• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A mentira de Armstrong

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
a1c2ffd79330f4e2cb7d19127ddcd2f0.jpg

O documentário «A Mentira de Armstrong», de Alex Gibney (venceu o Óscar em 2007 com «Taxi to the Dark Side), aborda dois momentos chaves do desporto mundial. O regresso em 2009 do norte-americano ao Tour depois dos sete títulos conquistados na prova mais dura do Mundo em termos individuais (entre 1999 e 2005) e a sua confissão no programa de Oprah Winfrey que recorreu ao doping, em Janeiro de 2013. Uma verdade incómoda.

Em 2009, Alex Gibney resolveu fazer um documentário tendo como sustentação o regresso de Armstrong ao Tour, após uma paragem de quatro anos. O objectivo era saber se o norte-americano conseguiria alcançar o seu oitavo título, colocando o seu nome de vez no Templo dos Imortais.

O realizador acompanhou toda a sua preparação, além de cada etapa da prova, obtendo imagens e declarações exclusivas. Evidentemente que o realizador, e milhões de pessoas em todo o Mundo, ansiou loucamente pelo triunfo de Armstrong (o que seria um final verdadeiramente um final de “Hollywoodiano”), algo que afinal não aconteceu (terminou em terceiro). No entanto, a prestação do norte-americano foi mesmo assim épica para quem esteve parado quatro anos.

O documentário acabou por não ser realizado, talvez pelas constantes acusações de doping que o norte-americano era alvo, apesar de ser uma referência mundial. No entanto, com o passar dos anos, e o acumular de provas e declarações de ex-companheiros, a mentira de Armstrong acabou por ser descoberta, com o próprio a admitir, publicamente e perante a apresentadora Oprah Winfrey, o seu delito. Numa como até então um mito caiu tão drasticamente e num ápice, causando um enorme assombro e desilusão em milhões de pessoas.

972cecc38ff5fe6bb779e337e2a05d91.jpg

«É muito difícil esconder a verdade para sempre», afirma Armstrong quase no início do documentário. O documentário de Alex Gibney acaba por ser bipolar, pois mostra a verdade de Armstrong, mas também a sua mentira. Estamos perante dois pólos totalmente opostos. A dado momento, estamos a torcer pelo norte-americano em pleno Tour; no minuto seguinte estamos indignados com as suas falsidades.

Gibney ainda dá uma visão bastante ampla do Mundo do Ciclismo, dos milhões que mexe, das suas intrigas e luta pelo poder.

«A Mentira de Armstrong» coloca também várias perguntas, mas não responde a todas. Porque regressar em 2009 ao ciclismo profissional? Porque arriscar a própria vida com o consumo de substâncias químicas? O doping foi a causa do cancro? No fundo, e como o próprio confessa, Gibney também foi traído por Armstrong, como os fãs do ciclista.

Mas uma traição parcial, como defende o norte-americano, que, apesar de admitir o uso de doping, não se considera 100% culpado, referindo que era algo natural no pelotão, já que todos os ciclistas da elite consumiam e faziam transfusões de sangue.

«A Mentira de Armstrong» é portanto um interessante documentário, certamente essencial para entendermos uma das eras mais sombrias do desporto mundial.

FICHA TÉCNICA

Título: «A Mentira de Armstrong»
Título original: «The Armstrong Lie»
Realização: Alex Gibney
Elenco: Lance Armstrong
Género: Documentário
Duração: 122 minutos
País: EUA
Ano: 2013

[video=youtube_share;Uksr9sHjAK8]http://youtu.be/Uksr9sHjAK8[/video]

Fonte: DD
 
Topo