois do sufrágio, resta ao secretário de Estado do Desporto [Laurentino Dias] repor aquilo que nos foi indevidamente negando ao longo dos últimos meses», acusa o actual líder federativo, na nota.

«Na vertente interna, queremos trabalhar a tempo inteiro em prol da vela, não gastando energias preciosas com pessoas sem credibilidade, que insistem em fundar uma agremiação», acrescentou, em alusão à criação, no passado dia 22 de Setembro, da Federação de Vela de Portugal, em alternativa à FPV, que não tem os estatutos de acordo com o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Por esse motivo, a FPV perdeu estatuto de utilidade pública, o reconhecimento da Federação Internacional de Vela e o estatuto de autoridade nacional da modalidade, que o actual presidente e único candidato quer recuperar.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Tribunal reitera suspensão de utilidade pública da Federação

O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a providência cautelar que a Federação Portuguesa de Vela (FPV) interpôs contra a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, visando contrariar a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva imposta ao organismo.

A suspensão, imposta à FPV por não ter adaptado os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das federações desportivas, mantém-se assim em vigor desde 1 de Junho.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Vela: João Rodrigues colabora com Brasil

projeto de preparação para londres'2012

O velejador português João Rodrigues vai integrar, a convite do Comité Olímpico Brasileiro, um projeto da entidade responsável pela preparação de atletas com potencial para conquistar medalhas em Londres'2012.

De acordo com a assessoria de imprensa do velejador, o projeto, patrocinado pela Time Rio, engloba 12 atletas de várias modalidades.

João Rodrigues, campeão e vice-campeão do Mundo e tetracampeão Europeu, vai estar no Brasil entre 30 de novembro e 20 de dezembro, e voltará nos meses de fevereiro e março.

No segundo período no Brasil, João Rodrigues vai participar num estágio que inclui a participação na Búzios Internacional Sailing Week, na pré-olímpica do Brasil e no campeonato sul-americano.

João Rodrigues integra ainda um outro grupo de trabalho, composto por atletas de windsurf e velejadores RS:X, com o qual vai continuar a sua preparação para os Jogos Olímpicos Londres2012, naquela que poderá ser a sua sexta participação no evento.

RC
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Futuro está nas mãos de Laurentino Dias

Polémica continua na federação


As atas da última assembleia geral da Federação Portuguesa de Vela (FPV), realizada no passado dia 19, no Jamor, foram ontem entregues na Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e no Instituto do Desporto de Portugal.

Entre os documentos seguiu a ratificação e confirmação dos estatutos adequados ao novo Regime Jurídico das Federações, aprovados a 2 de outubro de 2009, e que os responsáveis federativos esperam seja decisiva no levantamento da suspensão da Utilidade Pública Desportiva, decretada em junho deste ano pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

“É tempo de colocar um ponto final nesta situação. Os nossos velejadores sofreram em 2010 com a total ausência de apoios financeiros por parte do Estado. Sem verbas, é impossível continuar um trabalho sério, e as esperanças de grandes conquistas internacionais podem estar seriamente comprometidas, se não houver o retomar da normalidade com a assinatura da totalidade dos contratos-programas”, refere José Manuel Leandro, líder da FPV.

Polémica. Nada convencido está Rui Gonçalves Henriques. O líder da Associação Naval de Lisboa é perentório: “Os atuais estatutos da FPV continuam e vão continuar a violar a lei”, afirma em comunicado de 21 de novembro. Na nota de imprensa pode ainda ler-se: “Os únicos estatutos legítimos da FPV continuam a ser os de 2005, que carecem de ser adequados às novas exigências da lei.”

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Match Racing: Gustavo Lima sagra-se campeão

ESTREIA EM GRANDE NO CIRCUITO NACIONAL


Gustavo Lima sagrou-se Campeão de Portugal de Match Racing, numa prova disputada em Oeiras, organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pela Associação Desportiva de Oeiras. Na final, Lima, estreante no circuito nacional, encontrou o tetracampeão Álvaro Marinho.

A discussão do vencedor foi mesmo à "negra", depois de Marinho ter conquistado a primeira regata e Lima ter respondido à altura na segunda. Na derradeira discussão, Marinho fez um excelente controlo da prova, deixando-se surpreendentemente bater nos derradeiros metros.

"Estou completamente surpreendido. Foi um fim-de-semana atípico em que acabámos por ter também sorte de principiante. Sou profissional, sei aproveitar as oportunidades e esta sensação é muito especial porque tive a estrelinha que me faltou em Pequim para chegar à medalha", disse Lima depois da sua vitória.

Apesar de derrotado na final, Álvaro Marinho estava conformado: "Não estou desiludido porque a minha equipa é claramente melhor, mas julgo que a sorte não bateu à nossa porta. Estou contente porque encontrei na final um velejador que me acompanha desde a infância. Não é uma alegria como se tivesse ganho, mas quase."

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Regata Sidney-Hobart registou 8 abandonos no primeiro dia

A clássica Sydney-Hobart liga os portos de Sydney e Hobart (Ilha da Tasmânia) numa distância de 628 milhas.


A tradicional regata Sidney-Hobart, que este ano conta com a participação de 87 veleiros, registou oito abandonos desde a largada no domingo, informou esta segunda feira a organização.

O australiano Wild Oats XI, quatro vezes campeão e detentor do recorde de travessia, mantinha-se no comando da regata pelas 07:00 de Lisboa.

Oito concorrentes viram se obrigados a abandonar a regata devido as díficeis condições atmosféricas, rajadas violentas e vagas com 3 a 4 metros.

Apesar do mar revolto, as condições são melhores do que as verificadas em 1998, quando uma violenta tempestade causou a morte de seis velejadores.

O Jogo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Wild Oats vence regata Sydney-Hobart

Triunfo confirmado na secretaria


O australiano Wild Oats XI venceu pela quinta vez a regata Sydney-Hobart à vela, triunfando na água e na secretaria, segundo anunciaram os organizadores da prova.

O Wild Oats XI foi o primeiro a cortar a linha de chegada, após 2 dias, 7 horas, 37 minutos e 20 segundos de travessia, não conseguindo melhorar o anterior máximo da prova (um dia, 18 horas, 40 minutos e 10 segundos) que estabeleceu em 2005.

Atrás do grande monocasco, com o "skipper" Mark Richards ao leme, ficaram outros dois veleiros australianos, o Investec e o Lahana.

Além de triunfar na água, o Wild Oats também venceu na secretaria, uma vez que ganhou um protesto por não ter comunicado via rádio a entrada no estreito de Bass.

"O Wild Oats XI é confirmado como vencedor, após o indeferimento do protesto pelo comité de regata", indicou a organização. Caso fosse diferido, o protesto provocaria a desqualificação do veleiro.

O Wild Oats venceu a regata no ano em que se estreou na Sydney-Hobart (2005) e conquistou as três edições seguintes, sendo batido em 2009 pelo super-maxi neozelandês Alfa Romeo.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Taça América'2013 disputa-se em São Francisco

Candidatura de Newport preterida


A cidade de São Francisco, na Califórnia, foi escolhida para sede da 34.ª edição da Taça América em vela, que se disputa em 2013, regressando a prova aos Estados Unidos, após 18 anos de ausência.

A organização escolheu, na sexta-feira, São Francisco em detrimento da candidatura de Newport, Rhode Island.

Numa primeira fase a opção era mesmo a da cidade californiana, mas posteriormente surgiram alguns problemas nas negociações prévias com as autoridades de São Francisco, pelo que Newport acabou por avançar como alternativa.

Recorde-se que a baía de São Francisco recebe não só a Taça América como também a final da Taça Louis Vuitton

Estudos independentes demonstram que a Taça América é o terceiro evento desportivo em termos de impacto económico para o país que o acolhe, logo a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Mundial de futebol. Para São Francisco, calcula-se que possam ser gerados 1400 milhões de dólares (cerca de 1045 milhões de euros).

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Francisco Lobato: «Coragem e loucura»

Prepara terceira travessia atlântica transat solitária

Francisco Lobato, velejador de 26 anos, apresentou ontem, na Invicta, em pleno rio Douro, o barco e o seu projeto para a mítica regata Transat 6,50. Uma travessia do Atlântico em solitário, entre França e as Caraíbas, que arranca no dia 10 de abril numa pequena embarcação (classe Figaro 2) de apenas 10 metros.

Um desafio deveras titânico, não só por todas as condicionantes psicológicas e físicas adjacentes aos mais de 20 dias em alto mar sem qualquer contacto com a civilização, mas principalmente pela questão logística, já que a dimensão da embarcação não é mais do que uma casca de noz quando comparada com a imensidão do Atlântico. Contudo, trata-se de um desafio que o português já ganhou em 2009 – esta é a 3.ª participação –, quando cumpriu em cerca de três semanas as 4.200 milhas entre La Rochelle (França) e Salvador (Brasil).

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Portuguesas seguem em frente no Torneio de Miami

Venceram duas regatas

A equipa de velejadoras portuguesas Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves garantiu esta quarta-feira passagem ao Grupo de Prata de "match-racing" no Torneio de Miami, Florida, após vencerem duas regatas.

Naquela que é a sua primeira prova do circuito olímpico, as velejadoras lusas realizaram três regatas, tendo vencido duas, frente às equipas da eslovena Vesna Dekleva Paoli e da canadiana Jinnie Gordon, e perdido frente à russa Ekaterina Skudina.

De acordo com as informações do blogue das velejadoras, a equipa T2London, treinada por Nuno Barreto, ex-medalhado olímpico e atual velejador na mesma classe, falta apenas uma regata contra a equipa alemã de Silke Halbrock para acabar o "round-robin".

"A entrada no Grupo Silver é um muito bom resultado para nós, para a nossa primeira experiência numa prova do circuito olímpico. Tudo o que conseguirmos mais é excelente. Vamos lutar por isso", escreve Rita Gonçalves no blogue tackingtolondon.blogspot.com.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Tavira é capital da modalidade em 2011

Cidade algarvia recebe seis provas

Tavira apresentou-se esta quarta-feira como a capital da vela em 2011, ano em que vai receber seis provas, entre as quais os campeonatos da Europa das classes Optimists e i420.

Na apresentação do TaviraSailing, em Lisboa, o presidente do Clube Naval de Tavira, Guilherme Ferreira, referiu que os objetivos do projeto são "realizar excelentes provas de cariz internacional e mostrar que Portugal tem condições para acolher grandes eventos".

O TaviraSailing engloba o Campeonato Ibérico de i420 (9 a 12 de março), os campeonatos de Portugal de juniores (23 a 26 de abril) e de juvenis (7 a 12 de junho), o Campeonato Nacional de i420 (25 a 29 de maio) e os campeonatos europeus de Optimists (2 a 10 de julho) e de i420 (20 a 29 de julho).

Guilherme Ferreira disse que este projeto "não se esgota em 2011, porque em 2014 já está garantido o Campeonato do Mundo da Juventude da ISAF [Federação Internacional de Vela]".

O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, revelou que "a vela é uma área estratégica" para a autarquia, que quer que "se vire muito para a área náutica".

Também presente na conferência de imprensa, o presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Leandro, lembrou que Tavira "sempre se afirmou como uma cidade de vela".

"Conheço muito bem Tavira. Fiz dezenas de regatas lá. Tavira é uma cidade muito especial para a vela", referiu.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Nova federação preocupada com Projeto Olímpico

ng1116819.jpg


A comissão instaladora da Federação de Vela de Portugal (FVP) manifestou esta quinta-feira preocupação com a preparação e qualificação dos velejadores nacionais inscritos no Projeto Olímpico Londres'2012, em carta enviada ao presidente do COP.

"A FVP partilha com o COP a preocupação de que poderá estar comprometida a qualificação dos velejadores nacionais para [os Jogos Olímpicos de] Londres2012", refere a carta enviada a Vicente Moura, que orienta as suas críticas à ação dos atuais dirigentes da Federação Portuguesa de Vela (FPV).

A FVP considera que os velejadores nacionais "não têm podido dispor das condições adequadas de treino e de participação em provas de preparação", culpando os dirigentes da FPV e o seu alegado apego a "soluções arcaicas e espúrias aos interesses da modalidade".

A FPV perdeu a gestão do Projeto Olímpico Londres2012 para o Comité Olímpico de Portugal (COP) em agosto do ano passado, depois de o Estado ter suspendido o seu Estatuto de Utilidade Pública Desportiva devido à falta de adequação dos seus estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

A nova federação coloca-se ainda ao dispor do COP para assumir "o papel e todas as responsabilidades" na preparação dos velejadores nacionais integrados no Projeto Olímpico Londres2012 quando for "chegada a hora".

Para tal, a FVP conta com a "determinação" da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que em última inst?ncia pode cancelar o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva … Federação Portuguesa de Vela.

Record
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Francisco Lobato conquista prata

ng1123257.jpg



ARRANCA TEMPORADA COM BOM RESULTADO



O velejador Francisco Lobato, e o seu veleiro ROFF, terminaram a primeira prova de 2011 a subir ao pódio, ao finalizar a regata Solo Figaro Massif Marine em 2º lugar, a apenas 1 minuto de distância para o primeiro.

A prova gaulesa foi ganha por Nicolas Lunven e Anthony Marchand completou o pódio. O velejador português alcança um bom resultado que dá ânimo e expetativa para a “Reconquista do Atlântico” em Abril.


Record
______
 
Topo