Portal Chamar Táxi

Fórmula 1 - 2025

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Qualificação Grande Prémio de Espanha | Formula 1 2025​


 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Piastri vence pela quinta vez em 2025, Verstappen cai de terceiro para décimo nas últimas voltas​


Piastri vence pela quinta vez em 2025, Verstappen cai de terceiro para décimo nas últimas voltas



O líder do campeonato Oscar Piastri venceu pela quinta vez na temporada de 2025, terminando o Grande Prémio de Espanha na frente de Lando Norris e Charles Leclerc.

Piastri, que arrancou da pole position em Barcelona, manteve o primeiro posto no arranque, enquanto o outro McLaren de Norris caiu para terceiro ao ser ultrapassado por Max Verstappen.

No entanto, Verstappen não teve ritmo para perseguir Piastri e acabou por ser superado por Norris na 13ª volta da corrida.

O neerlandês dirigiu-se de imediato à via das boxes, apostando numa agressiva estratégia de três paragens que lhe permitiu forçar o ritmo sem se preocupar com a questão da gestão dos pneus.
A estratégia ainda levou a que Verstappen fosse promovido ao primeiro posto de forma provisória, mas o campeão em título caiu para o terceiro posto assim que realizou a sua terceira travessia pela via das boxes.

Numa altura em que a classificação para estar praticamente definida, o Safety Car foi chamado à pista pela primeira vez na corrida devido a um problema que motivou o abandono de Andrea Kimi Antonelli.

Os três primeiros classificados tiraram partido da ocasião para efetuarem mais uma paragem nas boxes, com o líder Piastri e Norris a colocarem macios nos seus carros e Verstappen a ser forçado a utilizar o composto duro para a fase final.

No reinício da corrida, Piastri conseguiu preservar a liderança, enquanto Verstappen falhou o ataque aos pilotos da McLaren depois de quase perder o controlo do Red Bull na entrada para a reta da meta.

Esse erro viria a custar caro a Verstappen, que depois de ter sido ultrapassado por Leclerc se envolveu num incidente com George Russell na travagem para a Curva 1.

Verstappen recebeu instruções da equipa para ceder a posição ao britânico uma vez que saiu de pista e regressou à trajetória na frente do Mercedes.

No entanto, o piloto da Red Bull pareceu simular uma devolução de posição, atingindo o seu rival da Mercedes na Curva 5 e permanecendo na frente durante mais algumas curvas.

Embora tenha eventualmente devolvido o lugar a Russell, Verstappen foi penalizado com 10 segundos pelo toque da Curva 5, caindo assim do quinto para o décimo posto.

Na dianteira, Piastri controlou a sua vantagem sobre Norris e triunfou pela quinta vez em 2025, alargando assim a sua vantagem no campeonato.

Charles Leclerc recuperou até ao terceiro lugar e subiu ao pódio pelo segundo Grande Prémio consecutivo, enquanto Russell fechou no quarto posto.

Nico Hulkenberg realizou uma brilhante corrida em Barcelona e obteve uma quinta posição que representa o seu melhor resultado com a Sauber.

O sexto lugar ficou para o Ferrari de Lewis Hamilton, que foi ultrapassado por Hulkenberg na fase final da corrida.

Os franceses Isack Hadjar e Pierre Gasly foram sétimo e oitavo classificados, ao passo que Fernando Alonso regressou aos lugares pontuáveis na corrida de casa ao cruzar a linha de meta em nono.


Classificação do Grande Prémio de Espanha

a5704arpyb4f1-724x1024.jpeg


F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Max Verstappen começou com o pé direito em Montreal​


Max Verstappen começou com o pé direito em Montreal



Max Verstappen foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres em Montreal, à frente de Albon e Sainz. A sessão começou com tempo seco e temperaturas amenas, mas não faltou ação.
Charles Leclerc provocou uma bandeira vermelha logo nos primeiros minutos, depois de bater nas barreiras na Curva 4. O piloto monegasco liderava a tabela de tempos no momento do incidente.
A McLaren testou novas atualizações no carro, incluindo alterações na asa dianteira, mas a sessão foi discreta para Norris e Piastri, que ficaram longe dos da frente.

Houve ainda uma saída de pista de Franco Colapinto, alguns erros de pilotagem — incluindo de Hamilton, Russell e Antonelli — e um pequeno susto entre Albon e Bortoleto devido a uma má comunicação em pista.

Verstappen queixou-se de direção pesada, mas manteve-se no topo. A Haas, por sua vez, assinalou o seu 200.º Grande Prémio com uma decoração retro.

IMG_1251-1024x576.jpeg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Russell impressiona ao liderar FP2 no Canadá com pneus médios​


Russell impressiona ao liderar FP2 no Canadá com pneus médios




George Russell terminou a sexta-feira do Grande Prémio do Canadá no topo da tabela de tempos, rodando em 1:12.123 com pneus médios, num claro sinal da competitividade da Mercedes em Montreal.
O britânico bateu por apenas 0.028s Lando Norris e Kimi Antonelli confirmou a boa forma da equipa alemã com o terceiro melhor tempo. Destaque também para Alex Albon, que colocou o Williams em quarto, igualmente com pneus médios.
A sessão ficou marcada pelo toque de Lance Stroll no muro logo no início, obrigando o canadiano a abandonar prematuramente a sessão. A falta de aderência na traseira continuou a causar dificuldades, com vários pilotos a falharem a entrada na última chicane.

Fernando Alonso fechou o top 5, enquanto Hamilton, Verstappen e Lawson completaram os dez primeiros.
IMG_1262-819x1024.jpeg

F1PT​
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris coloca a McLaren na frente antes da qualificação no Canadá​


Norris coloca a McLaren na frente antes da qualificação no Canadá



Lando Norris realizou o melhor tempo na terceira e última sessão de treinos livres do Grande Prémio do Canadá.

O piloto britânico rodou em 1:11.799 e foi 78 milésimos de segundo mais rápido do que o Ferrari de Charles Leclerc.

George Russell levou o Mercedes à terceira posição, enquanto Lewis Hamilton foi o quarto classificado com o segundo Ferrari.

Max Verstappen concluiu a sessão no quinto posto, enquanto o outro Red Bull de Yuki Tsunoda não foi além do 20º e último lugar.

Na sexta posição terminou o Aston Martin de Fernando Alonso, ao passo que Andrea Kimi Antonelli registou a sétima marca com o Mercedes.

Oscar Piastri, que provocou um período de bandeira vermelha ao deixar destroços na pista depois de um contacto com o Muro dos Campeões, foi apenas oitavo aos comandos do McLaren.

Os Williams de Carlos Sainz e Alex Albon encerraram o top 10.

Classificação da terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Canadá

euv50f3tix6f1-819x1024.jpg

F1PT​
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Russell obtém a primeira pole position do ano no Canadá​


Russell obtém a primeira pole position do ano no Canadá


George Russell deu à Mercedes a primeira pole position da temporada de 2025 ao recorrer aos pneus médios para estabelecer o melhor tempo na qualificação em Montreal.

Num fim de semana em que os pneus médios se têm revelado particularmente rápidos em condições de qualificação, Russell utilizou esse composto para rodar em 1:10.899 e obter a sexta pole da carreira.

O britânico, que também tinha conquistado a pole no Grande Prémio do Canadá de 2024, terá ao seu lado na primeira linha o Red Bull de Max Verstappen, outro dos pilotos que realizou a sua melhor volta com pneus médios.
O líder do campeonato Oscar Piastri colocou o McLaren na terceira posição, enquanto Andrea Kimi Antonelli foi o quarto classificado com o Mercedes.

Lewis Hamilton fechou em quinto e Fernando Alonso esteve em bom plano ao levar o carro da Aston Martin à sexta posição.

Lando Norris e Charles Leclerc cometeram erros nas suas tentativas e terminaram apenas em sétimo e oitavo, com o piloto da McLaren na frente do monegasco da Ferrari.

O Williams de Alex Albon e o Racing Bulls de Isack Hadjar fecharram a classificação do Q3.

De fora no Q2 ficaram o Red Bull de Yuki Tsunoda, que tem uma penalização de 10 lugares a cumprir na grelha, o Williams de Franco Colapinto, o Sauber de Nico Hulkenberg e os Haas de Oliver Bearman e Esteban Ocon.
O Sauber de Gabriel Bortoleto, o Williams de Carlos Sainz, o Aston Martin de Lance Stroll, o Racing Bulls de Liam Lawson e o Alpine de Pierre Gasly foram eliminados na primeira fase da sessão.

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Russell regressa às vitórias, Piastri e Norris colidem em Montreal​


Russell regressa às vitórias, Piastri e Norris colidem em Montreal



George Russell regressou às vitórias na Fórmula 1 num Grande Prémio do Canadá que terminou de forma dramática para a McLaren.

O piloto britânico, que arrancou da pole position em Montreal, manteve o primeiro posto no arranque e apostou numa estratégia de duas paragens, começando com pneus médios e realizando dois stints com o composto duro.

Num Grande Prémio marcado pela proximidade entre os pilotos da dianteira até à bandeirada de xadrez, Russell cobriu as opções estratégicas de Max Verstappen e evitou erros para cruzar a linha de meta na frente do neerlandês.

Este foi o primeiro triunfo de Russell e da Mercedes numa corrida principal de um Grande Prémio desde a ronda de Las Vegas em 2024.

O outro Mercedes de Andrea Kimi Antonelli, que ocupou o quarto lugar na grelha de partida, ultrapassou Oscar Piastri na primeira volta da corrida e manteve o terceiro posto até ao final, alcançando assim o seu primeiro pódio na Fórmula 1.

Atrás do italiano da Mercedes, Piastri e o outro McLaren de Lando Norris travaram uma dura batalha pelo quarto lugar que culminou numa colisão na reta da meta do Circuito Gilles Villeneuve.

Norris aproximou-se demasiado rápido da traseira do carro do seu colega de equipa e não evitou um contacto que danificou o seu monolugar e o forçou a abandonar.

O britânico, que estava a realizar uma corrida de recuperação após ter partido de sétimo, recorreu ao rádio para assumir a responsabilidade pelo incidente.

Esse incidente promoveu Charles Leclerc ao quinto lugar num dia difícil para a Ferrari, que viu o outro SF-25 de Lewis Hamilton ser sexto classificado.

Fernando Alonso levou o Aston Martin à sétima posição, enquanto Nico Hulkenberg voltou a somar pontos para a Sauber ao terminar em oitavo.

O Haas de Esteban Ocon e o Williams de Carlos Sainz encerraram os dez primeiros em Montreal.

Classificação do Grande Prémio do Canadá
1000023776-724x1024.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Russell lidera e Dunne impressiona na primeira sessão​


Russell lidera e Dunne impressiona na primeira sessão


George Russell foi o mais veloz no primeiro treino livre do Grande Prémio da Áustria. Alex Dunne, aos comandos do McLaren, esteve em destaque na sessão.
Russell rodou em 1:05.542 e bateu o Red Bull de Max Verstappen por 65 milésimos de segundo.

Oscar Piastri terminou em terceiro, enquanto o outro McLaren de Dunne, que substituiu Lando Norris, brilhou ao ser quarto classificado.

Pierre Gasly levou o Alpine ao quinto posto, diante do Sauber pilotado por Gabriel Bortoleto.
Os Williams de Alex Albon e Carlos Sainz registaram a sétima e oitava marcas, ao passo que Lewis Hamilton e Isack Hadjar encerraram o top 10.


Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria
20250627_134546.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris e McLaren na frente na segunda sessão no Red Bull Ring​


Norris e McLaren na frente na segunda sessão no Red Bull Ring



Lando Norris fechou o dia de sexta-feira com o melhor tempo na Áustria.

O britânico, que tinha sido substituído por Alex Dunne no primeiro treino livre, rodou em 1:04.580, superando o seu colega de equipa Oscar Piastri por 0,157s.

Max Verstappen levou o Red Bull ao terceiro posto, enquanto Lance Stroll esteve em bom plano e foi quarto com o Aston Martin.

Charles Leclerc concluiu o dia no quinto lugar e à frente de George Russell, que tinha liderado a sessão de abertura.

Yuki Tsunoda registou a sétima marca, diante de Gabriel Bortoleto, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.


Classificação da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria
utwrudi7vh9f1.jpeg


F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris mantém-se no topo antes da qualificação na Áustria​


Norris mantém-se no topo antes da qualificação na Áustria



Lando Norris voltou a liderar a tabela de tempos na terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria.

O piloto da McLaren registou um tempo de 1:04.324 e terminou com pouco mais de um décimo de segundo de vantagem sobre o outro MCL39 de Oscar Piastri.

Max Verstappen colocou o Red Bull no terceiro posto, cerca de dois décimos atrás do tempo de Norris.

Os pilotos da Ferrari fecharam na quarta e quinta posições, com Charles Leclerc na frente de Lewis Hamilton.

Seguiram-se os Mercedes de George Russell e Andrea Kimi Antonelli, que encerraram a sessão na frente do Aston Martin de Lance Stroll.

Yuki Tsunoda foi o nono classificado ao volante do Red Bull e Gabriel Bortoleto completou os 10 primeiros com o Sauber.

Classificação da terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria
1000024541-819x1024.jpg


F1PT​
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris na pole por mais de meio segundo na Áustria​


Norris na pole por mais de meio segundo na Áustria



Lando Norris não deu hipótese à concorrência na sessão de qualificação do Grande Prémio da Áustria e está na pole position pela terceira vez em 2025.
O piloto da McLaren estabeleceu um tempo de 1:03.971 que lhe permitiu superar Charles Leclerc por mais de meio segundo.
Oscar Piastri não conseguiu garantir um lugar na primeira linha da grelha de partida e arrancará para a corrida atrás do Ferrari de Leclerc.

Lewis Hamilton levou o segundo carro da Ferrari ao quarto posto, enquanto George Russell fechou em quinto com o Mercedes.
Liam Lawson esteve em bom plano e colocou o monolugar da Racing Bulls na sexta posição.
Forçado a abortar a sua derradeira tentativa devido às bandeiras amarelas, Max Verstappen alinhará apenas em sétimo para a corrida.
O brasileiro Gabriel Bortoleto deu continuidade ao seu fim de semana muito positivo e registou o oitavo tempo na sua primeira aparição no Q3.
Andrea Kimi Antonelli foi nono classificado e Pierre Gasly, que não evitou um pião na sua última volta rápida, completou o top 10.

Fernando Alonso falhou o acesso ao Q3 com o Aston Martin, assim como o Williams de Alex Albon, o Racing Bulls de Isack Hadjar, o Alpine de Franco Colapinto e o Haas de Oliver Bearman.
O Aston Martin de Lance Stroll, o Haas de Esteban Ocon, o Red Bull de Yuki Tsunoda, o Williams de Carlos Sainz e o Sauber de Nico Hulkenberg não passaram do Q1 no Red Bull Ring.


Grelha de partida do Grande Prémio da Áustria

20250628_163815-scaled.jpg

F1PT​
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris leva a melhor no duelo com Piastri e regressa às vitórias na Áustria​



Norris leva a melhor no duelo com Piastri e regressa às vitórias na Áustria


Lando Norris venceu pela terceira vez na temporada ao superar Oscar Piastri no Grande Prémio da Áustria.
Norris partiu da pole position e manteve a liderança na primeira curva, enquanto o seu colega de equipa ultrapassou Charles Leclerc para ascender de imediato ao segundo lugar.

Piastri rapidamente colocou pressão no outro McLaren de Norris, tendo mesmo consumado a ultrapassagem na Curva 3 na 11ª volta da corrida.

No entanto, Norris viria a recuperar a liderança com uma manobra na travagem para a curva seguinte.

A batalha entre a dupla de pilotos da McLaren prolongou-se por mais algumas voltas, com Piastri a ficar, a certa altura, perto de colidir com o seu colega de equipa ao bloquear a travagem para a Curva 4 do traçado austríaco.

Numa corrida em que os pilotos da dianteira seguiram uma estratégia de duas paragens, Piastri efetuou as suas trocas de pneus sempre depois de Norris, emergindo da via das boxes cerca de quatro segundos atrás do britânico na derradeira paragem.
Piastri forçou o ritmo nas últimas voltas com o intuito de roubar o triunfo a Norris, mas o britânico resistiu à pressão e cruzou a linha de meta com 2.6s de vantagem, garantindo assim a sua sétima vitória na Fórmula 1.

Charles Leclerc realizou uma corrida solitária e terminou no lugar mais baixo do pódio, ao passo que o outro Ferrari de Lewis Hamilton fechou a corrida em quarto.

George Russell não conseguiu acompanhar o ritmo dos pilotos da Ferrari e concluiu no quinto posto, à frente do Racing Bulls de Liam Lawson, que alcançou o seu melhor resultado na Fórmula 1.

Fernando Alonso pontuou pela terceira corrida consecutiva ao ser sétimo classificado com o monolugar da Aston Martin.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, que já tinha estado em destaque ao qualificar-se no oitavo lugar, deu continuidade ao seu brilhante fim de semana ao fechar a corrida na mesma posição e muito perto de Alonso.

Nico Hulkenberg, que arrancou da última posição, recuperou até a um muito positivo nono lugar com o outro carro da Sauber.

O último ponto ficou para o Haas de Esteban Ocon.

Max Verstappen, o principal opositor dos pilotos da McLaren no campeonato, abandonou após ter sido abalroado pelo Mercedes de Andrea Kimi Antonelli na primeira volta.

Alex Albon também não viu a bandeirada de xadrez devido a um problema no Williams, enquanto Carlos Sainz teve um princípio de incêndio no seu carro e nem sequer arrancou para o Grande Prémio.


Classificação do Grande Prémio da Áustria
1000024710-792x1024.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Hamilton lidera a primeira sessão de treinos livres em Silverstone​



Hamilton lidera a primeira sessão de treinos livres em Silverstone


Lewis Hamilton abriu da melhor forma o seu fim de semana caseiro ao registar o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha. O piloto da Ferrari foi o mais veloz em Silverstone com uma volta em 1:26.892, batendo Lando Norris por apenas 23 milésimos de segundo. Oscar Piastri, também da McLaren, fechou o top 3.

A sessão ficou ainda marcada por duas estreias: Arvid Lindblad, de apenas 17 anos, teve a sua primeira experiência oficial num fim de semana de Fórmula 1 ao assumir o Red Bull de Yuki Tsunoda. Paul Aron, piloto de reserva da Alpine, também participou ao volante do Kick Sauber de Nico Hülkenberg, numa cedência especial entre equipas.

Com o semáforo verde, Esteban Ocon (Haas) foi o primeiro a sair para a pista. A maioria optou por pneus médios, enquanto Aston Martin e Williams escolheram compostos duros para a fase inicial. O tráfego foi um problema desde cedo, com Liam Lawson a criticar a manobra de Lindblad após um encontro em pista.

Ao longo da sessão, os pilotos britânicos foram ganhando protagonismo. Hamilton, Norris e Russell foram alternando na liderança dos tempos à medida que o ritmo aumentava. George Russell chegou mesmo a liderar durante alguns minutos antes da troca generalizada para pneus macios.

Houve também incidentes notáveis, como um pião de Pierre Gasly na Copse, que apesar do susto conseguiu regressar à pista, ainda que com os pneus danificados. Gabriel Bortoleto também perdeu o controlo na mesma curva, provocando brevemente bandeiras amarelas.

Na fase final, os tempos baixaram significativamente. Norris chegou a colocar-se no topo, mas foi Hamilton quem garantiu a liderança ao tirar mais duas centésimas ao tempo do piloto da McLaren, num circuito onde já venceu nove vezes.

Top 10 da FP1 em Silverstone

  1. Lewis Hamilton (Ferrari) – 1:26.892
  2. Lando Norris (McLaren) – +0.023s
  3. Oscar Piastri (McLaren) – +0.150s
  4. Charles Leclerc (Ferrari) – +0.203s
  5. George Russell (Mercedes) – +0.271s
  6. Isack Hadjar (Racing Bulls) – +0.325s
  7. Alexander Albon (Williams) – +0.412s
  8. Liam Lawson (Racing Bulls) – +0.459s
  9. Kimi Antonelli (Mercedes) – +0.475s
  10. Max Verstappen (Red Bull) – +0.540s
Nos restantes lugares, destaque para o 13.º posto de Lindblad na sua estreia com a Red Bull, enquanto Carlos Sainz só entrou em pista mais tarde devido a verificações no fundo do carro, terminando em 14.º. Fernando Alonso e Lance Stroll ficaram logo à frente.

A tabela ficou completa com Colapinto, Aron, Bearman, Gasly e Bortoleto nas últimas posições.

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris com o melhor tempo numa sessão marcada pelo vento​


Norris com o melhor tempo numa sessão marcada pelo vento

Lando Norris foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Grã-Bretanha, batendo Charles Leclerc e Lewis Hamilton numa tarde ventosa em Silverstone.

O piloto da McLaren registou uma volta em 1:25.816 com pneus macios, colocando-se no topo da tabela de tempos, com uma margem de 0.222 segundos sobre Leclerc. Hamilton, que liderou a sessão da manhã, fechou o top 3 a três décimos do melhor tempo.

As condições climatéricas voltaram a ter influência, com vento forte a afetar o comportamento aerodinâmico dos carros, especialmente nas curvas rápidas. Vários pilotos relataram dificuldades, com Oscar Piastri a referir via rádio as rajadas de vento, e Max Verstappen a queixar-se do comportamento dos pneus dianteiros em curva rápida.

A sessão teve início com Hamilton a liderar nos médios, enquanto Norris e Lawson lidavam com tráfego. Piastri chegou a assumir a liderança nos primeiros minutos, mas foi rapidamente ultrapassado por Hamilton e Isack Hadjar. Carlos Sainz teve um pião à saída de Luffield, sem consequências para o carro.

George Russell foi o primeiro a montar pneus macios, seguido por Kimi Antonelli, que melhorou o tempo do colega de equipa. Mas seria Norris a estabelecer o tempo de referência durante as simulações de qualificação. Leclerc ainda subiu ao topo momentaneamente, mas relatou problemas no pneu dianteiro esquerdo.

Hamilton abandonou a sua primeira volta rápida nos macios, mas subiu para segundo na tentativa seguinte. Verstappen terminou a sessão em quinto, melhorando ligeiramente após uma primeira tentativa menos competitiva.

Top 5 da FP2 – Silverstone

  1. Lando Norris – 1:25.816
  2. Charles Leclerc – +0.222s
  3. Lewis Hamilton – +0.301s
  4. Oscar Piastri – +0.470s
  5. Max Verstappen – +0.498s
Os restantes lugares do top 10 foram ocupados por Kimi Antonelli, Lance Stroll, George Russell, Isack Hadjar e Liam Lawson.

Alex Albon (11.º) foi o melhor dos Williams, seguido por Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto, que regressou à Kick Sauber depois de Paul Aron o ter substituído na primeira sessão. Esteban Ocon foi 14.º, Yuki Tsunoda 15.º e Sainz 16.º, estando sob investigação pelo seu regresso à pista após o pião.
Hülkenberg, Gasly, Bearman e Colapinto fecharam a tabela.

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Leclerc em forma antes da qualificação em Silverstone​


Leclerc em forma antes da qualificação em Silverstone


Charles Leclerc foi o mais rápido na terceira e última sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, disputada sob céu nublado e temperaturas frescas em Silverstone. O piloto monegasco da Ferrari estabeleceu o tempo de referência com uma volta em 1:25.498, mantendo-se no topo da tabela por menos de uma décima de segundo sobre Oscar Piastri, da McLaren.

Max Verstappen, da Red Bull, terminou com o terceiro melhor registo, enquanto Lando Norris e Yuki Tsunoda fecharam o top cinco.

A sessão começou com um ligeiro atraso de cinco minutos devido à necessidade de limpar restos de borracha acumulados na pista.

Nos minutos finais, a sessão ganhou intensidade com duas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por detritos na zona final da Hangar Straight. Após o reinício, Gabriel Bortoleto sofreu um forte acidente, o que levou a um encerramento antecipado da sessão, com dois minutos ainda por cumprir.

Ollie Bearman protagonizou um momento insólito já a caminho das boxes. Com os travões ainda frios, o jovem britânico da Haas perdeu o controlo e bateu no muro, danificando a asa dianteira do seu VF-25. O incidente está agora sob investigação devido a uma possível infração durante a bandeira vermelha.

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Verstappen bate Piastri e Norris para garantir a pole em Silverstone​



Verstappen bate Piastri e Norris para garantir a pole em Silverstone


Max Verstappen bateu a dupla de pilotos da McLaren para chegar à sua quarta pole position do ano em Silverstone.

O piloto da Red Bull estabeleceu um tempo de 1:24.892 e terminou a sessão de qualificação com cerca de um décimo de segundo de vantagem sobre o McLaren de Oscar Piastri.

Lando Norris foi 15 milésimos mais lento do que o seu colega de equipa e arrancará do terceiro posto para a sua corrida de casa.

O quarto lugar ficou para o Mercedes de George Russell, que alinhará à frente dos Ferrari de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Andrea Kimi Antonelli registou a sétima marca, mas está forçado a cumprir uma penalização de três lugares na grelha por ter causado uma colisão com Verstappen no Grande Prémio da Áustria.

Já Oliver Bearman, que fechou em oitavo, recuará 10 posições na grelha depois de ter ignorado as bandeiras vermelhas no terceiro treino livre.

Fernando Alonso, em nono, e Pierre Gasly, em décimo, encerraram a classificação do Q3.

De fora no Q2 ficaram o Williams de Carlos Sainz, o Red Bull de Yuki Tsunoda, o Racing Bulls de Isack Hadjar, o outro Williams de Alex Albon e o Haas de Esteban Ocon.

O Racing Bulls de Liam Lawson, o Sauber de Gabriel Bortoleto, o Aston Martin de Lance Stroll, o segundo Sauber de Nico Hulkenberg e o Alpine de Franco Colapinto foram eliminados na primeira fase da sessão.

No caso de Colapinto, o argentino motivou um período de bandeira vermelha ao sair de pista na última curva.

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
77,103
Gostos Recebidos
3,531

Norris vence em casa e Hulkenberg sobe finalmente ao pódio na Fórmula 1​


Norris vence em casa e Hulkenberg sobe finalmente ao pódio na Fórmula 1


O Grande Prémio da Grã-Bretanha entrará diretamente para os livros da história por diversos motivos: Lando Norris triunfou pela primeira vez em casa e Nico Hulkenberg subiu ao pódio da Fórmula 1 após 239(!) participações em Grandes Prémios.

A 12ª ronda do Mundial começou sem chuva, mas com o piso ainda húmido, o que levou a que todos os pilotos partissem para a volta de formação com pneus intermédios nos seus carros.

No entanto, os raios de sol que incidiam no asfalto do traçado de Silverstone deixavam antever que a pista poderia secar muito rapidamente, razão pela qual pilotos como Charles Leclerc, George Russell e Isack Hadjar abdicaram das suas posições na grelha de partida e entraram nas boxes no final da volta de formação para colocar pneus slicks.

O pole-sitter Max Verstappen arrancou para a corrida com uma configuração de asa traseira destinada a otimizar a velocidade em linha reta, o que foi benéfico na qualificação, mas prejudicial numa corrida disputada com o piso húmido.

Verstappen manteve, ainda assim, a liderança na primeira volta, conseguindo segurar atrás de si a dupla de pilotos da McLaren.

As primeiras voltas do Grande Prémio foram particularmente caóticas, com acidentes de Liam Lawson e Gabriel Bortoleto a motivarem períodos de Safety Car Virtual.
No reinício de corrida após a interrupção causada pela extração do carro de Bortoleto da pista, Piastri tirou partido do DRS para roubar a liderança a Verstappen.
Pouco depois, a chuva regressou em força ao traçado de Silverstone, altura em que Lando Norris aproveitou para ultrapassar Verstappen na batalha pelo segundo posto.

Porém, Norris parou para colocar intermédios novos na mesma volta do que o outro McLaren de Oscar Piastri e foi prejudicado por uma paragem lenta, caindo assim novamente para o terceiro lugar.

Na 14ª volta, a chuva diluvial dificultou a visibilidade dos pilotos e originou a entrada do Safety Car.
Quando o Safety Car regressou às boxes, as condições de visibilidade ainda precárias levaram a que Isack Hadjar não visse o Mercedes de Andrea Kimi Antonelli na curva Copse, embatendo depois com violência nas barreiras.

No reinício de corrida seguinte, Verstappen perdeu o controlo do seu monolugar e entrou em pião, sendo assim relegado de segundo para décimo.
Esse reinício acabaria, no entanto, por ser crucial para o desfecho da corrida: Piastri surpreendeu Verstappen ao travar de forma abrupta quando o Safety Car recebeu ordens para entrar na via das boxes, situação que a direção de corrida sancionou com 10 segundos.

O australiano manteve a liderança até ao momento da última troca de pneus, mas Norris, que herdou o segundo lugar devido ao pião de Verstappen, nunca perdeu o contacto com o seu colega de equipa, o que lhe permitiu beneficiar da penalização de 10 segundos.
Os dois pilotos da McLaren rodaram longe do restante pelotão na segunda metade da corrida, pelo que Piastri terminou de forma tranquila na segunda posição.

Na batalha pelo lugar mais baixo do pódio, o improvável aconteceu mesmo: Hulkenberg, que alinhou em quarto para o derradeiro reinício, superou o Aston Martin de Lance Stroll e segurou o Ferrari de Lewis Hamilton para alcançar um histórico terceiro posto em solo britânico.
Recorde-se que o alemão da Sauber detinha o recorde de mais Grandes Prémios realizados sem um pódio na Fórmula 1, apesar de uma carreira pautada por grandes exibições em carros do segundo pelotão.

Hamilton perdeu a oportunidade de conquistar o seu primeiro pódio com a Ferrari ao sair de pista na volta de saída das boxes com pneus macios, ficando assim em quarto.
Verstappen minimizou os danos ao ser quinto classificado, ao passo que Pierre Gasly esteve em muito bom nível e fechou em sexto com o único Alpine que participou na corrida – Franco Colapinto não arrancou devido a um problema na caixa de velocidades do A525.
Os Aston Martin de Lance Stroll e Fernando Alonso terminaram na sétima e oitava posições, enquanto Alex Albon e George Russell completaram os dez primeiros.


Classificação do Grande Prémio da Grã-Bretanha

20250706_190202-scaled.jpg

F1PT
 
Topo