• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda com elevação do motor e da parabólica

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, se fosse possível agradecia que me ajudassem.
Para já passo a descrever o meu equipamento:
Box Clarke-Tech HD5000-C Plus
Motor Stab HH90
Antena Fracarro Penta 85 211201
LNB Invacom SNH-031

A minha localidade é Mortágua (Distrito de Viseu)

A instalação que fiz há mais de 1 ano está com esta elevação: Motor 40º e antena 36º. Não me perguntem como é que fui achar estes ângulos pois já não me lembro. O único satélite que sempre apanhei foi o hotbird com cerca de 60% de qualidade.

Agora comprei um aparelho (que para mim chamo de satfinder) Satlink WS-6906 para me ajudar a fazer uma nova instalação.

Já consultei n de manuais e compreendo algumas das indicações que são dadas.

Precisava que me ajudassem a achar a elevação exacta para o motor e antena na minha localidade Mortágua. Sei que depois devo começar por afinar o atlantic bird (em alguns manuais referem o nilesat) que fica um pouco à direita do único satélite que sempre apanhei (hotbird).

Obrigado pela ajuda.
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Boas,amigo a elevação do motor é a tua latitude ou seja do local da instalação.A antena é nula ou seja a mesma do motor apesar de depois teres que afinar mais coisa menos coisa.O satélite a apanhar deve ser o atlantic bird mas configura as cordenadas no menu usuals do receptor e depois manda para o satélite que melhores apanhares,afina o apontamento a esse satélite e deves apanhar os outros.vai aqui Satellite Finder / Dish Alignment Calculator with Google Maps | DishPointer.com e coloca a tua morada,clica na aba motorized sistem,depois abre true south-true nort e o site diz tudo o que precisas de saber.
Abraço e paciencia que para montar um sistema motorizado é preciso alguma eheheheheh
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda amigo.
Fiz como disseste e fui ao link que me indicaste. Coloquei lá a minha localização e seleccionei a aba motorized antena. A latitude que me deu foi 40,4º e a longitude -8,23º. Mais abaixo aparece satelite ***motorized*** e elevation 30º.
Pela explicação que me deste devo então colocar a elevação do motor em 40,4º e a antena fica nos 0º correcto? E para que serve a elevation 30º que aparece no site?
 
Última edição:

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Bom dia,
Esquece aquela cena do elevation 30º pois estava a fazer mal.
Quando coloco na aba motorized para além do true north / true south aparece o modelo do meu motor (Stab HH90) e depois dá estes dados:

Se selecionar sab hh90 dá isto:
Motor Latitude: 40.4°
Declination Angle: 6.3°
Dish Elevation: 39°
Azimuth (true): 180.0°
Azimuth (magn.): 182.9

Se selecionar true south / true north dá isto:
Motor Latitude: 40.4°
Declination Angle: 6.3°
Dish Elevation: --°
Azimuth (true): 180.0°
Azimuth (magn.): 182.9°

De que forma devo proceder? Será que o meu motor é diferente dos outros? Outra duvida que tenho é o declination angle.
 

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Mensagens
235
Gostos Recebidos
30
A inclinação do motor deve ser 40º, satélite do verdadeiro sul 8ºW Eutelsat 8 West A.

A primeira freq.com o motor a "zero" »» 10972.00 H 27500 3/4 - Latin TV
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
A inclinação do motor deve ser 40º, satélite do verdadeiro sul 8ºW Eutelsat 8 West A.

A primeira freq.com o motor a "zero" »» 10972.00 H 27500 3/4 - Latin TV

Sim amigo é isso que vou fazer. Só me falta 1 valor: A inclinação da antena.
Na aba motorized do dishpointer para além do true south / true north aparece também o modelo do meu motor (stab hh90) e de outros motores stab. Porque será? Será que uma instalação com motores stab é diferente das outras?

Repare nos dados que o dishpointer me fornece na aba motorized systems / ***motorized***:

Se selecionar stab hh90 (o meu motor) dá isto:
Motor Latitude: 40.4°
Declination Angle: 6.3°
Dish Elevation: 39°
Azimuth (true): 180.0°
Azimuth (magn.): 182.9

Se selecionar true south / true north dá isto:
Motor Latitude: 40.4°
Declination Angle: 6.3°
Dish Elevation: --°
Azimuth (true): 180.0°
Azimuth (magn.): 182.9°

E agora o que faço em relação à elevação do prato?

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Mensagens
235
Gostos Recebidos
30
A inclinação é a que conseguires maior força de sinal, com o equipamento que tens não deve ser difícil.
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Boas espero que já tenhas conseguido afinar essa coisa looool,mas de qualquer forma fica mais umas para quem ler isto no futuro a tirar duvidas.
Bom tal como disse a inclinação da antena é nula ou seja é a mesma do motor mais coisa menos coisa esse ajuste tens que fazer depois de apanhar sinal do satélite.O LNB também é nulo ou seja não tem inclinação para nenhum dos lados fica alinhado com o centro do prato mas depois com calma podes afinar de forma a captar melhor os satélites que mais captas.
Mais ainda depois de apanhares sinal (da forma que te indiquei por usuals ou apontando directo ao atlantic Bird que é o mais indicado)ainda vais ter que fazer uns ajustes na inclinação do motor e da antena (sempre a base de valores que o site indica 40º +\-)de forma a conseguires ter bom sinal nos vários satélites,isso com tempo e paciencia vai lá.
Abraço
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Alguém me sabe dizer como se configura a função usals?
No meu receptor tenho:
Satélite: 8.0W Telecom 2D
Depois tenho de introduzir:
Grau sat:
Posição antena: ºW / ºN

Sendo que os valores da minha localização são estes como devo preencher os dados em falta?
Latitude: 40.3969°
Longitude: -8.2325°

Por exemplo: Eu estou a -8.2W e o hotbird está a 13E. Qual é o valor que deve ficar no deco?
 
Última edição:

SATIG

GF Prata
Entrou
Mar 29, 2008
Mensagens
235
Gostos Recebidos
30
Não conheço o recetor mas aqui vai:

Posição antena:8 ºW /40 ºN
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Bem já estou a apanhar alguns satélites. Mas curiosamente são todos a este. Apanho desde o sirius ao astra 28,5º. Penso que o problema não será do arco mas sim dos obstáculos que tenho em frente à antena...
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
Bem já estou a apanhar alguns satélites. Mas curiosamente são todos a este. Apanho desde o sirius ao astra 28,5º. Penso que o problema não será do arco mas sim dos obstáculos que tenho em frente à antena...
Boas,tal como já te disse isso agora é questão de afinação mais fina com paciencia.Se apanhas para leste e não apanhas nenhum para oeste duvido que seja obstáculo que tape todos a oeste,isso é afinação quase de certeza.
A função usals não tens que colocar posição de satélite nenhum tens é que colocar as tuas cordenadas,ele depois por essa localização vai sozinho buscar o satélite que quiseres apanhar.

Uma forma simples e mais grosseira de montar uma instalação com motor é precisamente com esse sistema,depois de montar o prato e motor com as elevações certas configura-se o usals e depois manda-se o motor ir para um satélite com bom sinal na nossa zona.O motor vai mover o prato para essa localização e nós a seguir vamos apontar o prato a esse satélite como se fosse uma antena fixa,logo que esse satélite esteja com bom sinal fixamos o motor no mastro,desta forma já deve apanhar muitos mais satélites no arco a partir daí é afinar mais fino.Uma boa forma de afinar mais fino é depois apanhar o tal satélite a que apntamos como se fosse uma antena fixa mandamos o motor para os sat´lites dos extremos do arco alternadamente e vamos afinando a coisa marcando no mastro cada vez que damos um jeito na coisa para sabermos sempre onde estava antes de mexer.
Esta forma funciona bem se tiveres paciencia e tempo enfim nada como perder muitas horas de volta da coisa para se ficar um expert nessa mesma coisa :Espi06:
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Com o outro manual que te indiquei por pm vais conseguir de certeza é um manual completo , pena é o autor desse manual não deixar colocar neste forum
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Com o outro manual que te indiquei por pm vais conseguir de certeza é um manual completo , pena é o autor desse manual não deixar colocar neste forum

Obrigado amigo. Foi por esse manual que eu afinei a antena. Eu acho mesmo que não apanho mais nada devido aos obstáculos. Se vocês vissem o local provavelmente iriam achar o mesmo porque a antena quando chega a oeste começa a ficar por baixo de uma varanda. A varanda ainda fica alta mas começa a ficar no enquadramento...
De qualquer forma mais logo ainda vou tentar afinar um pouco a ver o que dá.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se vocês vissem o local provavelmente iriam achar o mesmo porque a antena quando chega a oeste começa a ficar por baixo de uma varanda. A varanda ainda fica alta mas começa a ficar no enquadramento...
Mete aí uma foto. Se for mesmo isso, evitas andar às "cabeçadas" a tentar apanhar os satélites do Oeste.

DX2
 

gatobrancoasriscas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Ok aqui vai:
20130920_123318.jpg
20130920_123340.jpg

Nestas fotos a antena está no atlantic bird 8.2W
A primeira tirei mais de lado para vocês terem uma ideia
A segunda tirei mais por trás. Podem ver que o telhado ainda está longe mas... não sei
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como é que tu vais instalar uma antena parabólica rotativa num sítio onde para o lado da metade Oeste do arco geoestacionário tens uma pala e a casa????
Nem vale a pena estares com mais trabalho! Nesse sítio só vais conseguir captar até onde captas agora. Tens que montar a antena num sítio onde não tenhas obstáculos nenhuns para um lado e para o outro do Sul.

DX2
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,115
Gostos Recebidos
50
amigo pelas fotos que eu vi,se tivesses colocado a antena no pilar de parte de fora,talvez o motor fizesse a rotação dos 45 est a 45 oest ou então colocares a antena no telhado.
 
Topo