- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,097
- Gostos Recebidos
- 503

PS ganha sem arrasar, Marinho Pinto está em Bruxelas e à frente do BE
As projecções da Católica para a RTP e da Eurosondagem para a SIC dão a vitória do PS nas eleições europeias, com um máximo de 36%. A eleição de Marinho Pinto, candidato pelo MPT, é a grande surpresa, ficando mesmo à frente do BE, um dos perdedores da noite. A Aliança Portugal, entre o PSD e o CDS, não chega aos 30%. A CDU é outro dos vencedores, com 11 a 15% dos votos.
O resultado do PS é uma vitória sem arrasar. Na Católica, a lista encabeçada por Francisco Assis obtem entre os 30% e 34%, o que se traduz em 7 a 9 eurodeputados. A Eurosondagem dá um resultado melhor, entre 32% a 36%. Ainda assim, na primeira reacção, Francisco Assis considerou que a direita «obtem uma derrota histórica».
PSD e CDS, juntos, não vão atingir os 30% dos votos. As sondagens da Católica e da Eurosondagem até coincidem no intervalo: a direita tem um mínimo de 25% e um tecto nos 29%. Traduz-se em 6 a 8 eurodeputados.
A CDU é a terceira força. 12% a 15%, diz a Católica, um pouco menos, 11% a 13%, segundo a Eurosondagem. Os actuais dois deputados em Bruxelas da aliança liderada pelos comunistas podem dobrar, na previsão da Católica.
Marinho Pinto está eleito. O resultado do MPT vai de 6% a 8% e até pode ser suficiente para eleger um segundo eurodeputado.
O BE elege apenas Marisa Matias, perdendo dois dos três eurodeputados. Os bloquistas passam a quinta força política, com 5% a 7% dos votos, na previsão da Católica, e de 6% a 8% na da Eurosondagem.
Rui Tavares está fora de Bruxelas, nas contas das duas sondagens.
A abstenção pode atingir o valor recorde de 66,6% (66% na Católica). O valor mínimo do intervalo da abstenção vai de 61% (Católica) a 62,2%.
Jornal SOL