• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É esta a cidade mais violenta do planeta

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
A cidade de Caracas transformou-se na cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que dá conta que na capital da Venezuela se registam 89 homicídios por cada 100.000 habitantes.

naom_58fa355fe05fb.jpg


O relatório 'Crime e Violência: Obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e das Caraíbas', correspondente a novembro de 2018, coloca ainda Maturín e Valência, como a 5.ª e 7.ª cidades mais violentas, respetivamente, numa listagem de dez.

Segundo o criminólogo Luís Izquiel, a criminalidade na Venezuela é percetível "nas ruas, depois das sete horas da noite", altura em que "as ruas viram fantasmas, porque as pessoas protegem-se nos lares, perante a ineficiência do Governo para proteger a vida e a segurança dos cidadãos".

"Temos uma taxa de homicídios de 89 por cada 100.000 habitantes. É a mais alta do planeta. A segunda é San Salvador, mas com quase 20 pontos menos que a nossa. Isso fala da magnitude da criminalidade na Venezuela", explicou aos jornalistas.

Em relação aos delitos, explicou que os mais comuns são o roubo e o furto, devido à crise económica no país, mas que os venezuelanos estão mais preocupados com os homicídios e os sequestros.

No entanto, explicou que tem havido uma redução dos sequestros expressos, devido à crise económica, porque esse delito "deixou de ser rentável para os criminosos, porque são muito poucas as pessoas que têm possibilidade de pagar por um resgate".

Por outro lado, o sociólogo Alexander Campos tem verificado que "os venezuelanos estão a enfrentar situações cada vez mais duras e extremas, à medida que a vida se vai tornando mais difícil".

Segundo o BID, além de Caracas, San Pedro Sula (nas Honduras), San Salvador (em El Salvador) e Acapulco (no México) superam os 80 homicídios por cada 100.000 habitantes, muito acima da média regional da América Latina, onde ocorrem 39% dos homicídios do mundo e apesar de ter apenas 9% da população global.

IN:NM
 
Topo