kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

O primeiro grupo de 148 militares do 6.º contingente português da Força Internacional de Apoio à Segurança no Afeganistão (ISAF) parte esta segunda-feira para aquele país, indicou o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
A partida dos militares que integram a missão da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com destino ao Afeganistão está marcada para as 19:30, do Aeródromo de Figo Maduro, a bordo de um avião A310, precisou na segunda-feira o EMGFA em comunicado divulgado na sua página da internet, escreve a Lusa.
«Com a partida destes militares, inicia-se a rotação dos efetivos que atualmente constituem a Força Nacional Destacada (FND) no Teatro de Operações do Afeganistão», lê-se no documento.
O Estado-Maior General das Forças Armadas refere ainda que «estes militares integram o 6.º Contingente da FND ISAF, aprontado na Brigada de Intervenção, e são comandados pelo coronel Paulo Renato Faro Geada» e que «o final da rotação da FND está previsto para o dia 11 de maio de 2013».
A presença de forças portuguesas em território afegão deve-se a uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que deliberou, em dezembro de 2001, a criação de uma Força Internacional de Apoio à Segurança, no âmbito do combate ao terrorismo, cujo comando a NATO assumiu.
tvi24