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Travões?!

Rey400

GF Prata
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Bom dia!

Ontem de manhã aconteceu algo estranho com o matiz.
Quando a minha esposa ligou o carro logo pela manhã diz ela que quando tentou arrancar com ele de marcha atrás para sair da garagem ele não queria andar, achou estranho e até pensou que se tinha esquecido de baixar o travão de mão quando olhou já estava baixado não era disso por tanto, e por isso lá acelerou e andou, mas diz ela que fez tipo um empanquezito.
Foi às compras com ele e disse que ouvia sempre um barulho sempre que travava...
Fui dar uma volta com ele e realmente lá se ouvia um barulho estranho mas comigo nunca fez o tal empanque que ela fala ...
De tarde desmontei o tambor para ver se eram as maxilas (pastilhas) traseiras gastas já que as da frente (a disco) estão impecáveis. O problema é que em ambas as rodas o tambor custou mesmo muito a sair e só com muita pressão e depois de muita paciência lá saíram.. As maxilas têm prai 1mm não mais do que isso e em ambas as rodas uma delas de um lado apresenta sempre mais desgaste do que do outro..
Agora uma pergunta quanto de espessura tem de ter estas pastilhas traseiras?
Elas são mesmo assim finas ou estão gastas?
Se estiverem gastas aquilo está mesmo muito fino mas se o tambor custou tanto a sair e depois mais ainda a entrar e até tive de dar umas pancaditas na roda da direita para entrar como podem elas estarem gastas e serem mais grossas do que isto?
E o tal barulho será disto? Da-me a impressão que quando o carro aquece não faz tanto barulho a travar.. De que será?

Abraços!
 

doraxpto

GF Bronze
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Por norma os travões de tambor quando sujeito a um aquecimento por efeito de travagem, e logo após se accionar o travão de mão, se houver um arrefecimento mais rápido do que o normal (lavagem do carro), como os materiais que fazem parte desse sistema tem coeficientes de dilatação diferentes, vai originar que fiquem "coladas" as maxilas nos tambores. No que se refere à espessura das maxilas de facto acho muito pouca. Em relação às "pancaditas" normalmente os carros tem afinadores no interior dos tambores para ir afinando as maxilas para compensar os desgastes das mesmas.

abraços
 

adkoni

GF Prata
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Por norma os travões de tambor quando sujeito a um aquecimento por efeito de travagem, e logo após se accionar o travão de mão, se houver um arrefecimento mais rápido do que o normal (lavagem do carro), como os materiais que fazem parte desse sistema tem coeficientes de dilatação diferentes, vai originar que fiquem "coladas" as maxilas nos tambores. No que se refere à espessura das maxilas de facto acho muito pouca. Em relação às "pancaditas" normalmente os carros tem afinadores no interior dos tambores para ir afinando as maxilas para compensar os desgastes das mesmas.

abraços
Acho que esta respondido mas se montar maxilas novas leve as polies a um torneiro para lhe cortar o "calo" que tem no bordo da polie para ter melhor afinação e para evitar essas pancaditas:espi28:
 

Rey400

GF Prata
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Desde já agradeço pelas explicações.
Já encomendei uns calços novos para as rodas traseiras, vou mudar no sábado.

Quando falam em polie referem-se ao tambor que se tira fora?

Só mais uma perguntinha:
já que vou mudar calços e como reparei que o nível do óleo dos travoes desceu um pouco comprei num hiper um frasco da Redex DOT4 mas quando abri para acrescentar reparei que o líquido era incolor como água.. O óleo que lá está no reservatório dos travoes está acastanhado assim da cor do óleo do motor.. O líquido é assim mesmo sem cor? Deveria de fazer o sangramento um vez que está escuro?

Mais uma Obrigado!
 

adkoni

GF Prata
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Desde já agradeço pelas explicações.
Já encomendei uns calços novos para as rodas traseiras, vou mudar no sábado.

Quando falam em polie referem-se ao tambor que se tira fora?

Só mais uma perguntinha:
já que vou mudar calços e como reparei que o nível do óleo dos travoes desceu um pouco comprei num hiper um frasco da Redex DOT4 mas quando abri para acrescentar reparei que o líquido era incolor como água.. O óleo que lá está no reservatório dos travoes está acastanhado assim da cor do óleo do motor.. O líquido é assim mesmo sem cor? Deveria de fazer o sangramento um vez que está escuro?

Mais uma Obrigado!
boas,
A polie é o tambor, e o oleo é um amarelo quase incolor quando esta escuro é porque tem sujidade vinda do proprio uso e do desgaste normal das borrachas se souber sangrar o circuito deve mudar o oleo na totalidade e em vez de meter redex meta um oleo de qualidade tipo LOCKEED dot 4 pois se misturar marcas de oleo de travao pode dar mau resultado e o LOCKEED é universal.:espi28:
 

Rey400

GF Prata
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Obrigado por todas as dicas. Sábado já trato de tudo!

:espi28:
 

doell_60

GF Bronze
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Bem, para aproveitar o teu topico aconteceu o mesmo com o Citroen 1.1 de 99/05 da minha mulher, mas dei-lhe um arraque para tras e a roda do lado esquerdo nem mexeu!

Sinto o cabo do travão demasiado afinado. Quando mexo no travao de mão!

Olho para baixo do carro e vejo o cabo do travão que vai á Polie da roda esquerda "solto" do encaixe e quase a raspar no chão!

Alguém sabe onde é o afinador paa nao andar aos apalpoes?

Cumps
 

doraxpto

GF Bronze
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Bem, para aproveitar o teu topico aconteceu o mesmo com o Citroen 1.1 de 99/05 da minha mulher, mas dei-lhe um arraque para tras e a roda do lado esquerdo nem mexeu!

Sinto o cabo do travão demasiado afinado. Quando mexo no travao de mão!

Olho para baixo do carro e vejo o cabo do travão que vai á Polie da roda esquerda "solto" do encaixe e quase a raspar no chão!

Alguém sabe onde é o afinador paa nao andar aos apalpoes?

Cumps

1º será importante verificar quantos "estalidos" dá o "manipulo do travão, (no caso de serem na ordem de 2 a 3 o que creio não aconteça, isso sim está muito afinado.
2º No caso do nº de estalidos se situar entre 6 a 8 estará tudo em ordem, poderá essa roda ter bloquedo por diferença térmica brusca.

Se o entender, por norma os carros têm um orifício no interior da roda, para se ter acesso a um afinador, que por norma é uma pequena roda dentada.


cumps.
 

doell_60

GF Bronze
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Obrigado desde já, quanto ao estalitos, é mesmo 2/3 e com muita força.

Quanto á roda dentada para afinar, nao reparei na mesma, mas sei o que tas a falar... Caso nao dê, tenho mesmo de desapertar do travao de mao.

Cumps
 
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