• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A segurança das Transações Online

Luisao27

GF Ouro
Entrou
Jun 7, 2017
Mensagens
1,572
Gostos Recebidos
0
Como fazemos questão de frisar em nossa página, a segurança na navegação na internet é um assunto sério. Neste texto, não te iremos indicar propriamente um programa para tornar determinada transação que fazes mais segura, mas falamos um pouco desta questão que ainda atormenta muita gente. Algo que lá por fora é já considerado banal como fazer as compras de casa sentado em frente ao computador e agendar um dia ou hora para entrega, por cá ainda é visto com alguma desconfiança.


Fraudes-na-internet-exigem-mais-cuidado-em-transações-online-777x437.jpg


Contudo, isto é algo que tem vindo a mudar a um ritmo bastante positivo, mas, ainda assim, inferior ao resto da Europa. Não falamos aqui apenas de compras de mercearia, mas também de roupa, entretenimento, artigos de decoração, pagamentos online, transações pagas em jogos online (que incluem, cada vez mais, transações e opções pagas nos seus conteúdos), etc.

Claro que existem, cada vez mais, formas bastante criativas e inesperadas de alguém poder aceder a dados e tentar clonar registos de transações para poder usar para outros fins. Aqui é importante é teres conhecimento da melhor forma de fazer este tipo de processos correndo o mínimo de riscos.
Curiosamente, e apesar de os números das transações online em Portugal serem inferiores aos dos restantes países da Europa, nós somos um dos países com sistemas de transação e pagamentos mais seguros da Europa e do Mundo, com algumas iniciativas bastante seguras e inovadoras. Os mais conhecidos são o MBWay, MBNet, Paysafecard e PayPal. Existem muitas outras, mas estas são as mais conhecidas, e, muito provavelmente as mais seguras. Aqui, apesar de ser um bocado entediante, é importante leres as letras pequenas e aquelas páginas de texto para perceber quando e como estas entidades te contactam e como acedem aos teus dados para que não caias em nenhum esquema no futuro.

Outro aspeto importante é, nas páginas ou sites onde efectuas as transações, perceber como elas funcionam, porque, cada negócio e cada página têm uma maneira de trabalhar muito diferente das outras (é a beleza da internet). Os exemplos são os mais variados; O primeiro, quanto ao certificado de garantia, é o da PokerStars – porque a companhia trabalha frequentemente com transações. Outras empresas do ramo de entretenimento também costumam ter páginas semelhantes – ou, ao menos, linhas de apoio com pessoas qualificadas para responder a todas as tuas questões são suficientes para garantir a segurança das transações. É o caso da Origin, a loja online da Eletronic Arts. Ou seja, não há desculpa para, seja qual for o teu interesse ou transação, não o poderes fazer online.


Com isto, já nos excedemos um pouco sobre este tema mas a verdade é que este é o futuro e ainda encontra muita resistência em pessoas que não confiam neste processo.


Para isso, algumas medidas básicas como nunca gravares automaticamente os teus dados de login e passwords nos sites onde fazes transações nem os do teu banco, uma vez que, ao fazer essa opção eles ficam “gravados” no teu computador. Verifica bem também os endereços de e-mail que recebes de alguns desses sites (podem não ser verdadeiros). Isto é fundamental para transações seguras e apesar de “normais” muita gente não pensa nestas pequenas coisas como segurança, mas tudo conta.

Com isto podes estar mais seguro e aderir ao fantástico mundo de fazer praticamente tudo sem sair do sofá. Só falta arranjares um trabalho que possas fazer a partir de casa (lá chegaremos) e o computador vira parte do teu corpo para (quase) tudo.


[h=1]Hackers Portugal[/h]
 
Topo