- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,282
- Gostos Recebidos
- 1,219
Para muitos, as orquídeas são plantas exigentes e difíceis de se tratar. Contudo, se seguir algumas regras, é possível mantê-las saudáveis por muitos anos.
Sandi Liang, fundadora da Dandi Plants em Palmstreet e especialista em plantas, destacou quatro erros mais comuns nos cuidados das orquídeas.
1. Regar pouco ou em excesso
As orquídeas são bastante sensíveis, pelo que precisam da quantidade exata de humidade para crescerem fortes e saudáveis.
"Muita água pode causar o apodrecimento das raízes levando eventualmente à morte da planta", refere Sandi Liang, fundadora da Dandi Plants em Palmstreet.
"A falta de água também é um problema comum. As condições numa casa comum geralmente são muito secas para elas e acabam por ressecar a planta", alerta.
Para acertar na quantidade de água, Liang recomenda a que se regue semanalmente, de preferência pela manhã. "Regar as orquídeas pela manhã dá tempo suficiente para a água escorrer antes do anoitecer, evitando doenças", sublinha.
Certifique-se de que a água escorre completamente do vaso para evitar o apodrecimento das raízes e mantenha a área ao redor da orquídea húmida, colocando o vaso sobre um recipiente com pedras e água.
Poderá recorrer a um humidificador ou borrifar água nas folhas com regularidade. Evite molhar as flores, pois estas podem apodrecer.
2. Usar o tipo errado de terra
As terras usadas normalmente na maior parte das plantas não irão deixar a sua orquídea feliz.
"As orquídeas estão acostumadas a crescer em árvores sem terra para alimentar as raízes", realça Liang.
"Portanto, as orquídeas nunca devem ser cultivadas em terra para vasos e precisam de uma mistura especial para a plantação de orquídeas", continua.
O ideal é usar uma mistura específica que combina 80% de casca de pinheiro e 20% de musgo esfagno. "Use um substrato para vasos com pedaços de casca que permita que a água escorra rapidamente das raízes da orquídea", completa.
3. Plantar a orquídea num vaso fechado
As raízes da orquídea precisam de uma grande circulação de ar e um vaso fechado é meio caminho andado para o sofrimento da planta.
"Na natureza, as raízes de uma orquídea absorvem a humidade e nutrientes do ar, da chuva e dos detritos ao redor", afirma a especialista.
"Portanto, certifique-se que escolhe um recipiente semelhante ao habitat da orquídea — idealmente vasos com vários furos de ventilação, tanto no fundo quanto nas laterais", continua.
"Isso não só permite que as raízes absorvam mais humidade do ar, como também facilita a verificação de sinais de apodrecimento antes que se tornem irreversíveis", completa.
4. Sol em excesso
O sol é benéfico para muitas plantas, mas a orquídea não é uma delas. O ideal será recriar as condições do solo de juma floresta tropical - o que significa luz indireta e filtrada.
Assim, deixar a orquídea debaixo de sol direto fará com que as folhas fiquem queimadas.
"Para criar a condição de iluminação perfeita, coloque a planta numa área com luz solar brilhante, mas indireta, com pelo menos seis horas de sol por dia", diz.
Se a iluminação do lugar em que colocou a orquídea não parecer adequado, deverá mover a plantas para um local melhor ao longo de algumas semanas de maneira a que sofra com a mudança repentina de luz.
IN:NM
