• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Zonas com problemas de sinal

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Mensagens
115
Gostos Recebidos
0
Acabou de dar uma notícia na SIC sobre dois locais, Longra (Tomar) e Gião (V. do Conde) que têm tido problemas desde que a propagação abriu.

Só é pena é que ninguém tenha dito a um dos queixosos de Longra, que se deixou filmar em cima duma chaminé a rodar uma logarítmica à procura do sinal, que com aquela antena não se safa numa zona de franja entre vários emissores.

É bom sinal a SIC estar a dar visibilidade noticiosa a estes casos mas deviam ter um pouco mais de cuidado com as imagens que utilizam nas peças, já que em ambos os casos mostram bastantes montagens ainda não alteradas, antenas da banda IV e até uma imagem duma antena tão velha que já nem metade dos elementos tinha.
Mesmo assim é melhor do que nada. Já que ninguém com autoridade ou poder neste país quer ouvir as nossas reclamações, sigamos o conselho que a PSP local deu a uma moradora naquele caso dos cavalos soltos num bairro perto de Lisboa: "Olhe, telefone para a SIC!".

DX2

LOL!!!!! tambem comentei essa peça da sic com quem estava em casa e reparei nesses detalhes... coitado do homem da logaritmica, não vai longe assim..... :)
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Afinal o Gap filler de Sever do Vouga estava a título experimental e os LADRÕES da PT dizem que vão autorizar a sua utilização.

Outra notícia que recebi hoje, a PT fez mais testes e determinaram que o emissor que está a dar cabo da zona de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e não só, é o da Figueira da Foz, Serra da Boa Viagem. Realmente o alinhamento de minha casa a Águeda coincide mais ou menos com o da Figueira, por isso é que por mais invenções que faço na antena não consigo corrigir, a interferência "choca" de frente com o de Águeda.

A solução seria reduzir a potência desse emissor, mas algo me diz que não o façam...

Edit: Vendo melhor no mapa, apesar de dizerem que é da Figueira da Foz que vem o problema parece-me mais que o problema vem mas é de Coimbra...


Se realmente é de Coimbra acho que não haverá mesmo nada que eu possa fazer, o que acham?

Caro t0nito Nem uma coisa nem outra.

Os dois emissores que referes estão dentro do intervalo de guarda.

Tem de ser emissores de mais longe.

No meu caso o emissor interferente é o de Nazaré. Não me admirava se aí também fosse, mas acredito mais que possa ser Montejunto.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Ainda agora li noutro tópico aqui, que o pessoal na Figueira da Foz apesar de ter um emissor a 3-4 km estão com problemas. Uma pergunta se calhar parva: será que o emissor da Figueira da Foz está mal sincronizado e é o que anda a causar estes problemas todos?
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Ainda agora li noutro tópico aqui, que o pessoal na Figueira da Foz apesar de ter um emissor a 3-4 km estão com problemas. Uma pergunta se calhar parva: será que o emissor da Figueira da Foz está mal sincronizado e é o que anda a causar estes problemas todos?

Um emissor com o alcance do da Figueira se não estivesse sincronizado comprometeria por completo e continuadamente a recepção TDT numa vasta área. Além disso acho que os técnicos da PT não devem andar a dormir, embora às vezes pareça.

Mesmo a tres ou quatro Km do emissor, existem zonas com pouco sinal e é muito natural que um emissor distante possa causar disturbios.
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Afinal o Gap filler de Sever do Vouga estava a título experimental e os LADRÕES da PT dizem que vão autorizar a sua utilização.

Outra notícia que recebi hoje, a PT fez mais testes e determinaram que o emissor que está a dar cabo da zona de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e não só, é o da Figueira da Foz, Serra da Boa Viagem. Realmente o alinhamento de minha casa a Águeda lcoincide mais ou menos com o da Figueira, por isso é que por mais invenções que faço na antena não consigo corrigir, a interferência "choca" de frente com o de Águeda.

A solução seria reduzir a potência desse emissor, mas algo me diz que não o façam...

Edit: Vendo melhor no mapa, apesar de dizerem que é da Figueira da Foz que vem o problema parece-me mais que o problema vem mas é de Coimbra...

Ver anexo 102006

Se realmente é de Coimbra acho que não haverá mesmo nada que eu possa fazer, o que acham?

O emissor que interfere nesse sitio tem que ser mais do sul.
Tenho ai uma instalacao, em que em cima do telhado nao conseguia qualidade de sinal, mas agueda chegava com mais potencia. Sondei o terreno do sr, e onde eu consegui qualidade foi a apontar para a casa do vizinho, por traz da casa do sr, penso que estaria a apanhar um sinal refletido pela janela. Com uma dat45 tinha 44dbuv mas tinha 28db de snr, e 2.0E03 de pre ber (com o dipolo ativo desligado). Pensei "como e' reflectido, 'e o unico sinal que toma esta direccao" so que veio o fenomeno na semana passada e puf, tudo embora... E agora? O fenomeno tambem reflectiu na mesma direccao??? O emissor interferrente tem que estar no mesmo alinhamento, para sul!
 
Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
O emissor que interfere nesse sitio tem que ser mais do sul.
Tenho ai uma instalacao, em que em cima do telhado nao conseguia qualidade de sinal, mas agueda chegava com mais potencia. Sondei o terreno do sr, e onde eu consegui qualidade foi a apontar para a casa do vizinho, por traz da casa do sr, penso que estaria a apanhar um sinal refletido pela janela. Com uma dat45 tinha 44dbuv mas tinha 28db de snr, e 2.0E03 de pre ber (com o dipolo ativo desligado). Pensei "como e' reflectido, 'e o unico sinal que toma esta direccao" so que veio o fenomeno na semana passada e puf, tudo embora... E agora? O fenomeno tambem reflectiu na mesma direccao??? O emissor interferrente tem que estar no mesmo alinhamento, para sul!

Vendo pelo mapa e traçando um alinhamento entre Sever do Vouga e em Águeda, um emissor que fica muito próximo do alinhamento e que dista a mais de 67km do de Águeda é o de Tomar com 1199W de potência, será que esse que nos está a lixar a vida?
 

zelog

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2011
Mensagens
112
Gostos Recebidos
0
Vendo pelo mapa e traçando um alinhamento entre Sever do Vouga e em Águeda, um emissor que fica muito próximo do alinhamento e que dista a mais de 67km do de Águeda é o de Tomar com 1199W de potência, será que esse que nos está a lixar a vida?

Só quem tem equipamento que consiga saber o tempo de desfasamento desses sinais que chegam de longe, sabem a que distância se encontram. Se é esse ou não, não sei, mas tem que ser nesse alinhamento. Não só a potência, mas a directividade (principalmente o downtilt) deviam ser levados muito em conta pelos técnicos da PT que afinam os emissores. era preferível baixarem a altura máxima do downtilt (que ao falarem de afinar os emissores para não apontarem para o céu, só podem estar a falar disto), e as zonas intermédias usarem antenas directivas de alto ganho para conseguirem captar o que "resta" (prefiro mil vezes um sinal fraco, com qualidade, do que um forte com qualidade) após o downtilt da antena emissora (que sobra sempre), do que subirem o downtilt, e em dias de propagação, ai vão os sinais para centenas de km... isto falando em antenas sectoriais! porque nós na lista dos emissores, temos a potência dos emissores, mas não sabemos como é composto, se por antenas sectoriais, se por omnidireccionais, etc. um emissor de 400W com 4 antenas sectoriais (100W por antena), tem muito mais alcance que um emissor de 400W com uma única antena omnidireccional! já para não falar que o downtilt de uma sectorial é muito maior (muitas vezes, umas 10 vezes) que uma omnidireccional.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O emissor de Tomar não deve estar a emitir com essa potência real porque ele mal cobre a zona urbana e limítrofe até aí uns 5kms. Para além disso só emite em 270º.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Como se sabe o fenómeno está relacionado com turbulência troposferica. Na linha costeira a oeste da península ibérica, sensivelmente a meio fica a vila de Mira que é o concelho mais problemático do País, descendo para sul parece que a turbulência vai diminuindo gradualmente, para norte parece também que vai diminuindo, no entanto não é conclusivo porque na Galiza a frequência não é a mesma.
Tudo leva a crer que a turbulência é mais intensa no meio da costa
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Como se sabe o fenómeno está relacionado com turbulência troposferica. Na linha costeira a oeste da península ibérica, sensivelmente a meio fica a vila de Mira que é o concelho mais problemático do País, descendo para sul parece que a turbulência vai diminuindo gradualmente, para norte parece também que vai diminuindo, no entanto não é conclusivo porque na Galiza a frequência não é a mesma.
Tudo leva a crer que a turbulência é mais intensa no meio da costa

De facto no centro do país parece que o fenómeno se faz sentir com maior intensidade. Julgo que isso tem a ver com o relevo do território associado à distribuíção dos emissores.
 
Topo