• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A importância de perder peso entre as gravidezes

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
As mulheres que recuperam o peso no intervalo entre as gravidezes apresentam menor risco de terem diabetes gestacional durante a segunda descobriram investigadores norte-americanos. Os resultados reforçam assim a importância de controlar a balança e tentar voltar à forma pré-gestacional.Os benefícios dessa perda de peso são ainda maiores para as mulheres que estavam acima do peso antes de dar à luz o seu primeiro filho.

De acordo com o mesmo trabalho, publicado na revista Obstetrics & Gynecology e citado pelo portal Alert, as mulheres que aumentaram mais de oito quilos após o nascimento do seu primeiro filho, são quase quatro vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional durante a segunda gravidez. O ganho excessivo de peso antes ou durante a gravidez também aumentou o risco de desenvolver a doença.


Para o estudo foram avaliadas mais de 22 mil mulheres no norte da Califórnia durante uma década. As mulheres que aumentaram de cinco quilos e meio a oito quilos entre as gestações foram mais de duas vezes propensas a desenvolver diabetes gestacional em comparação com aquelas cujo peso se manteve relativamente inalterado. Um ganho de peso de mais de oito quilos triplicava o risco de a mulher desenvolver a doença.

A análise também verificou que perder mais de três quilos depois do parto podia reduzir para metade o risco de diabetes gestacional, especialmente entre as mulheres que eram obesas. «Os resultados também sugerem que os efeitos do aumento da massa corporal podem ser maiores entre as mulheres de peso normal na sua primeira gravidez, enquanto os efeitos da perda de massa corporal pareceram maiores entre as mulheres obesas ou com o excesso de peso», explicou, em comunicado de imprensa, a líder da investigação, Samantha Ehrlich, da Kaiser Permanente, nos EUA.


Os autores do estudo notaram ainda que as mulheres de peso saudável que são diagnosticadas com diabetes gestacional podem ter uma predisposição genética para a doença. Nestes casos, a perda de peso pode não ser tão eficaz na redução do risco de desenvolver a doença numa gravidez posterior.
 
Topo