Portal Chamar Táxi

antena 2,30 varetas lnb

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado msat, qual a melhor solução na sua opinião? Comprar umas varetas de uma famaval por exemplo?

Fazer bricolage pa ajustar a posição do lnb nessas varetas?

outra coisa, é que não estou a ver como fixar este suporte do lnb nas varetas que a antena tem instalada.

cps

primesatfeedboss01lg.jpg

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Obrigado msat, qual a melhor solução na sua opinião? Comprar umas varetas de uma famaval por exemplo?

outra coisa, é que não estou a ver como fixar este suporte do lnb nas varetas que a antena tem instalada.

cps

primesatfeedboss01lg.jpg
Deixa lá estar as varetas quietas porque elas são as que pertencem à antena.
Do que aparece nessa imagem só precisas dum guia de onda igual ou parecido com aquele e já vais conseguir afinar a distância focal como deve ser. Claro, e precisas dum LNB universal foco primário.

DX2

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1

cps

primesatfeedboss01lg.jpg

Boas

Se tiver forma de prensar porcas (cilíndricas) dentro de tubo/varetas de alumínio, sugeria a bricolage e usar a fixação pelos suportes na aba exterior da antena.
Nesse caso as varetas de alumínio não precisariam fazer curvas, como os exemplos das antenas indicadas no Post 11.

Como calcular o comprimento exacto das varetas? Arranjar um bocado de tubo rigido de PVC (com a medida muito próxima da distancia focal óptima).
Com o prato pousado no chão barriga para baixo, concavidade na vertical (apontar para cima) pousar o tubo de PVC na vertical no centro do prato, e na outra extremidade do tubo apertar o suporte do LNB, mesmo no limite da ponta do tubo..
Atar no respectivo suporte (LNB) três fios, esticar e atar os mesmos em triângulo, nos 3 suportes na aba do prato.
Ajustar os três fios até ter o tubo PVC pressionado, exactamente na vertical, e nesse caso fica com comprimentos igual em todos os fios.
Dessa forma consegue ter a medida exacta do comprimento que devem ter as varetas de aluminio.

Se achar este processo complicado, também pode adquirir um conjunto de varetas. Exemplo:da Adauta (Famaval), e depois adaptar as mesmas ao prato.

Também poderia tentar aumentar o comprimento das que estão aplicadas!

Já agora esse suporte de LNB da foto, adapta bem da forma que estou a sugerir, as três varetas pelo exterior ou aba, ou seja nos suportes que já lá estão.

Boa pesquisa, bricolage e adaptação, e que resulte todo o processo.

Cps

Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado a ambos, a solução do DX2 á primeira leitura parece-me a mais simples de executar, se bem que não estou a ver como segurar esse suporte do LNB da foto anterior, nestas varetas... mas posso ser eu que nunca tive um desses suportes nas mãos :)

cps

nmjbs7.jpg

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Obrigado a ambos, a solução do DX2 á primeira leitura parece-me a mais simples de executar, se bem que não estou a ver como segurar esse suporte do LNB da foto anterior, nestas varetas... mas posso ser eu que nunca tive um desses suportes nas mãos :)

cps

nmjbs7.jpg

Boas

O suporte novo que tem na foto é comum nos dias de hoje.

O sistema de varetas da Famaval em ângulo de 3 x120º também se adapta bem ao suporte novo da foto.

Se por outro lado, não faz muita questão de optimizar/corrigir a distancia focal, e se ficar satisfeito com um rendimento inferior da antena, então como está serve perfeitamente, e com mais parafuso ou mais abraçadeira ou ate apertar o feed no suporte que já lá está, será solução.

Penso que deve conseguir os mesmos resultados, obtidos até agora pelo actual dono.

Boas afinações

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

cps

nmjbs7.jpg
Ainda não percebeste: tu só precisas daquele suporte de plástico que está na imagem se meteres outras varetas! O suporte original serve na mesma no caso de tirares esse LNB offset que lá está e meteres o que deve ser, ou seja, um guia de onda e um LNB foco primário. O único senão, pelo que estou a ver na imagem, é que tiraram a abraçadeira superior do suporte e meteram uma mais larga por causa do LNB offset e essa abraçadeira vai ser demasiado larga para o guia de onda. Pode ser que o dono da antena ainda tenha a original por lá.
Eu aconselho a troca do LNB mas, e não devia dizer isto, se quiseres manter o offset, afina a distância focal o mais aproximadamente possível do valor mencionado acima para esse prato. Se conseguires captar bem todos os satélites, não são 3, 4 ou 5mm a menos na distância focal que vão fazer diferença no rendimento dum prato desse tamanho.
Mas volto a reiterar, o correcto é meteres um guia de onda e um LNB foco primário.

DX2

Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Tinha percebido mal DX2, obrigado :)

A ideia é meter um LNB foco primário com o feed. Mesmo que não tenha a original pa segurar o LNB não será complicado de resolver com um bocado de brocolage :)

cps

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

Com essa dimensão de antena, e tudo afinado, pode fazer um teste em alguns canais com sinal mais fraco.

Exemplo: Astra 28,2E Feixe UK, e frequências como 10788V .......10818V.

Se antena estiver bem afinada, deverá ter muito bom sinal nas mesmas

Exemplo desses canais com antena de 185cm (pequeno desvio frequência LNB) :

IMAG1776a.jpgIMAG1775a.jpgIMAG1777a.jpg

Boas afinações

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
A ideia é meter um LNB foco primário com o feed. Mesmo que não tenha a original pa segurar o LNB não será complicado de resolver com um bocado de brocolage :)
Penso que não. Com um bocadinho de jeito fazes o que falta e para ser mais fácil, deixo-te uma dica: a parte de cima original tem o mesmo formato da parte de baixo portanto podes usá-la como molde. O que interessa principalmente é que a parte curva fique bem centrada e com o mesmo tamanho, para ficar justa ao corpo do guia de onda.

DX2

tvbox

GF Bronze
Entrou
Nov 2, 2014
Gostos Recebidos
0
Varetas laterais? Sabe onde posso comprar?

A questão é que todas as antenas de 2,30 da famaval tem as varetas fixas "dentro" do prato, e não nas bordas do mesmo. Digo isto pelas fotos do site da famaval.

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

Se tiver duvidas sobre a distancia focal pode consultar o seguinte manual técnico:

h**p://bibdigital.epn.edu.ec/bitstream/15000/4664/1/CD-4297.pdf

Ver pagina 52. Se o prato for circular a formula pode ser simplificada o (a) ao 3, passa a (a) ao 2, e elimina o h do denominador.

Então para uma antena com diâmetro útil de 231 Cm e profundidade de 35,5 cm, fica com uma distancia focal de 93,9454 cm. (não tem que enganar)

Bons ajustes