• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ligar 3 LNB´s duplos a 2 disecq (4x1) para alimentar 2 decos ???

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Boas.
Estive a tarde inteira a tentar montar umas antenas á do meu pai. Ele tem um prato com um Lnb de 2 saídas para o Hispasat e um prato com 2 LNB´s com 2 saídas para o Astra e o H.Bird. Como os LNB´s são de 2 saídas liguei uma saída a uma caixa disecq 4x1 e a outra saída á outra caixa disecq igual.
A minha intenção é de uma caixa disecq sair um cabo para um receptor na sala e do outra caixa diseqc sair outro cabo para outro receptor no sotão.
As antenas estão afinadas e reguladas e um a um os satelites têm sinal e tudo funciona na perfeição. O problema é quando no receptor eu dou as instruções dos respectivos LNB´s , fico sem sinal. O que estará a correr mal?
Obrigado.
 

aranhão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
188
Gostos Recebidos
0
a antena do astra e hotbird é un monobloco???
se for monobloco presizas de un diseq que faça a comutação do monobloco
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
A antena do astra tem um suporte duplo com 2 Lnb´s com 2 saídas cada um.
 

aranhão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
188
Gostos Recebidos
0
então estas a configurar o tuner mal eu tanben ja tive essa configuração a trabalhar a 100%
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas
As configurações dos LNB’s nas box’s estão bem?
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Eu já tive isto a funcionar noutra casa só que era só para um receptor. Tinha Hispasat Lnb1 »»»»Porta A (Disqec) , Astra Lnb2 »»»Porta B , H.Bird Lnb3 »»»»Porta C e depois saía do disecq um cabo que iá entrar no receptor. Tudo funcionava 5*****.
A diferença é que agora em vez de um Deco quero ter sinal para dois decos. Por isso comprei os 3 LNB´s com duas saídas, para que cada LNB ligue a uma caixa disecq diferente, das quais sai um cabo para cada deco.
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas

faz teste só com recpetor .
---------------------------------
vamos por partes

ligar uma saida do lnb pó hispasat mais uma saida lnb pó astra , H.Bird , certo ? isto todo ligado a uma caixa disecq 4x1 bem apartir daqui ligas a um dos receptor ai tens de configurar as respetivas portas no recpetor , tipo recpetor ( 1 )= disecq tem de ser igual (1 )


não desistas isso e normal
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
O 2º receptor ainda nem sequer está ligado. Como começou a correr mal no 1ª já não tive tempo de ligar o cabo ao outro.
De qualquer das formas, Os 3 cabos que vêm dos 3 LNB´s ligam a uma das caixas diseqc donde por sua vez sai um cabo para o deco. Os outros 3 cabos que vêm dos LNB (LNB´s com duas saídas) vão ligar a outra caixa disecq que irá alimentar outro deco ( o tal que ainda nem sequer liguei).
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Isso é o mais fácil de configurar.
1º ligar o hispasat à entrada A ou 1 do diseq 4:1 ;
2º ligar o astra à entrada B ou 2 do diseq;
3º ligar o hotbird à entrada C ou 3 do diseq;
4º no deco configurar os satélites por essa ordem- hispa A, asta B e hotbird C e está a ver bonecos.
Se mesmo assim não der faça busca automática de satélites (supondo que o deco tem essa função) e deve fica em ordem.
Ver se a alimentação de 12volts dos lnbs está em on.
Cumps
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Mas eu tenho isso assim configurado só que não tenho sinal (só tenho sinal se ligar directamente um a um sem diseqc) . A minha dúdida é que a única coisa que fiz de diferente da antiga instalação é os LNB´s em vez de serem simples, são de duas saídas independentes para eu poder ligar a dois decos diferentes através de duas caixas disecq. Será que os Lnb´s deviam de ser só de uma saída e instalar só um disecq de duas saídas (uma para cada deco) ???
 

aranhão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
188
Gostos Recebidos
0
repara nos fois se nao tens un a fazer mau contacto
mas para dois recetores tens de ter dois diseq
ve se não te enganate na ligação do fio para o diseq
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Eu tenho dois diseqc. E os fios que saiem dos disecq para os decos também estão bem, apesar de , como já disse , ainda só tive tempo de ligar um dos decos.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Eu tenho 3 Lnbs de dupla saída para ligar a dois decos em simultâneo e tenho exactamente como disse e funciona perfeitamente em dois decos ao mesmo tempo. Poderá ter-se enganado nas ligações? confirmar uma a uma o diseq é o adequado? há decos que não aceitam alguns diseqs, ver isso que é simples de configurar. Eu que sou leigo consegui.
Em definições service searching fazer a busca de satélites automática ou manual e fica a funcionar.
Cumps

Mas eu tenho isso assim configurado só que não tenho sinal (só tenho sinal se ligar directamente um a um sem diseqc) . A minha dúdida é que a única coisa que fiz de diferente da antiga instalação é os LNB´s em vez de serem simples, são de duas saídas independentes para eu poder ligar a dois decos diferentes através de duas caixas disecq. Será que os Lnb´s deviam de ser só de uma saída e instalar só um disecq de duas saídas (uma para cada deco) ???
 

oinotna48

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
O.k. Assim já fico mais descansado uma vez que tecnicamente este tipo de ligações é possível. O deco trabalha com disecq 1.0 e 1.1. e os que eu comprei são 1.0. Agora assim que tiver tempo e não chover, vou ter que ir novamente para o telhado e verificar todas as ligações novamente. Vou também tentar ligar o outro deco a ver se também me dá este problema. Obrigado.
No entanto se surgirem mais opiniões, eu agradeço...
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Se as ligações estiverem bem feitas e, se diz que tem sinal se os ligar individualmente quer dizer que estão, é questão de os configurar bem no deco. Eu tive esse problema até perceber como configurar no deco a ordem de entrada dos satélites. Essa foi para mim a parte difícil, conhecer o meu deco. Agora até lhe colocava 10 Lnbs ,(percebeu bem 10) ligados em simultâneo no mesmo deco.
Onde lhe disse hà pouco Sistema- Definições- Service searching- Busca de satélites- Busca automática ou manual(em manual indicando o caminho) não resolve?
Não esquecer fazer busca de canais após a configuração correcta e respectiva lista de canais. ~
Cumps
O.k. Assim já fico mais descansado uma vez que tecnicamente este tipo de ligações é possível. O deco trabalha com disecq 1.0 e 1.1. e os que eu comprei são 1.0. Agora assim que tiver tempo e não chover, vou ter que ir novamente para o telhado e verificar todas as ligações novamente. Vou também tentar ligar o outro deco a ver se também me dá este problema. Obrigado.
No entanto se surgirem mais opiniões, eu agradeço...
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Não sei que deco tem mas, no meu é assim, em Menu-definições-service searching- definições do tuner e Ok e surge um menu com as diferentes opções e eu tenho assim:
_Configuracion mode - simples;
_Mode - DiseqC - A/B/C/D;
_ Porta A - Hispa;
_ Porta B - Astra;
_ Porta C - Hot Bird;
_ Porta D - Não conectado;
_ Set voltage and 22KHz - Sim;
Sempre de acordo com a configuração que colocou no diseqC.
Espero que assim consiga resolver.
Cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Umas fotos dos LNB's e dos comutadores ajudavam muito.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Última edição:

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,256
Gostos Recebidos
1
O assunto que está em dscussão tem resolução fácil sabendo e conhecendo o deco em causa.
Como não sei colocar aqui fotos deixo um endereço de uma imagem que diz mais que mil palavras:Espi06:
http://www.google.pt/url?sa=i&sourc...gCq0PZx8sIYvRSRoZhpA1srQ&ust=1393237329339194

Edito: Para dizer que não consigo colocar a imagem; coloco o site e a imagem é o itém nº 25.
Cumps

vt4000adiseqc4x1visiontku2.gif
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Obrigado sporting41 pela ajuda.
A marca e modelo dos Lnbs e Diseq´s nao é importante. Importante é a configuração,(tanto do esquema como do deco) para 3, 4 ,8, ou16 Lnbs.
Eu tenho o deco Azbox élite hd a funcionar com 3 lnbs mas ela suporta até 16. É como digo, uma questão de configuração.
Cumps
 
Última edição:
Topo