sou o sandro conheçido pelo patas douradas , sou viçiado em tentilhões. tenho tentilhões ainda a cantar pois escolho eles a dedo , sou da zona do ribatejo.
Bem vindo ao forum Sandro .gostaria que fizesses a tua apresentação ,amigo
Vou-te dar a minha opinião com toda a franquesa ok e sempre numa de esclarecimento e ajuda :espi28:
Agora está tudo no descanso ,agora nem um quero a cantar ,mais para a frente sim ,por causa dos novos
, aonde e o rito-cheu,beubeu-cheu,rito-chom e beu-chibei , viçio de sangue de pai para filho tenho cantares com mais de 30 anos gravados em cassetes , tenho alguns cantos que nunca ouvi falar , mas tentilhões a cantar neste momento tenho engaiolados, terecheu-cheu , rito-cheubéuchibéu,tótócheu,rababé-cheuchibeu, tótógeuchibéu,sou eu e o meu velhote que fazemos os nossos passaros
rito-cheu -----este não presta ,só tem valor se for feito repartidos em cás cás cás,ritochéu é o pior dos melhores e o melhor dos piores
bebechéu ---,tem mais valor se for feito em safara .
rito-chom--remate aberto ,péssimo .o pior dos piores
beu-chibei ---não conheço nem nunca ouvi falar ,os bons remates são todos em chéu .quererás dizer rebebechéu ???
terecheu-cheu--não existe ,tal como o de cima ,existe sim é tararachéu
rababé-cheuchibeu --- dois cantares num só, rebébéchéu é uma coisa (come-se)e chibéu (lixo ) outra ,metes também dois remates no mesmo cantar ,não é assim este cantar .
rito-cheubéuchibéu---Aqui misturas dois cantares num só ritóchéu é uma coisa e chibéu é outra ,não prestam ,mais dois remates
tótócheu...é bom e se fõr em tuim tuim tuim cás cás cás tótóchéu .bem melhor
tótógeuchibéu---remate super mau ,além de dois remates no mesmo cantar que novamente colocas ,tudo o que seja chibéu ,chuim ,choéu ,chigéu ,cheugéu ,cheu beu ,ritogéu, it to guéu etc não presta ,estás a ensinar cantos sem qualquer valor ,muito fracos no remate e ainda falta o miolo ,se é dividido ,repartido ,panqueado ,divisão com seguimento de cantar ,etc
, mas acho que a unica ave que consegues destinguir cantos e este brilhante cantor e terreturial e muito eles nunca cantam como nos queremos a sempre remates pareçidos aos quais nos queremos ensinar e e preçiso ter atençao numa coisa tentelhões engaiolados variam o canto de ano para ano
Os tentilhões não variam de canto,viram-se ,e viram-se sempre para o pior se não soubermos fazer a coisa ,bem feito o tentilhão segura o que aprende por muito tempo ,é assim que se fazem bons mestres ,á que saber fazer um pássaro como deve ser ,não é dum dia para o outro .
, , mas os tentelhões que são apanhados, para nós ensinar-mos e difiçil. pois o tentilhão (pai) ja cantou lhe ensinou de onde é de que zona ele pertençe e o que tem que cantar , desculpem esta mensagem mas entrei hoje e gosto muito deste cantor.
Como disse acima existe formulas que é tiro e queda ,á que saber o que se quer dar a ensinar e estar atento quando começa a estudar ,é aí no estudar baixinho que se viram bem ,de noite e baixinho é o meu método de virar pássaros ,além de outras coisas.Como é aqui perto ,terei gosto de ir ouvir os teus pássaros ,se quiseres .
uma dica ; os tentilhões de segunda postura são os melhores para se ensinar ,porque o pai vazou na primeira postura e perdeu alguma valentia no canto com as galaduras ,ora logo os filhos pouco o ouviram ,daí virarem-se bem melhor ,os que não prestarem vai tudo a avoar ,poucos mas bons .
Amigo desculpa-me a minha frontalidade ,mas deves ser novo e podes ainda estar a aprender ou ensinarem-te mal ,eu estou sempre a aprender ,sempre
Vá segue abraço e
faz a tua apresentação .tens por aqui um tópico explicativo de canto,ainda falta acabar