• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A alimentação dos peixes

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
A alimentação dos peixes

alimentar_01a.jpg


Depois da escolha e da compra, a alimentação dos peixes costuma ser o "dilema" seguinte... Mas isso não é assim tão complicado!

Sempre que possível, forneça aos seus peixes alimentos vivos, como o Tubifex ou a Artemia (camarões-de-salina), que é relativamente fácil de preparar. Os alimentos vivos são os mais nutritivos e devem ser também servidos aos peixes doentes ou debilitados e aos alevinos (peixes recém-nascidos), para que cresçam rapidamente e saudáveis.

Como opção aos alimentos vivos, existem os congelados, que apresentam o mesmo valor nutritivo. As Larvas-vermelhas, a Artemia e o Tubifex são os mais frequentes de encontrar nas lojas especializadas.

São mais práticos pois já estão prontos a servir, embora não sejam os mais baratos... Devem ser servidos pelo menos uma vez por dia. Nós colocamos 1 ou 2 cubos de larvas-vermelhas congeladas todos os dias (pela hora do jantar) no nosso comunitário, que são apreciados por todos os peixes.

Os alimentos secos, tais como flocos, granulados ou liofilizados, se forem de uma marca com qualidade, constituem um óptimo complemento da alimentação.

Opte por embalagens mais pequenas, que não durem mais de três meses depois de abertas, pois essas embalagens, apesar de lhe ficarem um pouco mais dispendiosas, acabam por manter o seu valor nutritivo e as vitaminas presentes nesses alimentos, perdem-se após prolongado contacto com o ar.

Não se esqueça dos peixes de fundo, nem dos vegetarianos. Sirva-lhes pastilhas ou comprimidos feitos à base de alimentos liofilizados ou de alga spirulina.

Uma regra muito importante, e que nunca deve ser esquecida, é que servir aos peixes grandes quantidades de comida, não significa que estes fiquem melhor nutridos. Servimos sempre os flocos e todos os alimentos em pequenas quantidades.

Muitas vezes, o que acontece é que a comida em excesso acaba por apodrecer no fundo do aquário e provocar uma rápida subida da amónia e nitritos, e também a alteração do pH da água.

Para evitar isso, deve-se sempre servir uma quantidade de alimentos, que os peixes consigam consumir em 2 minutos. Há quem fale em 5 minutos, mas é muito tempo, e antes disso já o areão estaria cheio de comida... Em caso de um fornecimento acidental excessivo de comida, deverá ser efectuada imediatamente uma sifonagem ao fundo do aquário.

Também poderá ser você a cozinhar a comida dos seus peixes. Existem várias receitas caseiras, à base de vegetais, carne (o coração de boi é muito frequente nestas receitas) ou outros ingredientes naturais, mas que requerem alguma prática na sua preparação, não lhe sendo recomendadas para já.

Fica aqui a promessa, de qualquer dia colocarmos aqui umas receitas caseiras. Caso tenha algumas que nos queira enviar por e-mail, agradecíamos muito...

Para que todos os seus peixes se mantenham saudáveis durante mais tempo, tente variar a alimentação sempre que possível, pois algumas espécies rejeitam certos tipos de comida, e isso poderia levar à desnutrição e até mesmo à morte destes.


Autor: João Silva
Aquariofilia Online
 
Topo