Portal Chamar Táxi

Abundância de lince-ibérico em Espanha atinge máximo desde 2002

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Lynx%20pardinus180.jpg


Abundância de lince-ibérico em Espanha atinge máximo desde 2002



No total foram 223 os indivíduos contabilizados, 63 em Donãna e 160 na Sierra Morena, o que corresponde a um crescimento populacional, em relação aos efectivos registados em 2004, de 50% no caso do primeiro núcleo e 100% no caso do segundo.

As populações de lince-Ibérico na vizinha Espanha têm vindo a ser monitorizadas anualmente desde 2002, avaliando-se assim os resultados das medidas de beneficiação de habitat que também permitirão reintroduzir a espécie, recorrendo a exemplares nascidos em cativeiro no âmbito do programa de reprodução ex-situ da espécie.

Este ano registaram-se máximos - desde que se iniciou a monitorização em 2002 - no que toca à abundância das duas únicas populações silvestres deste felino , a de Doñana e a da Sierra Morena. Com efeito, a primeira é constituída actualmente por 63 exemplares, um aumento de 50% relativamente a 2004, ao passo que a segunda cresceu 100% passando de 78 a 160 animais.

Os incrementos populacionais não dizem respeito apenas aos efectivos populacionais globais, mas também ao número de fêmeas territoriais e o número de crias. Por outro lado, duas das populações da Sierra Morena que estavam isoladas estão agora em contacto devido às medidas de melhoria do habitat.

Entretanto, chegaram ao Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico os últimos dois exemplares cedidos pela Andaluzia a Portugal no âmbito do protocolo de colaboração com Espanha. Os dois machos juntaram-se a outros 14 exemplares, 9 machos e 5 fêmeas, seleccionados criteriosamente para serem os fundadores do programa português de reprodução em cativeiro de lince-ibérico cujo objectivo é permitir a reintrodução de animais já daqui a 3 anos.



Fonte:
logonaturlink.jpg
 
Topo