Portal Chamar Táxi

«PJ investiga suspeita de corrupção num jogo do Sporting» - DN

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Sporting – Paulo Pereira Cristóvão reintegrado

pereiracristovao1.jpg

O vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão foi reintegrado em plenas funções.

O Conselho Diretivo do Sporting está reunido para analisar a situação em torno do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, que suspendeu o mandato quando foi constituído arguido no caso Cardinal.

A decisão final passou, alegadamente, pela reintegração de Paulo Pereira Cristóvão. O dirigente vai agora prosseguir as suas funções no Sporting.

111.png

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Domingos pressionado para deixar Sporting

Pereira de Cristovão engendrou estratégia para afastar ex-treinador do Sporting. Tudo no CM.

2012-04-16014713_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$d73a0dbc-29bf-48cf-96bf-3e0c115c43bf$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

Por:Eduardo DÂmaso / Tânia Laranjo / Sérgio Pereira Cardoso / O.L.

Paulo Pereira Cristóvão está ligado à saída de Domingos Paciência do cargo de treinador do Sporting, em Fevereiro último. O vice-presidente, agora suspenso do clube leonino, revelava vontade de pôr de parte o técnico, e terá engendrado um esquema no sentido de o conseguir.

O enredo é apanhado acidentalmente na investigação da Judiciária: tal como com vários jogadores e dirigentes, Cristóvão acompanhava os passos do treinador, que não conseguia pôr o Sporting no trilho das vitórias.

Natural do Norte do País e seguidor da carreira do filho Gonçalo (jogador da equipa sub-19 do FC Porto e da selecção nacional), Domingos cruzar-se--ia, a título informal, com dirigentes dos dragões. Toda a informação chegava a Cristóvão.

Na altura da saída de Domingos Paciência do cargo, logo foram noticiados encontros do treinador com elementos da estrutura portista, tendo em vista um suposto regresso do ex-avançado ao FC Porto.

Após nova derrota na Madeira (0-2, a favor do Marítimo), ecoaram pelos gabinetes de Alvalade os alegados encontros de Domingos com representantes azuis-e-brancos.

O treinador seria pressionado a aceitar uma saída sem indemnização avultada. Um litígio laboral esteve em cima da mesa, mas o acordo entre as partes acabou por ser alcançado.

Paulo Pereira Cristóvão atingia os seus intentos: Domingos saía contrariado e Sá Pinto subia dos juniores para o comando da equipa principal de futebol.

Pereira Cristóvão desconhecia o que agora se sabe: que estava sob escuta, por suspeita de denúncia caluniosa contra José Cardinal.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Escutas revelam fragilidade de Godinho Lopes
cristóvão intervém nas principais decisões

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, terá pouca intervenção no futebol do Sporting, avança o "Correio da Manhã", justificando a afirmação com as escutas telefónicas feitas no âmbito do processo do caso Cardinal no qual o "vice" leonino, Paulo Pereira Cristóvão, é arguido.

Segundo o diário da Cofina, "várias conversas - sobre contratações, a vida privada de jogadores, como Rui Patrício, e até os momentos que levaram ao afastamento de Domingos Paciência - revelam que Godinho Lopes era muitas vezes enganado". O dirigente leonino desconhecia "alguns dos esquemas" de Cristóvão, pelo que a Polícia Judiciária acredita que Godinho Lopes estivesse à margem da armadilha montada ao árbitro José Cardinal.

Mais: "o presidente do Sporting terá sido usado para credibilizar a denúncia, quando a cópia do depósito dos 2 mil euros foi deixada no seu gabinete".

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Este aqui é um "cão" grande e conseguiu voltar a SAD mas acho que esta historia nao vai ficar por aqui.

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
José Eduardo diz que reintegração de Pereira Cristóvão «é uma decisão muito perigosa»

joseeduardo1.jpg

José Eduardo diz que reintegração de Pereira Cristóvão «é uma decisão muito perigosa»

O conselheiro leonino José Eduardo encara com reserva a reintegração do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão na Direção do Sporting.

«É uma decisão muito, muito perigosa.

Não quero crer que aquilo que a Polícia Judiciária e as autoridades portuguesas estão a fazer não tenha substância», diz José Eduardo, em declarações à TSF, notando que a polémica suscitada pelo ‘caso Cardinal’ «não contribui para a boa imagem do Sporting».

«Não acredito que algum sportinguista ande satisfeito com este escândalo que agora nos rebentou nas mãos.

Isto não é o Sporting.

A imagem do clube sai manchada e ninguém beneficia com isto», realça.

José Eduardo lembra que a decisão de readmitir Paulo Pereira Cristóvão foi tomada pela Direção, sendo certo que, ressalva, «se algum dos dirigentes quiser tomar uma posição diferente, terá liberdade para o fazer».

O conselheiro leonino aplaude o ‘blackout’ decretado pela Direção presidida por Godinho Lopes - «é uma decisão muito boa», elogia - e pede para que o jogo com o Ath. Bilbao fique fora de uma «guerra que é muito mais grave que um jogo de futebol».

abola.pt

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Abrantes Mendes defende que Cristóvão se deveria abdicar
"O que está em causa é o clube"

Abrantes Mendes afirmou esta segunda-feira que se afastaria do Sporting se fosse confrontado com uma situação semelhante à vivida pelo vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, arguido no caso do árbitro auxiliar José Cardinal.

"Nunca estaria numa posição dessas, mas se, por mera hipótese, eu fosse colocado nessa situação, na minha vida particular, em que me fosse imputado um conjunto de situações que pudessem pôr em causa a magistratura ou o cargo que estivesse a ocupar, obviamente que abdicava em nome do Sporting, porque é isso que interessa,neste caso concreto, o Sporting", disse o ex-candidato à presidência do clube em declarações à Rádio Renascença, reagindo à decisão do Conselho Diretivo leonino de reintegrar Cristóvão, na madrugada desta terça-feira.

"O que está em causa é o clube e não o fulano 'a', 'b', 'c' ou 'd' e sim o Sporting. Não se deve agir em função do seu interesse em particular. Quando vamos exercer uma função não é em nosso benefício, mas sim no da instituição, que está acima de qualquer pessoa. Os princípios e valores da ética desportiva mandam que em primeiro lugar esteja a instituição e só depois tudo o resto", justificou Abrantes Mendes.RC

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
7
Espero que esta historia seja devidamente esclarecida, mas o que mais me estranha é como um caso que devera estar em segredo de justiça se sabe tanta coisa do mesmo.

Mas o que me estranha ainda mais é porque só agora que o Sporting esta envolvido em varias frentes decisivas estas noticias todas vieram a publico, já que isto tudo se passou em Dezembro e muitas destas coisas já se saberiam.

Eu não acredito em bruxas mas que as há, há...

sporting41

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Espero que esta historia seja devidamente esclarecida, mas o que mais me estranha é como um caso que devera estar em segredo de justiça se sabe tanta coisa do mesmo.

e com tanta mulher boa que há por aí, ainda andam a violar o segredo de justiça. rssssss

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
Inquérito para apurar factos no caso que envolve Cristóvão

ng22F79E0C-A6D7-4084-86C2-47BCFF1A1715.jpg

Inquérito para apurar factos no caso que envolve Cristóvão

Por proposta de Godinho Lopes

O Conselho Diretivo do Sporting deliberou esta terça-feira a instauração de "procedimento prévio de inquérito" a cargo do Conselho Fiscal e Disciplinar, para apurar factos vindos a público na sequência das buscas e apreensões efetuadas pela Policia Judiciária às instalações do clube, a 12 de abril, processo do qual resultou a constituição do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão como arguido.

De acordo com um comunicado colocado no site do clube, a proposta foi apresentada por Godinho Lopes, presidente do Conselho Diretivo leonino.

Esta é a mais recente posição do Sporting em relação ao "caso" que envolve Pereira Cristóvão, depois de o clube ter reintegrado o dirigente na segunda-feira, pondo fim a uma suspensão de mandato que este fizera na última semana.

Paulo Pereira Cristóvão pedira a suspensão depois de ter sido constituído arguido no caso do dinheiro que apareceu na conta do árbitro auxiliar de futebol José Cardinal, poucos dias antes do encontro com o Marítimo, dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Além do vice-presidente leonino, outras duas pessoas foram constituídas arguidas no âmbito de uma investigação por denúncia caluniosa qualificada.

Na segunda-feira, o clube lisboeta decretou um "blackout" da equipa de futebol, garantindo apenas as conferências de imprensa, "flash-interviews" e a informação colocada no site.

Eis o comunicado na íntegra:

"Na sequência das buscas e apreensões efectuadas pela Policia Judiciária a mando da senhora Procuradora Adjunta do Departamento de Investigação e Ação Penal, no passado dia 12 de abril de 2012, às instalações do Sporting Clube de Portugal, no âmbito de uma investigação criminal por denúncia caluniosa, vieram a público um conjunto de factos envolvendo o vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, Paulo Pereira Cristóvão.

Tendo em atenção a natureza dos referidos factos entende o Conselho Diretivo que se mostra necessário apurar com maior detalhe e rigor a extensão dos mesmos, bem como as circunstâncias relacionadas com estes.

Assim, por proposta do seu presidente, o Conselho Diretivo solicita ao Conselho Fiscal e Disciplinar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 58, n.º 1, al. h) dos estatutos do clube, a instauração de um procedimento prévio de inquérito para efeitos de tal apuramento, bem como de quaisquer outros factos ou circunstâncias que o desenvolvimento do inquérito venha a revelar."

:.: Inquérito para apurar factos no caso que envolve Cristóvão - Sporting - Jornal Record :.:

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517

Espero que tenhas razão porque o Sporting é muito importante como instituição para o desporto português.

Embora me pareça que tem pessoal... que com avidez que colocam as noticias parece que já temos culpado...?

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Rui Alves: «Sporting não tem legitimidade para jogar na Taça»
Presidente do Nacional vai avançar com uma participação à Federação

Rui Alves, presidente do Nacional, vai fazer uma participação ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a propósito do caso Paulo Cristóvão. O dirigente, num entrevista à Rádio Renascença, defende que o Sporting «não tem legitimidade» para jogar a final da Taça de Portugal e está a equacionar avançar também com uma providência cautelar «caso não haja uma decisão antes de tempo».

O presidente do clube da Choupana considera que é uma «atrocidade» e um «atropelo à verdade desportiva» este caso passar «sem consequências e fala em irregularidades no jogo em que o Sporting afastou o Nacional da Taça. «Cristóvão não viajou com o Sporting, mas sim num outro voo com o árbitro Pedro Proença. Isso só por si não quer dizer nada, mas, como diz o povo, à mulher de César não basta parecer séria, tem de sê-lo», destacou.

Rui Alves diz que Paulo Cristóvão tinha uma «estratégia de coação» para os árbitros e defende que «o comportamento dos dirigentes não pode ser desassociado das SAD», acrescentou.
MF

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
«Não me pronunciarei sobre o processo» – Paulo Pereira Cristóvão

cristovao.jpg

«Não me pronunciarei sobre o processo» – Paulo Pereira Cristóvão

O vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, assegurou, esta terça-feira, que não irá tecer nenhum comentário em torno do processo Cardinal, onde é arguido.

«Não dirijo qualquer palavra a quem quer que seja.

Não farei qualquer tipo de comunicação e não me pronunciarei sobre o que quer que tenha a ver com o processo», afirmou Paulo Pereira Cristóvão, na apresentação do livro «Acerto de Contas», de autoria do antigo assessor do Sporting, António Sousa Duarte, onde estiveram presentes outras figura do universo «leonino», incluído os companheiros do Conselho Diretivo, Pedro da Cunha Ferreira e João Pedro Varandas.

O dirigente leonino garantiu que apenas irá continuar a fazer o seu trabalho: «Aos sportinguistas o que eu digo é que tenho quatro mastros para pintar, duas bancadas novas para fazer, uma bancada da família, uma sala nova para os sócios do Sporting e tenho muita obra para fazer até agosto, que é o timing que eu entendi que devia ter para fazer este tipo de obra».

abola.pt

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Escutas revelam traição a Godinho Lopes

CM revela novos elementos do caso ‘Paulo Pereira Cristóvão’. Para ler no seu jornal diário

Por:Tânia Laranjo/ Eduardo Dâmaso/ José Almeida Ribeiro/ O.L.

As escutas telefónicas feitas no âmbito do processo de denúncia caluniosa qualificada que tem como alvo Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente do clube leonino, mostram que Godinho Lopes tem pouca ou nenhuma intervenção no futebol do Sporting, apurou o CM.

Várias conversas - sobre contratações, a vida privada de jogadores, como Rui Patrício, e até os momentos que levaram ao afastamento de Domingos Paciência - revelam que Godinho Lopes era muitas vezes enganado. Alguns dos factos já lhe eram apresentados de uma forma ‘cozinhada', e outros indícios recolhidos na investigação mostram versões diferentes das que são publicamente conhecidas.

O desconhecimento que o presidente do clube de Alvalade revelava de alguns dos esquemas de Pereira Cristóvão levam a Polícia Judiciária a admitir que também na armadilha montada ao árbitro José Cardinal, antes do jogo para os quartos-de-final da Taça de Portugal, com o Marítimo, Godinho Lopes não tivesse sido informado. O dirigente terá sido ‘usado' para credibilizar a denúncia, quando a cópia do depósito dos dois mil euros foi deixada no seu gabinete. O objectivo era que fosse ele a dar a cara pela queixa e a obrigar Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a afastar José Cardinal, co-mo aconteceu.

Segundo o Correio da Manhã sabe, o processo, que ainda está em segredo de justiça, poderá causar uma verdadeira crise em Alvalade, assim que for levantada a proibição de consulta dos autos e, em particular, se alguém ligado a Godinho Lopes aceder às escutas. Há muitas conversas e factos que, embora possam vir a ser pouco relevantes em termos criminais, deixarão Godinho Lopes numa posição de fragilidade.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Espero que tenhas razão porque o Sporting é muito importante como instituição para o desporto português.

Embora me pareça que tem pessoal... que com avidez que colocam as noticias parece que já temos culpado...?
[/FONT]

isso do pessoal estás a referiste aos jornais não é?? ou quem anda a postar aqui essas ditas noticias?? gostava de ficar esclarecido obrigada.

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
" Rui Alves diz que o Sporting “ não tem legitimidade” para disputar a final da Taça de Portugal com a Académica, a 20 de maio, no Jamor. Em entrevista à Rádio Renascença, o presidente do Nacional afirma pretender avançar ainda esta semana com uma “participação disciplinar para o Conselho de Disciplina da FPF” contra o Sporting, por envolvimento na alegada tentativa de suborno ao árbitro assistente José Cardinal.

Mas não fica por aqui. “Caso não exista uma decisão em tempo útil, vamos ponderar avançar com uma providência cautelar para impedir a realização da final da Taça”, revela Rui Alves, que contou ainda uma história envolvendo o dirigente do Sporting, Pereira Cristóvão, e o árbitro Pedro Proença, que dirigiu a meia-final da prova entre o Nacional e o clube de Alvalade (os leões venceram por 3-1). "

Jornal Record

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
isso do pessoal estás a referiste aos jornais não é?? ou quem anda a postar aqui essas ditas noticias?? gostava de ficar esclarecido obrigada.

Amigo se me estivesse a referir a quem põe aqui as noticias...

Também estava a fazer uma referencia a mim mesmo, o que não fazia nenhum sentido eu fazer o comentário que fiz acima.

Agora se ficas-te com outro pensamento...

Não posso fazer nada!

A minha maneira de estar na vida não se coaduna com esse tipo de procedimentos...nem tão pouco julgar as pessoas antes de elas serem julgadas!

Última edição:

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
«Não temos o direito de declarar Paulo Pereira Cristóvão culpado» - Godinho Lopes

godinholopes.jpg

«Não temos o direito de declarar Paulo Pereira Cristóvão culpado» - Godinho Lopes

O presidente do Sporting, Godinho Lopes, dirigiu-se aos adeptos do clube através de uma mensagem vídeo em que aborda o caso Paulo Pereira Cristóvão.

O presidente leonino lembra a sua demissão da direção há 12 anos e diz que o vice-presidente não pode, para já, ser declarado culpado em relação ao alegado caso de corrupção.

«Há 12 anos atrás decidi demitir-me por razões que não tinham nada a ver com o Sporting.

Foram razões da minha consciência e que me levaram a fazer uma travessia do deserto. Paulo Pereira Cristóvão não decidiu demitir-se, tem o seu direito e depois de uma suspensão decidiu voltar.

Não temos o direito de o declarar culpado antes de ele ser averiguado e ser decidido se é julgado ou não.

O Sporting não pactua com nenhum tipo de dúvidas e decidiu por minha própria iniciativa abrir um inquérito para termos a certeza que o Sporting não tem nada a ver com este processo e com este caso.

Não estou à procura de mais nada a não ser da verdade», afirmou Godinho Lopes num vídeo publicado no site do clube.

abola.pt

batalha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 31, 2007
Gostos Recebidos
0
UEFA remete "caso Cardinal" para autoridades portuguesas e rejeita cenário de maniput

A UEFA referiu-se hoje ao caso que envolve o vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão como uma questão da competência das autoridades portuguesas, considerando não envolver matérias de "manipulação de resultados".

"Trata-se de uma questão interna e que nada tem a ver com manipulação de resultados", esclareceu à agência Lusa fonte do organismo europeu, rejeitando um hipotético cenário de eventuais punições desportivas ao clube de Alvalade.

Paulo Pereira Cristóvão foi constituído arguido no caso do dinheiro que apareceu na conta do árbitro auxiliar de futebol José Cardinal, poucos dias antes do encontro com o Marítimo, dos quartos de final da Taça de Portugal.

Além do vice-presidente "leonino", outras duas pessoas foram constituídas arguidas no âmbito de uma investigação por denúncia caluniosa qualificada.

Paulo Pereira Cristóvão chegou a pedir a suspensão do mandato, mas recuou e foi reintegrado no elenco diretivo presidido por Godinho Lopes na segunda-feira, após uma longa reunião do Conselho Diretivo.

Lusa

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Paulo Pereira Cristóvão ameaçou partir tudo

Pereira Cristóvão regressou à vice-presidência após longas horas de reunião do Conselho Directivo leonino. CM conta todos os pormenores do encontro.

Por:Octávio Lopes com N.M.S.

Paulo Pereira Cristóvão "ameaçou partir tudo" no Sporting, caso não reocupasse o cargo de vice-presidente. Segundo soube o CM junto de várias fontes de Alvalade, que pediram para não ser citadas, na reunião de segunda-feira à noite do Conselho Directivo leonino, o antigo inspector da PJ lembrou, várias vezes, que as claques não compreenderiam o seu afastamento e frisou aos outros dirigentes que, se fosse essa a decisão, teriam de "arcar com as consequências".

Além disso, os três apoiantes de Cristóvão, os vogais Pedro Cunha Ferreira, Ricardo Tomás e João Pedro Varandas terão dado a entender que se demitiam se o ‘vice' fosse afastado, o que levaria à queda da Direcção. Godinho Lopes entendeu que perante a actual situação financeira do clube e da SAD (teve prejuízo de 19,1 milhões no primeiro semestre desta época) não era aconselhável a realização de eleições antecipadas, e optou pela reintegração do dirigente que, devido ao caso de denúncia caluniosa em que foi constituído arguido, tinha suspendido o seu mandato pelos "superiores interesses do Sporting".

Ao longo das mais de nove horas que os oito elementos do CD estiveram em Alvalade (um deles, o vogal Pedro Cunha Ferreira tem o mandato suspenso, por ser secretário-geral da SAD) a maioria esteve sempre contra o regresso de Pereira Cristóvão. Godinho Lopes chegou a dizer que devia demitir-se, tal como ele fez em Março de 2002, no mandato de Dias da Cunha. Na altura era dirigente e foi constituído arguido no caso (corrupção) dos barcos da Expo'82. Todavia, com o decorrer da conversa, chegou a estar na mesa o regresso do ‘vice' mas sem pelouros. Por volta das 17h30, Cristóvão foi a Alvalade para conversar com Godinho Lopes. A reunião a dois demorou até depois das 20h00. Um dos ‘vices', Aureliano Neves, fartou--se de esperar, abandonou Alvalade e já não assistiu às declarações de Cristóvão aos restantes sete elementos do CD, em que assegurou estar inocente do caso que envolve o árbitro assistente José Cardinal e vincou que as claques e o "povo" sportinguista não aceitariam de bom grado o seu afastamento.

RUI ALVES: "SPORTING TEM DE SER PUNIDO"

"O Sporting tem de ser punido a nível desportivo", disse ontem Rui Alves, presidente do Nacional, sobre o caso que envolve Paulo Pereira Cristóvão e o árbitro assistente José Cardinal.

O dirigente da equipa que os leões eliminaram nas ‘meias' da Taça de Portugal (2-2 e 3-1) frisou que as "acções e atitudes dos dirigentes não podem ser dissociadas das respectivas SAD". Vincou que, se tal suceder, fica aberto o caminho "para se formarem Direcções de bandidos sem responsabilidades" para as sociedades (SAD) que gerem o futebol profissional.

Rui Alves adiantou, também, em declarações à Renascença, que o Nacional vai apresentar uma queixa junto da FPF, e que se não for decidida "em tempo útil" poderá avançar com uma providência cautelar para impedir que o Sporting esteja no Jamor (20 de Maio) a disputar a final da Taça de Portugal, diante da Académica.

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
517
Caso Cardinal: Conselho de Disciplina da FPF abre processo de averiguações

ngD138CB0A-3C7E-469F-B458-7AC8B3B8D3EB.jpg

Conselho de Disciplina da FPF abre processo de averiguações

Polémica continua a dar que falar

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu um processo de averiguações ao denominado "Caso Cardinal" a 16 de abril, disse esta quinta-feira à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.

O órgão disciplinar, liderado por Herculano Lima, decidiu por iniciativa própria desencadear o processo de averiguações ao caso que envolve o vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão [na foto], que foi constituído arguido juntamente com outras duas pessoas no âmbito de uma investigação por denúncia caluniosa qualificada, e o árbitro auxiliar José Cardinal.

Depois de ter pedido a suspensão do seu mandato a 12 de abril, Paulo Pereira Cristóvão regressou cinco dias depois ao Conselho Diretivo "leonino", na sequência de uma reunião que ocorreu na terça-feira.

O dirigente pediu a suspensão depois de ter sido constituído arguido no caso do depósito de dois mil euros na conta de José Cardinal, dias antes do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal com o Marítimo, no Funchal, para o qual o auxiliar esteve nomeado e acabou por ser substituído.

Na semana passada, fonte ligada à investigação disse à Lusa que os três arguidos são o vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão, ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ), o elemento que segundo a denúncia estava a depositar dinheiro na conta do árbitro de futebol assistente e uma pessoa ligada profissionalmente ao dirigente leonino.

:.: Caso Cardinal: Conselho de Disciplina da FPF abre processo de averiguações - Sporting - Jornal Record :.:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
O regresso à Leão do espião de Cavaco

‘Espião de Cavaco’ faz parte da direcção do Sporting e tem cada vez mais inimigos internos entre os leões. Toda a história no Correio Indiscreto

Por:paulo Pinto Mascarenhas ([email protected])

A situação caótica no Sporting também é comentada nos meios políticos. Há quem recorde a história do célebre ‘espião de Cavaco', o antigo assessor jurídico de José Sócrates e deputado do PS Rui Paulo Figueiredo, vogal do Conselho Directivo do clube de Alvalade.

No célebre episódio das ‘escutas de Belém', Figueiredo foi então acusado de andar a ‘espiar' o Presidente da República durante as viagens de Cavaco Silva. Agora, há quem diga que anda a fazer campanhas semelhantes no Sporting.

É aqui que a doutrina se divide. Um cavaquista dizia esta semana num almoço em Lisboa que o ‘espião' é um dos conselheiros políticos mais destacados do presidente do Sporting, Godinho Lopes, mas também era próximo do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão. Lembrava a propósito que um dos candidatos nas últimas eleições sportinguistas, Braz da Silva, desistiu da corrida após ter recebido ameaças anónimas por sms.

Rui Paulo Figueiredo, que também apareceu nas notícias relacionadas com o superespião Jorge Silva Carvalho, como sendo líder da Loja Mercúrio, foi ainda acusado esta semana no blogue de Rui Calafate, reconhecido sportinguista e director de uma agência de comunicação, de querer "aniquilar" Pereira Cristóvão. Rui Calafate acrescenta que Figueiredo "fala sobre tudo e de nada sabe a não ser da Maçonaria e de dossiês sobre sócios e adeptos sportinguistas", exigindo que seja "varrido" do clube.

Já no tempo em que era acusado de espiar Cavaco Silva se atribuía a Rui Paulo Figueiredo a enorme capacidade de recolher dossiês de informações sobre os cavaquistas. Mas não só... CM

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Assessores recebiam milhares no Sporting

Sporting fez contratações milionárias para a área da comunicação

Por:Tânia Laranjo/ Miguel A. Ganhão/ Janete Frazão/ Sérgio Pereira Cardoso

Em tempos de crise e num clube com um passivo astronómico, a direcção do Sporting conseguiu espaço para contratações, nomeadamente para a área da comunicação, com salários de milhares de euros. Os números constam da informação apreendida pela PJ na investigação a Paulo Pereira Cristóvão: Pedro Sousa, director de comunicação da SAD, chegou aos leões para receber 14 mil euros/mês. Já lá estava Irene Palma, com um salário mensal de cerca de quatro mil euros.

A investigação da PJ versa sobre o possível crime de denúncia caluniosa de Pereira Cristóvão que atingiu o árbitro auxiliar José Cardinal, mas a informação apanhada estende-se a outros campos dos leões.

Por partes: Carlos Barbosa era o vice-presidente responsável pelas áreas comercial, de marketing e comunicação do Sporting. Nesse âmbito, foi o responsável pela contratação de Irene Palma, em Abril do ano passado, para directora de comunicação do clube leonino. Salário: cerca de quatro mil euros para a então jornalista da TVI. Paulo Pereira Cristóvão sabia de tudo, e terá tido intervenção noutra contratação com objectivo parecido: em Setembro de 2011, Pedro Sousa, da Rádio Renascença, foi contratado para os quadros do Sporting. Salário: cerca de 14 mil euros mensais. A estes gastos acrescia uma avença à empresa Cunha Vaz & Associados Consultores de Comunicação.

Quem não conheceria os valores seria Godinho Lopes. Aliás, ao que o CM apurou, assim que foi colocado a par dos salários, o presidente dos leões tratou de fazer cortes na área da comunicação: a Cunha Vaz viu a avença ser-lhe reduzida em 50 por cento (2500 euros). Sabe também o CM que Pereira Cristóvão estava na posse de informação pessoal de Carlos Barbosa (deixou o clube em Fevereiro último), não se sabendo, porém, se a terá utilizado para chantagem.

O Correio da Manhã tentou contactar, sem sucesso, Carlos Barbosa.