• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A limpeza do aquário

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
instalacao_09a.jpg

É um procedimento necessário não só para manter o bom aspecto do aquário, como para promover uma boa saúde nos peixes e nas plantas, e manter também um controlo no crescimento das algas.

Regularmente, pelo menos uma ou duas vezes por mês, deve-se aspirar o areão, com o auxílio de um aspirador motorizado próprio para aquários, ou utilizando a mangueira que puxa a água aquando das mudanças parciais. As algas, pelo menos as que eventualmente crescerem no vidro frontal devem ser retiradas com um raspador ou um limpador magnético. O vidro superior da tampa deve ser limpo, com o cuidado de não deixar cair o calcário que se forma no seu lado interior, para a água. Os vidros exteriores devem também devem ser limpos com muito cuidado, para que qualquer tipo de produto químico, que mesmo assim devem ser evitados, atinja a água. Os peixes mortos, logo assim que sejam detectados, devem ser retirados imediatamente. Também as folhas soltas e os restos de plantas devem ser retirados. A limpeza deve ser feita antes, ou durante as mudanças parciais da água. Também os filtros devem ser limpos cuidadosamente, para que as colónias de bactérias do ciclo não sejam destruídas. Para isso, pode-se passar os materiais filtrantes por água retirada do próprio aquário e à mesma temperatura. Soltam-se assim todas as impurezas e mantêm-se intactas as bactérias.
 
Topo