• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importante A pergunta que se impõe: será que existe uma hora certa para beber um café?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
cafe-scaled.jpg


O café possui diversos benefícios para quem o consome, desde maior disposição para as tarefas do quotidiano até a redução de mortalidade e prevenção de doenças. Mas ainda há dúvidas sobre a sua forma de consumo e se de alguma maneira quando e como ele é feito interfere com os benefícios que o café pode trazer.

Em 2013 um grupo de investigadores coordenado por Steven Miller, pós-doutorado da Universidade Militar de Ciências da Saúde, em Bethesda, no estado de Maryland (EUA), determinou que os melhores horários para consumir café seriam entre às 9h30 e 11h30 e entre às 13h30 e 17h00 devido à relação da cafeína com o cortisol.

O cortisol é uma hormona essencial à vida que está relacionada com a libertação de glicose no organismo, proporcionando energia para realizar as atividades do dia a dia.

O cortisol tem produção cíclica e circadiana, ou seja, acompanha o ciclo de sono e vigília de forma consideravelmente fixa para cada indivíduo. Com isso, temos três picos de libertação de cortisol no organismo, aproximadamente às 8h30 (o maior deles), às 12h30 e às 18h00.

Entre esses picos de produção de cortisol ocorre uma baixa fisiológica da hormona e seria nesses intervalos os melhores momentos para consumir café.

Isso porque, segundo o estudo, a cafeína teria uma interação com o cortisol de modo que as altas doses da hormona seriam responsáveis pelo desenvolvimento de uma maior tolerância à cafeína, necessitando de doses cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito.

Os especialistas envolvidos neste estudo referem que nesses momentos de menor concentração hormonal a cafeína cumpriria o papel estimulante do cortisol e também estimularia a sua produção.

O estudo recebeu diversas críticas pela parte dos que defendem que é difícil determinar exatamente o pico de libertação de cortisol de cada indivíduo e associar tal informação com o seu consumo de café.

Cada organismo é único e, apesar de correspondermos a padrões biológicos semelhantes, cada organismo responde de forma diferente às diferentes substâncias que o adentram. Por fim não há comprovação científica da possível interação entre cafeína e cortisol.

Conclui-se que a melhor hora para consumir café é a hora que cada qual se sentir bem para isso.

IN:FOREVER
 
Topo