• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É hora de personalizar o menu de partilhas do seu Android

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Cada vez gostamos mais de partilhar com os nossos contactos os links, as imagens e outros conteúdos que vamos encontrando na Internet ou que criamos. Os sistemas operativos adaptaram-se a isso e fornecem partilhas diretas e simples de usar.


O Android tem no menu de partilhas este centro de envio, que todos usam e que é muito simples. Mas sabia que este pode ser configurado a seu gosto? É isso que vamos explicar.








Partilhar um link, uma fotografia ou um texto é algo simples no Android e que podemos fazer rapidamente. A maioria poderá copiar e colar na app pretendida, mas a verdade é que o Android tem uma função dedicada a isso e que permite que partilhemos diretamente.



As últimas versões do Android têm melhorado este menu de partilhas com algumas pequenas otimizações, o que o tornam ainda melhor. Hoje vamos aprender a personalizá-lo e a torná-lo ajustado ao utilizador.


Como aceder ao menu de partilhas do Android



Como referimos, muitos utilizadores do Android desconhecem esta área de partilha e a utilidade que tem. Para lhe acederem basta que selecionem um texto ou que escolham a opção partilhar, no menu de fotografia. É a opção Partilha que vos dá acesso a este menu.






De imediato será mostrado o menu de partilha, onde estão os vossos principais contactos e as vossas principais aplicações. Basta então que escolham o contacto ou aplicação para este ser partilhado de imediato.



Como adicionar e fixar um contacto direto




Configurar o menu de partilha é algo simples e que qualquer um o pode fazer em poucos segundos. Podem aqui adicionar contactos ou aplicações que ficam fixos para utilização, deixando de depender dos algoritmos de avaliação do Android.Para adicionar um contacto, tornando-o fixo neste menu, só precisam de lhe carregar durante alguns segundos até que apareça um novo menu.







Nesse menu só precisam de escolher a opção Fixar. Dai em diante esse contacto estará sempre presente nessa lista para ser usado. Mesmo que não usem esse contacto com frequência, ele estará sempre presente.




Como adicionar e fixar uma app





Da mesma forma como podemos fixar contactos, podemos fazê-lo com aplicações. A lista apresentada é extensa, mas desta forma conseguem colocá-la no topo e mais facilmente acessível.




Também aqui devem carregar na aplicação que pretendem prender ao menu de partilha até que surja um novo menu.








No menu que surgir devem escolher a opção Fixar para que essa aplicação seja arrumada no topo do menu de partilha e esteja sempre mais acessível para o utilizador.




Como remover um contacto ou uma app





Mas tal como estas apps e contactos podem ser adicionados, também podem ser retirados do topo, passando a assumir o lugar que o Android lhe reservou, com base na utilização.




Só precisam de carregar durante alguns segundos numa app ou contacto que tenham a antes fixado para que surja o menu onde podem gerir o que querem fazer.







Ao contrário das opções anteriores, desta vez o que pretendem é Soltar. Esta será a ordem para que a app ou o contacto seja removido do topo da lista.


Usem o menu de partilhas do seu Android e vejam como é mais simples e rápido enviar todos os conteúdos para os vossos contactos. Aproveitem e configurem-no para que esteja adaptado ao que querem, melhorando ainda mais a sua utilização.




logopplware.png
 
Última edição:
Topo