• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Açorda de Carne Assada

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,314
Gostos Recebidos
160
A partir dos 8 meses


1 dente de alho; 1 pão pequeno do coração (sem sal e de véspera); 1 pezinho de salsa ou coentros; 1 fio de azeite; 50 g de carne assada desfiada.
1 - Começar por fazer um leve refogado com o alho picado e o azeite.
2 – Juntar um pouco mais de água e deitar o pão em pedaços, tapar e deitar cozinhar um pouco para que a água do refogado seja absorvida. Não deite muito pão nem água, vá ajustando. É importante que a quantidade de pão seja proporcional para a quantidade de água adicionada, para que a açorda fique húmida. Ajuste se necessário com um pouco mais água.
3 - Deixe cozinhar até o pão estar bem humedecido, em lume brando.
4 - Temperar com a salsa picada e deixe cozinhar mais 5 minutos. Acrescente a carne assada, sem molho, e mexa.



Desligue o lume. Deixe arrefecer um pouco, passe ou migue de acordo com a idade e preferência do Bebé.

Para a restante família, a carne assada com batatinhas que entretanto cozinhou no forno, ou no microondas conforme sugeriu o anterior Menú +12 meses.



Dicas para esta receita (constantes do Menú):



Nota 1: Tenha o cuidado de juntar apenas uma pequena quantidade de erva aromática para não camuflar o sabor do legume principal e junte no final da cozedura, para tirar o máximo partido! Importante também saber que, nesta idade, não pode usar todas as ervas aromáticas pelo que só a salsa, coentros, hortelã, funcho, salva, tomilhos, alecrim, mangericão e manjerona. Restantes só mais tarde, após os 12 meses.


Nota 2: esta receita é ideal para fazer em simultâneo com uma carne assada que entretanto preparou para a Família. Pode igualmente fazer farinha de pau se não tiver pão sem sal, seco.

sp.
 
Topo