• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

antena 2,30 varetas lnb

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boas, tenho esta antena de 2,30m pa comprar a um user cá do forum, mas hoje fui ver a mesma, e achei estranho a posição das varetas que seguram o lnb, deixo umas fotos para perceberem:

25q3q4w.jpg

ouurlf.jpg

106llck.jpg

jhc8kl.jpg


na 2ª e 3ª foto podem ver uns suportes para as varetas que estão sem uso, tem 3 iguais a esse. (segundo me disse o dono da mesma, foi um antigo dono que os colocou pa fazer umas experiencias em banda C)

na 4ª foto dá pra ver que duas varetas estão fixas onde o prato fixa ao polarmount.

Segundo o dono da antena ela está a captar bem os 28ºE e os 16ºE (está com um motor de 18, não dá para esticar muito mais)

Se alguém conseguisse identificar a marca da antena ficava mais simples de perceber onde devem ser instaladas as varetas correctamente, e se as que estão instaladas são as de origem.

Qualquer ajuda é bem vinda :)

cps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, tenho esta antena de 2,30m pa comprar a um user cá do forum, mas hoje fui ver a mesma, e achei estranho a posição das varetas que seguram o lnb, deixo umas fotos para perceberem:

25q3q4w.jpg

ouurlf.jpg

106llck.jpg

jhc8kl.jpg


na 2ª e 3ª foto podem ver uns suportes para as varetas que estão sem uso, tem 3 iguais a esse. (segundo me disse o dono da mesma, foi um antigo dono que os colocou pa fazer umas experiencias em banda C)

na 4ª foto dá pra ver que duas varetas estão fixas onde o prato fixa ao polarmount.

Segundo o dono da antena ela está a captar bem os 28ºE e os 16ºE (está com um motor de 18, não dá para esticar muito mais)

Se alguém conseguisse identificar a marca da antena ficava mais simples de perceber onde devem ser instaladas as varetas correctamente, e se as que estão instaladas são as de origem.

Qualquer ajuda é bem vinda :)

cps



Boas

Parece que algo não bate certo com essas varetas, para o modelo de antena.

Também poderia acontecer exactamente o contrário, a antena ser pensada para Banda C e tentarem adaptar a mesma para KU.

O que muda de uma para a outra?

Os iluminadores para banda C são fabricados em geral F/D (foco/diâmetro) entre aproximadamente. 0,35 e 0,40, enquanto as KU para valores superiores.
Para confirmar tinha que efectuar uma serie de medições.

Por outro lado nas fotos parece estar um LNB universal para antena Offset, não adequado para esse tipo de antena! Será?

Para antena de foco primário/central deve usar LNB com Feed, especifico para esse tipo de antena.

Um motor de 18" pode ser considerado insuficiente para a medida da antena, quer por o alcance (Este Oeste) quer pelo binário (força) e pela resistência os ventos.

Boa pesquisa
 
Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Isso do LNB é pra mudar caso venha a comprar a antena.

A minha duvida, se comprar a antena vou conseguir meter as varetas no sitio certo pa captar banda KU sem problemas?

Acrescento que no prato não há qualquer furo (sem ser os de bricolage) para fixar as ditas varetas.

Não reconhece a marca da antena?

cps
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
amigo tudo parece que é marca faamaval podes sempre comprar as baretas laterais que sao as indicadas para esse prato
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Varetas laterais? Sabe onde posso comprar?

A questão é que todas as antenas de 2,30 da famaval tem as varetas fixas "dentro" do prato, e não nas bordas do mesmo. Digo isto pelas fotos do site da famaval.

cps
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
se ja viste isso entao nao é famaval eu é que pensava que fosse mas vai dando uma busca em outras marcas que ainda deves encontrar
eu vou ver e se encontrar digo, por acaso ja tive isso ai a mais foi pena ter deitado fora
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Já procurei por algumas das marcas mais conhecidas, marrafa, chaparral, teka,... e não encontrei nenhuma antena em que as varetas apertem nas bordas.

Ela parece uma famaval sem duvida, agora as varetas é que não tem nada a ver com as da famaval...

Até comprava as varetas da famaval, o problema é que esta antena não tem furos pa fixar as varetas na posição das da famaval.... só ia lá com bricolage

cps
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
mais uma foto das varetas que tem instaladas


nmjbs7.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas, tenho esta antena de 2,30m pa comprar a um user cá do forum, mas hoje fui ver a mesma, e achei estranho a posição das varetas que seguram o lnb, deixo umas fotos para perceberem:

25q3q4w.jpg

ouurlf.jpg

106llck.jpg

jhc8kl.jpg


na 2ª e 3ª foto podem ver uns suportes para as varetas que estão sem uso, tem 3 iguais a esse. (segundo me disse o dono da mesma, foi um antigo dono que os colocou pa fazer umas experiencias em banda C)

na 4ª foto dá pra ver que duas varetas estão fixas onde o prato fixa ao polarmount.

Segundo o dono da antena ela está a captar bem os 28ºE e os 16ºE (está com um motor de 18, não dá para esticar muito mais)

Se alguém conseguisse identificar a marca da antena ficava mais simples de perceber onde devem ser instaladas as varetas correctamente, e se as que estão instaladas são as de origem.

Qualquer ajuda é bem vinda :)

cps
A antena não é da Famaval. A ideia que me dá é que os suportes que estão fixados na borda do prato é que foram adaptados a esse prato e o tripode que aí está é que é o de origem. Se puderes tirar uma foto ao polarmount eu logo te digo de que marca ela é.

DX2
 
Última edição:

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Se tiveres dificuldade o marrafa em ovar tem isso para venda
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mais uma foto das varetas que tem instaladas


nmjbs7.jpg


Boas

Penso que a configuração original da antena poderia ser do tipo

52673.jpgC_Band_120cm_150cm_185cm_240cm_Satellite_Dish.jpg

Se fosse o caso, realmente não seria ideal/funcional para montar LNB para KU, e a curvatura da antena/prato pode ser mais favorável para banda C.

Em todo o caso a antena pode funcionar com essas varetas, no entanto confirme uma medida (medir a distancia do suporte LNB até ao centro do prato) que deveria dar aproximadamente 900mm.

Boa pesquisa
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado desde já pela ajuda pessoal, ficam umas fotos do polarmount:

29e59nd.jpg


2aan0uv.jpg


i74lq8.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Decididamente não é Famaval mas também não reconheço esse polarmount. Em todo o caso, não me parece ser uma antena muito fiável já que a sua estrutura parece ser um pouco frágil para um prato dessa dimensão. Se estiveres mesmo interessado em comprá-la vai ser difícil assim à distância dizer-te se é uma boa compra ou não, porque há demasiadas interrogações acerca dela.

DX2
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, desculpa a pergunta, mas porque dizes que a estrutura te parece um pouco frágil? O polarmount deveria ser mais "forte" (ferro mais grosso)?

Quanto ás varetas já pedi ao dono da antena para medir a distancia da frente do LNB até ao centro do prato, como sugeriu o mrsat.

Segundo o dono da antena, quando tinha motor 24polegadas instalado a antena fazia dos 42E até aos 30W, com as varetas assim instaladas.

cps
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Mede 89cm da frente do LNB ao centro do prato.
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,312
Gostos Recebidos
160
devo dizer k quando instalei esta antena inclusive com o antigo dono dela o meu grande amigo e falecido cheirinhas lembro k ele me disse que as varetas eram mesmo assim aplicadas na mesma
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Mede 89cm da frente do LNB ao centro do prato.

Boas

Sendo assim a medida está próxima dos valores lógicos para diâmetro/distancia focal. Restava saber do ângulo de curvatura do prato, ou pela profundidade e diâmetro dá para calcular.

Tal como disse um motor de 18" não permite grande alcance angular e resistência numa antena de 230cm.

Posso dizer que uso um motor de 24" veio grosso (mais robusto) em antena de 185cm, e será considerado à tangente para os ângulos que pretendo e esforços que está sujeita!

Agora tudo será uma questão de preço.

Boa pesquisa e eventual compra
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Os valores de profundidade e diametro só pedindo ao dono para medir. (depois posto aqui)

Quanto ao motor há varias opiniões, uns dizem que um de 24 normal chega (mais ou menos 50€), outros que o melhor seria um de 36 polegadas, mas o preço já é quase o dobro...

edit:

uma duvida, pa saber o diametro da antena, mede-se pela parte exterior (marca azul), ou mais por dentro (a amarelo)?

110hxk9.jpg


cps
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Os valores de profundidade e diametro só pedindo ao dono para medir. (depois posto aqui)

Quanto ao motor há varias opiniões, uns dizem que um de 24 normal chega (mais ou menos 50€), outros que o melhor seria um de 36 polegadas, mas o preço já é quase o dobro...

cps


Boas

Se pretender movimento angular tipo de 45 Este a 45 Oeste, o motor de 24" não deve chegar nesse modelo de antena.

No entanto pode fazer um ensaio com fita métrica. 24 polegadas dá cerca de 61 cm, e 36" cerca de 91,5 cm. Pela posição do motor á esquerda, bastaria simular ângulo exemplo: de 45º Este motor/braço todo encolhido, e depois virar a antena para 45º Oeste, e verificar o valor medido na fita.
Esta simulação pode ser feita mesmo sem motor, ou no caso dessa antena bastaria desapertar a rotula do mesmo, que vai ao aro que segura o reflector.
Depois bastará medir a distancia mínima e máxima entre os dois pontos (fixação motor) para os ângulos que pretende alcançar, e verificar se o diferencial necessário, está dentro da medida que o motor atinge.

Fora isso se o preço for bom, mesmo que a curvatura/profundidade do prato seja mais favorável a banda C, ainda assim tem um ganho razoável/bom em banda KU.

No entanto a medida que deu 89cm (distancia focal, descontando a frente do LNB), se estiver de acordo com a curvatura logica, então poderá ter bom ganho em KU.

Cps
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boas

Se pretender movimento angular tipo de 45 Este a 45 Oeste, o motor de 24" não deve chegar nesse modelo de antena.

No entanto pode fazer um ensaio com fita métrica. 24 polegadas dá cerca de 61 cm, e 36" cerca de 91,5 cm. Pela posição do motor á esquerda, bastaria simular ângulo exemplo: de 45º Este motor/braço todo encolhido, e depois virar a antena para 45º Oeste, e verificar o valor medido na fita.
Esta simulação pode ser feita mesmo sem motor, ou no caso dessa antena bastaria desapertar a rotula do mesmo, que vai ao aro que segura o reflector.
Depois bastará medir a distancia mínima e máxima entre os dois pontos (fixação motor) para os ângulos que pretende alcançar, e verificar se o diferencial necessário, está dentro da medida que o motor atinge.

Fora isso se o preço for bom, mesmo que a curvatura/profundidade do prato seja mais favorável a banda C, ainda assim tem um ganho razoável/bom em banda KU.

No entanto a medida que deu 89cm (distancia focal, descontando a frente do LNB), se estiver de acordo com a curvatura logica, então poderá ter bom ganho em KU.

Cps

Os 89cm, é medindo da frente do LNB até ao centro da antena.
 
Topo