• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Está descoberto o "fenomeno"

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá a todos

É OFICIAL.


"O problema que que tem acontecido na tdt de por vezes não se conseguir ver imagem nem som é devido ao excesso de propagação das frequencias electromagneticas pelo ar. Isto é, na antena chegam frequencias de outros emissores mais distantes em que esses niveis conseguem igualar ou mesmo sobrepor ao nivel de radiofrequencia do emissor para qual a antena está apontada. Essas ondas electromagneticas indesejaveis não chegam sicronizadas com as ondas desejaveis, e daí o preocessamento dos bits não vai ser entendido pelo sistema electronico. Quando essa relação ondas ondas electromagnéticas indesejaveis/ondas desejaveis chega a determinado nivel (chamado nivel de precipicio) o processador não consegue decifrar a informação e apresenta pixelização, ou mesmo ausencia de sinal. Na modulação COFDM existe intervalos de guarda mas o desfazamento da radiofrequencia é tão elevada que esse intervalo é insuficiente para que o sistema electronico pratique a correção de dados"

Continuo a criticar porque é que em pleno seculo xxi, esses grandes laboratorios como a ETSI, e outros que tem tantos cientistas com tantos equipamentos não detaram estes problemas no devido tempo


Boa tarde a todos

Pincas
 
Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela tua explicação, mas eu pensava que já se tinha chegado a essa conclusão no tópico "perda de sinal digital à noite"...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu já sei disso há bastante tempo, e já o disse várias vezes em diversos tópicos. Mais precisamente desde Julho de 2010, que foi quando me aconteceu o fenómeno pela 1ª vez (ainda no canal 67) e que mereceu uma visita do Prof. Navarro da Universidade de Aveiro (na altura responsável pelos testes de pré-entrada em funcionamento dos emissores) ao local. Ele próprio desconhecia a situação, que na altura estava a ser provocada por excesso de sinal e desiquilibrio do emissor do Trancão. O problema ficou resolvido com a substituição total do equipamento, visto que o que estava em funcionamento tinha sido usado para a formação do pessoal da PT e já era algo obsoleto. Típico.
No entanto o fenómeno voltou a acontecer no dito local, e eu comuniquei-lhe o sucedido mas como nessa altura o trabalho da UA na implantação da TDT já tinha terminado, a única coisa que ele podia fazer era participar a situação à PT, só que se eu estivesse à espera que eles resolvessem alguma coisa, bem podia esperar sentado. Solução: meti o reflector duma MAX 90 na antena que lá estava, baixei-a ligeiramente e virei-a para Abrantes. Está a funcionar até hoje sem qualquer quebra.

Por já saber disto é que eu critico tantas vezes a PT por querer cobrir toda a população com os emissores que estão instalados em vez de reduzir a potência deles e instalar outros nas zonas com má cobertura, que é o que eles andam a fazer agora mas só depois das autarquias e as populações muito reclamarem. Isto acabava de vez com o "fenómeno".

Já agora, só a título de curiosidade, sabem para que é que servem os 8000W do emissor de Almada? Para fazer cobertura indoor do Restelo. E é isto que temos...

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Pois, para o pessoal aqui do gforum a novidade é que a noticia é do conhecimento da PT e da Anacom, porque aqui já se sabia isso.
Mas acho mesmo que descendo a potencia dos emissores vai sempre existir excesso de propagação.
O problema vai necessitar de outras soluções
 
Última edição:

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
solução existe:

Baixar potencia dos emissores.

instalar repetidores noutra frequencia nos intervalos dos emissores

e não mandar setinhas no mapa para decidir onde irá ser instalado os repetidores, mas medir a propagação de cada zona de forma a não tornar a fazer borrada.



eu também tenho vários terrenos para instalar antenas, 2 deles com excelentes condições de propagação e bons acessos e electricidade ...

só me falta ter 1 "amigo ou padrinho" para receber por 20m2 de terreno baldio 600€ mês pelo espaço do emissor. excelente para ajudar a reforma
 

acoj

GF Prata
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
137
Gostos Recebidos
1
Pois, para o pessoal aqui do gforum a novidade é que a noticia é do conhecimento da PT e da Anacom, porque aqui já se sabia isso.
Mas acho mesmo que descendo a potencia dos emissores vai sempre existir excesso de propagação.
O problema vai necessitar de outras soluções

a soluçao para esse problema ...era por duas ou tres frequencias distintas para emitir a TDT
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
a soluçao para esse problema ...era por duas ou tres frequencias distintas para emitir a TDT

Essa hipotese, foi defendida por mim dos primeiros posts que coloquei sobre a tdt.

Uma outra
Se a memoria não me falha acho que os receptores conseguem demodular em 32QAM sem nenhuma alteração ou estarei errado?
Mas não sei porque é mais utilizada a modulação 16QAM e 64QAM (modulação actual). Porque que é que será a 32QAM muito pouco utilizada
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Pois, para o pessoal aqui do gforum a novidade é que a noticia é do conhecimento da PT e da Anacom, porque aqui já se sabia isso.
Mas acho mesmo que descendo a potencia dos emissores vai sempre existir excesso de propagação.
O problema vai necessitar de outras soluções

Pois aqui no forum não é novidade e pelo menos para a ANACOM também não será pois acerca de um mês atrás enviei um mail a dar conta do problema e suas causas detalhadamente.
Responderam-me que iriam verificar a situação relatada e que caso se confirmasse que a PT não estava a cumprir .... blá... blá... (tretas)
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Pois claro meus senhores anacom sabe pois em conversa com tecnico que ligou para anacom lhe contou o sucedido e com desabafo

lhes comunicou enquanto alguns problemas não fossem seleçionados com a tdt não iria montar antenas para não ter que levar com

a malta a chateá-lo, pois passado meia hora coincidênçia ou anacom chateou-os a ligar a PT dizem que iam planear uma interven-

-ção no terreno em medir os sinais. E esta hem.
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Esta intervenção será para a região de leiria.
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Pois aqui no forum não é novidade e pelo menos para a ANACOM também não será pois acerca de um mês atrás enviei um mail a dar conta do problema e suas causas detalhadamente.
Responderam-me que iriam verificar a situação relatada e que caso se confirmasse que a PT não estava a cumprir .... blá... blá... (tretas)

Na sequência da minha reclamação à ANACOM hoje tive a visita de dois técnicos da referida entidade. (ou melhor, um técnico e uma técnica!)
Como relatei na minha reclamação que o problema é mais intenso à noite, chegaram às 18:00 e só foram embora às 21.30! Três horas e meia à volta com as medições de sinal.
Só que escolheram mal o dia. Hoje as condições para propagação a longa distância não estão muito favoráveis e apesar de detetarem alguns problemas a partir das 20.30 não foi nada em comparação com outros dias.
De qualquer forma, estiveram bastante empenhados na detecção do problema.
Pelo que consegui saber têm andado a fazer medições de sinal principalmente no litoral entre a região de Leiria e Porto que segundo eles è a zona mais problemática.
Fiquei impressionado com os meios dispensados.
Sem entrar em muitos pormenores, confirmaram que alguns dos problemas eram causados por sinais de emissores que caem fora do intervalo de guarda.
Os dados recolhidos, juntamente com outros de outros locais servirão para obrigar a PT a corrigir eventuais falhas.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Na sequência da minha reclamação à ANACOM hoje tive a visita de dois técnicos da referida entidade. (ou melhor, um técnico e uma técnica!)
Como relatei na minha reclamação que o problema é mais intenso à noite, chegaram às 18:00 e só foram embora às 21.30! Três horas e meia à volta com as medições de sinal.
Só que escolheram mal o dia. Hoje as condições para propagação a longa distância não estão muito favoráveis e apesar de detetarem alguns problemas a partir das 20.30 não foi nada em comparação com outros dias.
De qualquer forma, estiveram bastante empenhados na detecção do problema.
Pelo que consegui saber têm andado a fazer medições de sinal principalmente no litoral entre a região de Leiria e Porto que segundo eles è a zona mais problemática.
Fiquei impressionado com os meios dispensados.
Sem entrar em muitos pormenores, confirmaram que alguns dos problemas eram causados por sinais de emissores que caem fora do intervalo de guarda.
Os dados recolhidos, juntamente com outros de outros locais servirão para obrigar a PT a corrigir eventuais falhas.

eles não são parvos e também navegam nos fóruns por isso tem mais impacto as reclamações, de qualquer forma ao menos medem e confirmam que algo não esta bem...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como dizem os ditados populares, "Água mole em pedra dura..." e "Devagar se vai ao longe". Não podemos é aliviar o "garrote" até as coisas estarem em condições.

DX2
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Hoje um técnico disse-me que a ANACOM esteve com ele aqui em sever do vouga a fazer medições, e que apesar de estes últimos dias não terem sido muito favoráveis à propagação e de ter sido de dia, eles detectaram que em certos sítios conseguiam receber 9(!!!!!!) emissores em simultâneo em que pelo menos um deles estava a mais de 100 kms do local! Como é que há de dar alguma coisa de jeito!
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Hoje um técnico disse-me que a ANACOM esteve com ele aqui em sever do vouga a fazer medições, e que apesar de estes últimos dias não terem sido muito favoráveis à propagação e de ter sido de dia, eles detectaram que em certos sítios conseguiam receber 9(!!!!!!) emissores em simultâneo em que pelo menos um deles estava a mais de 100 kms do local! Como é que há de dar alguma coisa de jeito!

Olá

A anacom também esteve comigo.

Estas-se a estudar soluções. Daqui a algum tempo elas aparecem
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Esperemos que assim seja, pois ficar sem televisão no Verão é que não vai ter jeito nenhum...
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
:Espi06:

Gosto disto é há português montar antenas sem saber para quê.

:6_15_221: Portugal no seu melhor.
 

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
Queria dizer es tipos da PT e agora anda ANACOM com medições.

:espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Hoje um técnico disse-me que a ANACOM esteve com ele aqui em sever do vouga a fazer medições, e que apesar de estes últimos dias não terem sido muito favoráveis à propagação e de ter sido de dia, eles detectaram que em certos sítios conseguiam receber 9(!!!!!!) emissores em simultâneo em que pelo menos um deles estava a mais de 100 kms do local! Como é que há de dar alguma coisa de jeito!
Como é que eles sabem que eram 9 emissores diferentes se os emissores não têm identificação própria? Podia muito bem ser uma carrada de sinais reflectidos.

DX2
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
pois é como aqui na zona de agueda temos nelas, temos agueda com os dois emissores, s.bernardo, lousa, do lada da figueira chega cá , é uma fartura e depois a fartura da em crise era bom que eles se resolve-sem colocar mais emissores e menos potencia com aliás tem sido dito aqui no forum
 
Topo