Portal Chamar Táxi

Está descoberto o "fenomeno"

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Essa solução era utilizada para eliminar os "fantasmas" no analógico porque eles eram provocados por reflexões próximas do local da captação do sinal, mas não sei se em digital terá o efeito de anulação dos ecos, já que estes são provenientes de sinais longínquos.

DX2

Segundo o artigo que li (site americano) utiliza-se esta solução zonas de recepção complicada para reduzir interferências co-canal e também os dito ecos. Agora se o sinal interferente tem o mesmo ângulo ou muito próximo do sinal principal aí não resolve nada... Tenho pena de não ter duas antenas idênticas para experimentar nesses dias de recepção complicada...

Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Tenho seguido estes topicos todos... e cada vez percebo menos da tdt.....

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Tenho seguido estes topicos todos... e cada vez percebo menos da tdt.....

Amigo não e perceberes mas sim como eu e mais alguns aqui andamos e por carolice tentar minamizar com as

suas experiênçias chegar algum contexto sobre algumas falhas com a tdt. Tambem tenho feito alguma coisa

em ligar antenas mudar até já me tentei fazer tipo comprimento onda cortar um cabo com uma certa medida

mas nada mas vamos tentando e com obserbo aqui andar alguns com interesse no assunto vou acompanhan-

do as suas experiênçias.

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Amigo não e perceberes mas sim como eu e mais alguns aqui andamos e por carolice tentar minamizar com as

suas experiênçias chegar algum contexto sobre algumas falhas com a tdt. Tambem tenho feito alguma coisa

em ligar antenas mudar até já me tentei fazer tipo comprimento onda cortar um cabo com uma certa medida

mas nada mas vamos tentando e com obserbo aqui andar alguns com interesse no assunto vou acompanhan-

do as suas experiênçias.

eu sei, por isso vou acompanhando os tópicos
Abraço

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu não digo que vou fazer isso, ou pelo menos para já (talvez tente no verão quando a propagação vai atacar mais), mas as 2 antenas laterais não são com o intuito de amplificar mas cancelar echos e sinais que não cheguem de frente à antena, quando um sinal chega num ângulo em relação à antena uma delas vai receber primeiro que outra fazendo com que o sinal chegue desfasado, a soma desses dois sinais fará um cancelamento parcial desse sinal indesejável, quando o sinal "bate" de frente às duas antenas ele chega em simultâneo ficando o sinal de cada antena em fase deixando passar.

O desenho que fiz explica por alto o funcionamento:

Ver anexo 99426

Há muitos anos atrás quando práticamente ainda não haviam emissões por satélite para recepção doméstica, montei duas antenas assim como na foto que anexas-te. Fiz também um rotor com um motor de um limpa-pára-brisas e as rodas dentadas e a respectiva corrente de uma bicicleta. Este sistema servia, e muito bem, para receber diversos emissores piratas e ainda emissões ocasionais através de propagação.
No caso do digital não estou a ver alguma vantagem em colocar duas antenas. Todos os ecos recebidos dentro do intervalo de guarda não provocam qualquer problema.
Se achas que que os sinais interferentes podem estar a entrar lateralmente ou por trás talvez uma solução possa passar por envolver a antena em uma rede metálica, excepto na parte da frente. Pode não ficar muito estético, mas se resultar...

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Essa ideia da rede metálica é uma a considerar! Desde que coloquei o dipolo do dat hd 45 no pro 75 ainda não tive nenhuma quebra, nem mesmo depois do pôr do sol que passado pouco tempo o sinal quebrava temporariamente por uns minutos. O clima também não tem favorecido a propagação, por isso é que não tenho tido problemas, mas quando acontecer vou eperimentar essa ideia da rede.

O facto de ser inestético não importa pois está numa varanda atrás da casa. Mas há uma curiosidade, como a antena está mesmo À frente da janela do meu quarto, quando o telemóvel está no meu quarto e está com uma chamada a antena apanha o sinal do telemóvel e a tdt quebra na casa toda por uns segundos... :p

Edit:

Neste momento estou a apanhar algum sinal de montejunto e a qualidade está a saltar entre os 60% a 75%...

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Essa ideia da rede metálica é uma a considerar! Desde que coloquei o dipolo do dat hd 45 no pro 75 ainda não tive nenhuma quebra, nem mesmo depois do pôr do sol que passado pouco tempo o sinal quebrava temporariamente por uns minutos. O clima também não tem favorecido a propagação, por isso é que não tenho tido problemas, mas quando acontecer vou eperimentar essa ideia da rede.

O facto de ser inestético não importa pois está numa varanda atrás da casa. Mas há uma curiosidade, como a antena está mesmo À frente da janela do meu quarto, quando o telemóvel está no meu quarto e está com uma chamada a antena apanha o sinal do telemóvel e a tdt quebra na casa toda por uns segundos... :p

Edit:

Neste momento estou a apanhar algum sinal de montejunto e a qualidade está a saltar entre os 60% a 75%...

Essa ideia da rede metálica já ando a ensaiar há perto de 1 mês.

O Pincas não dorme!

Não é estético, mas como alguém já disse, uma antena não é uma obra de arte, é um "armanjo tecnológico" em algumas antenas, e em algumas zonas, é solução ideal

Em breve vou abrir outro tópico com toda a explicação

Boa Pascoa a todos

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Essa ideia da rede metálica já ando a ensaiar há perto de 1 mês.

O Pincas não dorme!

Não é estético, mas como alguém já disse, uma antena não é uma obra de arte, é um "armanjo tecnológico" em algumas antenas, e em algumas zonas, é solução ideal

Em breve vou abrir outro tópico com toda a explicação

Boa Pascoa a todos

E contigo a rede resultou nos dias de propagação?

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
E contigo a rede resultou nos dias de propagação?

Só vou ter certezas quando houver uma situação com excesso de propagação.

Não perca

Brevemente no gforum

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Vejam só o que tive que inventar para ter sinal esta noite!!! Sem esta chapa a qualidade está a 0% com a chapa colocada num ângulo o meu LCD varia entre os 15% e 25%...
Virei a antena para todo o lado antes de colocar a chapa e a qualidade sempre a 0%...

Coloquei um pouco de esferovite entre a antena e a chapa pois com a chapa em contacto directo com a antena reduzia a qualidade.

IMG_3425.jpg
IMG_3426.jpg

Edit: Mesmo com a chapa já está a deixar de dar, raista partisse m*rda... isto enerva mesmo, nunca mais vejo a hora de ter esta porcaria resolvida, maldita PT por ter feita uma infraestrutura de m*rda e de ter descriminado as pessoas pessoas fora das cidades...

Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
:6_15_221:

Amigo estamos em portugal já te esqueçeste, não existe respeito pelo cidadão contribuinte pois esta empresa deixa muito

a desejar PT e anacom faz farinha com eles pois senão fosse assim já tinha obrigado a por o serviço a funçionar com

está celebrado no concurso que ganharam em era disposto porem o serviço pelos menos 90% território nacional a funçi-

nar.Voçês nem vem que os homens andam atarefazos com a nova tecnologia 4g estão ca...g..do pra TDT.

Como diz o ditado quem muitos burros toca alguns ficam pelo caminho.

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0
@ tonito

compra 1 antena nova para a banda V (pode ser das de 20€ +- 14Db )

evita antena de 3 eixos (1 balumm preferencialmente)

afasta a antena da parede ( com suporte de parabólica)

rectifica fichas e cabo para frequências altas.

e isso deve ficar a trabalhar;

garanto o problema não é dos emissores, mas das instalações.

Abraço

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
@ tonito

garanto o problema não é dos emissores, mas das instalações.

Abraço

Obrigado pelo conselho, mas nisso tenho que discordar, o problema é dos emissores pois tal como milhares de pessoas a recepção é praticamente perfeita durante o dia e à noite é que falha por causa das propagações, garanto que se a PT tivesse instalado mais emissores mas com menos potência para que não chegassem emissores fora do intervalo de guarda ninguém tinha este problema que eu e muitos portugueses têm com a TDT

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0
o problema é dos emissores pois tal como milhares de pessoas a recepção é praticamente perfeita durante o dia e à noite é que falha por causa das propagações

em parte tens alguma razão, mas não totalmente, e de certeza que muita gente tem problemas de paragens e outros problemas relacionados com fenómenos de radio....
da igual forma tens vizinhos que não tem problema algum. e estão expostos aos mesmos fenómenos,...

... logo conclui-se que o problema é das instalações/instaladores/material utilizado. (muitas vezes reciclado).

COMENTÁRIOS:
tive um caso que me deu problemas, apenas que as paragens eram por volta das 19h. os "técnicos" aqui da zona dizem aos clientes que é a hora que muita gente está a usar a tv e roubam o sinal uns aos outros (hehhehehheheheh)....

solução era simples, trocar a antena televez com 10 anos por uma nova, esta nova (NEO HD 18Db) não resolveu na totalidade do problema, quando trocada por outra mais barata e mais direccional e de 1 eixo simples (blue520 ? 14Db) passei a ter sinal limpo para trabalhar a distribuição à toda a residência.

isto depois de ter eliminado 2 tomadas de passagem para 2 terminais e 1 em curto noutra tomada, alem disso apanhei falta de sinal numa linha, detectei que o electricista tinha trocado a entrada IN pela saída OUT de uma tomada de passagem.

tive que trocar muitos metros de cabo dado que o mesmo estava em mau estado (com verdete por dentro da malha).

como vez tudo tem uma justificação nem sempre podemos escolher a mais fácil (culpar os outros) muitas vezes o erro é nosso

os fenómenos radio fazem parte da tv tem que se viver com ele, tem que se analisar cada caso e eliminar da melhor forma esse fenómenos radio eléctricos. e ter em conta as varias fontes de interferências e somos nós que as produzimos com os variadíssimos electrodomésticos que temos em casa,

inclusive com espúrias dos baixadas de electricidade quando expostas a consumos saltam dos cabos e são captados pelas antenas, metendo ruído

NOTA final. nunca montem antenas próximas (120 a 150 cm) de obstáculos.... metálicos ou outras antenas, cabo eléctricos etc.

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
em parte tens alguma razão, mas não totalmente, e de certeza que muita gente tem problemas de paragens e outros problemas relacionados com fenómenos de radio....
da igual forma tens vizinhos que não tem problema algum. e estão expostos aos mesmos fenómenos,...

... logo conclui-se que o problema é das instalações/instaladores/material utilizado. (muitas vezes reciclado).

Por acaso não tenho um único vizinho com quem tenho falado que não diga que lhes falhou o sinal ao mesmo tempo que a mim, a minha irmã vive a 6 kms de minha casa e sempre que falha em minha casa à noite eu pergunto-lhe no dia seguinte e ela confirma o mesmo.

Eu converso com os instaladores da minha área e todos me dizem que recebem chamadas a reclamar da falta de sinal nessas noites em que falham em minha casa também.

Podes até ver neste forum que quando falha em minha casa eu venho reportar neste forum, e vários leitores de outras zonas confirmam que também ficaram sem sinal, claramente que o problema é da infraestrutura e não das instalações individuais, ontem à noite o meu sinal estava a 0% neste momento o sinal/qualidade está a 100% e não mexi em nada na instalação...

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0
olha tonito,

não eu tenho paragens estou e com uma antena com 6 anos, disto 30 Km do emissor mais próximo e apanho 4 emissores. estou com 60DB SINAL E RUIDO ENTRADA -6

neste preciso momento o ruído até subiu, e nas minhas instalações não existe paragens. nas instalações vizinhas existe paragens à noite, em especial nas auto instalações Tira ilações.

há,vivo noma moradia r/chão estou tapado por um prédio de 4 andares a 300mts, nem estou bem direccionado ao emissor, procurei sinal limpo e não sinal ao maximo

Eunão tenho problemas....os meus clientes também não. porque será???? SORTE!!!!!

PS:
problemas tenho com canais espanhóis que hora apanho e deixo apanhar. tem dias....

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Eu não sei de que zona és, mas já está comprovado pela anacom que existem problemas a zona litoral principalmente entre Coimbra e Aveiro (mas não só). Agora resta é a anacom tê-los no sítio para obrigar a PT a rectificar a situação. Tal com já referi, estou longe de ser o único a ter o problema, são centenas de kms quadrados que têm problemas quando a propagação está aberta.

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigos isso de falha e mesmo ausencia de sinal suficiente em alguns sitios tive que mudar a antena de sitio num caso tinha a antena antiga montada num sitio fiz a montagem de antena para tdt e nesse sitio não tinha sinal suficiente andei com a antena 6 metros para o lado sempre a fazer medições e o sinal a 6 m ao lado ficou com sinal suficiente e bom e não tem paragens noutro sitio era de fazer rir andava-se com a antena no sitio que estava não tinha sinal teve-se que andar uns metros para ter sinal e depois era assim dava-se dois passos não tinha sinal dava-se mais dois passos já tinha muito esquisito mas era mesmo assim

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0
a minha zona é sensivelmente no centro de fig.foz/coimbra/aveiro/àgueda e já referenciei os problemas que tive, depois de corrigidos não tive mais chatices.

acho de facto que não escolheram a melhor localização para os emissores, este vale/planície deveria ter um emissor na encosta ( e não do alto) do Buçaco, de forma a não erradiar para mortagua.

mas reafirmo e indo ao encontro do comentário do @GATUSKO que tem que se ter alguns cuidados que já por aqui referi.

escolher a melhor antena que se adequa a cada instalação, procurar o melhor sitio, e nem sempre o mais alto, recorrer a suporte de prato parabólica para esconder a antena de interferências/deflexão atraz de chaminé (os suportes verticais/mastros expõem as antenas), usar prédios vizinhos como protecção, etc.

são trukes que resultam e provam que o sistema está funcional.

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Concordo com amigo tOnito pois em casa dos meus pais servida por emissor de leiria,

eu e meu irmão já tanta experiênçias fizemos monta antenas tia antenas televes 3

eixos uma ikusi 1 eixo baixamos mostro subimos mastro medidor de campo afinar

e chega a noite aquela porra vai abaixo ainda aplica-mos cabo novo em toda ins-

lação amplificador novo já fizemos tudo e nada.

Por isso não é das instalações mas sim dos emissores em que alguns sitios entram

em conflito.

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Pois é isto de tdt cada caso é um caso,tenho montado para o emissor de s.bernardo em alguns sitios fica com sinal bom e sem paragens 100 m 0u 200m mais acima ou mais ão lado já não dá só para agueda porque há noite imagem para , de agueda há sitios que para outros não , tive um local que devia receber de agueda mais ou menos bem , sinal fraco virei para s.bernardo e tinha um morro alto coloquei amplificador piquei a antena de forma que fica-se res-ves com o cimo ficou picada áo ar e não é que ficou com sinal bom e não para por isso digo que cada caso é um caso e andamos sempre a aprender

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Exactamente rato, vê lá tu que até andei a correr o meu terreno praticamente todo com uma antena na mão e o portátil no outro, mais para cima, mais para baixo, esquerda, direita, telhado, sótão, chão, ar, varandas, tudo. O ÚNICO sítio onde o sinal dava, mas mesmo assim com falhas é num muro num só "spot" onde eu não posso aplicar pois estorva dos carros passarem. Por isso, não é da instalação pois da antena à pen só tinha uns 1,5 m de cabo e as respectivas fichas.

Já e mentalizei que quando vêm essas propagações não há mesmo nada a fazer.

Só me resta experimentar realmente fazer um array de 2 antenas ou experimentar uma antena de um eixo.

Mas duvido que resolva pois conheço mais pessoas com várias marcas e formas de antena que têm exactamente o mesmo problema que eu.

A solução para todos que temos este problema está nas mãos da PT, noutras palavras, nunca vamos ter o problema resolvido.

Nem se quer tenho alternativa de orientar a antena para outro emissor, pois só recebo o de Águeda (tirando os dias de propagação que deve estar a receber em simultâneo um emissor a mais de 67km de distância de Águeda...).

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
E aí está ele! Chegou o bom tempo, chegou o fenómeno, aqui tudo a zeros!