• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É para isto que serve o orifício na base do cadeado que todos ignoram

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808

Desvendamos o mistério. Eis toda a verdade!​


É para isto que serve o orifício na base do cadeado que todos ignoram


© Shutterstock


Certamente já reparou que os cadeados têm um buraco na base. O que talvez não saiba é que este não é um pormenor meramente decorativo como tantos julgam.






Aquilo que muitos olham como um detalhe tem, na realidade, um propósito muito específico. Segundo o portal Edital Concursos Brasil, serve para facilitar o escoamento de óleos e líquidos no momento da manutenção.





Muitos cadeados permanecem em portões, pelo que acumulam bastante sujidade e até água da chuva. Se isso acontecer, é possível limpar com facilidade a parte interna do objeto através deste buraco, o que aumenta a durabilidade do cadeado.


Este pequeno orifício também melhora o desempenho do objeto. Com o tempo, é normal que a chave não rode tão facilmente, por exemplo. Nesses casos, o buraco na base serve para aplicar um lubrificante especial para cadeados, facilitando a penetração do líquido no sistema interno e restaurando o funcionamento adequado ou desobstruindo a fechadura.

IN:NM
 
Topo