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Piastri vence pela quinta vez em 2025, Verstappen cai de terceiro para décimo nas últimas voltas
O líder do campeonato Oscar Piastri venceu pela quinta vez na temporada de 2025, terminando o Grande Prémio de Espanha na frente de Lando Norris e Charles Leclerc.
Piastri, que arrancou da pole position em Barcelona, manteve o primeiro posto no arranque, enquanto o outro McLaren de Norris caiu para terceiro ao ser ultrapassado por Max Verstappen.
No entanto, Verstappen não teve ritmo para perseguir Piastri e acabou por ser superado por Norris na 13ª volta da corrida.
O neerlandês dirigiu-se de imediato à via das boxes, apostando numa agressiva estratégia de três paragens que lhe permitiu forçar o ritmo sem se preocupar com a questão da gestão dos pneus.
A estratégia ainda levou a que Verstappen fosse promovido ao primeiro posto de forma provisória, mas o campeão em título caiu para o terceiro posto assim que realizou a sua terceira travessia pela via das boxes.
Numa altura em que a classificação para estar praticamente definida, o Safety Car foi chamado à pista pela primeira vez na corrida devido a um problema que motivou o abandono de Andrea Kimi Antonelli.
Os três primeiros classificados tiraram partido da ocasião para efetuarem mais uma paragem nas boxes, com o líder Piastri e Norris a colocarem macios nos seus carros e Verstappen a ser forçado a utilizar o composto duro para a fase final.
No reinício da corrida, Piastri conseguiu preservar a liderança, enquanto Verstappen falhou o ataque aos pilotos da McLaren depois de quase perder o controlo do Red Bull na entrada para a reta da meta.
Esse erro viria a custar caro a Verstappen, que depois de ter sido ultrapassado por Leclerc se envolveu num incidente com George Russell na travagem para a Curva 1.
Verstappen recebeu instruções da equipa para ceder a posição ao britânico uma vez que saiu de pista e regressou à trajetória na frente do Mercedes.
No entanto, o piloto da Red Bull pareceu simular uma devolução de posição, atingindo o seu rival da Mercedes na Curva 5 e permanecendo na frente durante mais algumas curvas.
Embora tenha eventualmente devolvido o lugar a Russell, Verstappen foi penalizado com 10 segundos pelo toque da Curva 5, caindo assim do quinto para o décimo posto.
Na dianteira, Piastri controlou a sua vantagem sobre Norris e triunfou pela quinta vez em 2025, alargando assim a sua vantagem no campeonato.
Charles Leclerc recuperou até ao terceiro lugar e subiu ao pódio pelo segundo Grande Prémio consecutivo, enquanto Russell fechou no quarto posto.
Nico Hulkenberg realizou uma brilhante corrida em Barcelona e obteve uma quinta posição que representa o seu melhor resultado com a Sauber.
O sexto lugar ficou para o Ferrari de Lewis Hamilton, que foi ultrapassado por Hulkenberg na fase final da corrida.
Os franceses Isack Hadjar e Pierre Gasly foram sétimo e oitavo classificados, ao passo que Fernando Alonso regressou aos lugares pontuáveis na corrida de casa ao cruzar a linha de meta em nono.
Max Verstappen começou com o pé direito em Montreal
Max Verstappen foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres em Montreal, à frente de Albon e Sainz. A sessão começou com tempo seco e temperaturas amenas, mas não faltou ação.
Charles Leclerc provocou uma bandeira vermelha logo nos primeiros minutos, depois de bater nas barreiras na Curva 4. O piloto monegasco liderava a tabela de tempos no momento do incidente.
A McLaren testou novas atualizações no carro, incluindo alterações na asa dianteira, mas a sessão foi discreta para Norris e Piastri, que ficaram longe dos da frente.
Houve ainda uma saída de pista de Franco Colapinto, alguns erros de pilotagem — incluindo de Hamilton, Russell e Antonelli — e um pequeno susto entre Albon e Bortoleto devido a uma má comunicação em pista.
Verstappen queixou-se de direção pesada, mas manteve-se no topo. A Haas, por sua vez, assinalou o seu 200.º Grande Prémio com uma decoração retro.
Russell impressiona ao liderar FP2 no Canadá com pneus médios
George Russell terminou a sexta-feira do Grande Prémio do Canadá no topo da tabela de tempos, rodando em 1:12.123 com pneus médios, num claro sinal da competitividade da Mercedes em Montreal.
O britânico bateu por apenas 0.028s Lando Norris e Kimi Antonelli confirmou a boa forma da equipa alemã com o terceiro melhor tempo. Destaque também para Alex Albon, que colocou o Williams em quarto, igualmente com pneus médios.
A sessão ficou marcada pelo toque de Lance Stroll no muro logo no início, obrigando o canadiano a abandonar prematuramente a sessão. A falta de aderência na traseira continuou a causar dificuldades, com vários pilotos a falharem a entrada na última chicane.
Fernando Alonso fechou o top 5, enquanto Hamilton, Verstappen e Lawson completaram os dez primeiros.
Norris coloca a McLaren na frente antes da qualificação no Canadá
Lando Norris realizou o melhor tempo na terceira e última sessão de treinos livres do Grande Prémio do Canadá.
O piloto britânico rodou em 1:11.799 e foi 78 milésimos de segundo mais rápido do que o Ferrari de Charles Leclerc.
George Russell levou o Mercedes à terceira posição, enquanto Lewis Hamilton foi o quarto classificado com o segundo Ferrari.
Max Verstappen concluiu a sessão no quinto posto, enquanto o outro Red Bull de Yuki Tsunoda não foi além do 20º e último lugar.
Na sexta posição terminou o Aston Martin de Fernando Alonso, ao passo que Andrea Kimi Antonelli registou a sétima marca com o Mercedes.
Oscar Piastri, que provocou um período de bandeira vermelha ao deixar destroços na pista depois de um contacto com o Muro dos Campeões, foi apenas oitavo aos comandos do McLaren.
Os Williams de Carlos Sainz e Alex Albon encerraram o top 10.
Classificação da terceira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Canadá
Russell obtém a primeira pole position do ano no Canadá
George Russell deu à Mercedes a primeira pole position da temporada de 2025 ao recorrer aos pneus médios para estabelecer o melhor tempo na qualificação em Montreal.
Num fim de semana em que os pneus médios se têm revelado particularmente rápidos em condições de qualificação, Russell utilizou esse composto para rodar em 1:10.899 e obter a sexta pole da carreira.
O britânico, que também tinha conquistado a pole no Grande Prémio do Canadá de 2024, terá ao seu lado na primeira linha o Red Bull de Max Verstappen, outro dos pilotos que realizou a sua melhor volta com pneus médios.
O líder do campeonato Oscar Piastri colocou o McLaren na terceira posição, enquanto Andrea Kimi Antonelli foi o quarto classificado com o Mercedes.
Lewis Hamilton fechou em quinto e Fernando Alonso esteve em bom plano ao levar o carro da Aston Martin à sexta posição.
Lando Norris e Charles Leclerc cometeram erros nas suas tentativas e terminaram apenas em sétimo e oitavo, com o piloto da McLaren na frente do monegasco da Ferrari.
O Williams de Alex Albon e o Racing Bulls de Isack Hadjar fecharram a classificação do Q3.
De fora no Q2 ficaram o Red Bull de Yuki Tsunoda, que tem uma penalização de 10 lugares a cumprir na grelha, o Williams de Franco Colapinto, o Sauber de Nico Hulkenberg e os Haas de Oliver Bearman e Esteban Ocon.
O Sauber de Gabriel Bortoleto, o Williams de Carlos Sainz, o Aston Martin de Lance Stroll, o Racing Bulls de Liam Lawson e o Alpine de Pierre Gasly foram eliminados na primeira fase da sessão.