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Aceder a centralina

p.rodrigues

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Hoje levei o meu Peugeot 406 a uma oficina no sentido de aceder à centralina e verificar a existência de algum erro. Não tenho nada acesso mas tenho um pequeno problema que ainda não sei ao certo do que se trata...

Mas a questão é a seguinte: não foi possível aceder à centralina! Nada percebo do assunto mas segundo o mecânico "metia corrente" no cabo mas não deixava aceder...

Disse-me que ele podia não conseguir mas noutra máquina podia ser que desse?

Alguém pode me dizer algo?
 

max-men

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Por vezes as máquinas multi-marcas não conseguem aceder a todos os modelos de automóveis, ou só conseguem aceder a algumas funções.
Isso poderá estar relacionado com a máquina em questão (diz-me qual é a máquina e o modelo exato do carro que tentarei saber), como haverá a possibilidade (muito muito improvável) de ser um problema na centraliza e já não deixar entrar a máquina!

Para teres um exemplo, de todas as máquinas com que já trabalhei, acho a autocom muito completa, mas com um contra, não da para fazer o reset as revisões.
Já a texas faz isso na perfeição, mas não tem tantas opções em tantos modelos de carro como a autocom, para ver e alterar valores!

Cps
 

p.rodrigues

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Obrigado maxmen. Quanto à marca da máquina isso não deve ser fácil de eu saber.... sei que ligou a uma "caixa" intermédia entre o carro e o PC. Depois tentou com outra que era só a "caixa" que tinha um display e nada. Nem ABS, nem airbags, nenhum módulo dava para ler.

O carro é um Peugeot 406, 1.8I 16 válvulas com matrícula de 2000. Segundo o Certificado de Matrícula:

406 (8 LFY) VAR B; VER E

O carro não tem a luz amarelada (desenho do motor) acesa. Já me acendeu uma ou duas vezes mas depois apagou-se. O carro levou com um kit GPL e às uns tempos para cá, quando está parado há muito tempo, pega à primeira mas depois começa a falhar e se não acelerar vai abaixo. Curioso é que indo a baixo, coloca-se a trabalhar e fica bom... ora queria descortinar se existe algum conflito entre a centralina base e do GPL. Há uma semana que não tem este sintoma, muito embora a frio a passagem a GPL é perceptível o que não deveria acontecer.

A questão agora passa a ser a seguinte: posso tentar noutros locais/máquinas pois parece existirem vários modelos destes aparelhos?

As tentativas de conexão podem trazer algum problema à centralina?

É de facto pouco provável uma anomalia na centralina que não deixe que se conecte a esta?

O carro está a trabalhar bem e então depois de quente não existe qualquer problema quer a gasolina quer a GPL sendo que a comutação entre estas nem se sente.

Cps.
 

max-men

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Olha em relação ao teu problema propriamente dito não te posso ajudar! Mas sábado devo estar com o meu mecânico e já lhe exponho a situação tal e qual como aqui a descreves-te, e terei uma resposta para te dar!
É que da parte informática eu ainda entendo, porque tudo o que ele lá tem a trabalhar sou eu que lá meto, agora problemas destes para mim é 0 lol ;);)

Mas assim que tiver uma resposta passo cá ;)

Cps
 

p.rodrigues

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Olha em relação ao teu problema propriamente dito não te posso ajudar! Mas sábado devo estar com o meu mecânico e já lhe exponho a situação tal e qual como aqui a descreves-te, e terei uma resposta para te dar!
É que da parte informática eu ainda entendo, porque tudo o que ele lá tem a trabalhar sou eu que lá meto, agora problemas destes para mim é 0 lol ;);)

Mas assim que tiver uma resposta passo cá ;)

Cps

Companheiro acabo de conseguir aceder à centralina!

Pelo que pude perceber, existirão vários firms e/ou fornecedores de centralinas para o modelo em causa. Terá que se entrar definindo o respectivo firm, que no meu caso, se vi bem, era Sagem ou algo parecido.

O programa tem a opção de colocar o nº de chassis da viatura e, supostamente, acertava a escolha deste firm... não o fazia, mas suspeito que o programa não se encontrava actualizado (estava a lançar o alerta para o utilizador o efectuar) e poderia ser a causa.

As duas boas "novidades" é que não paguei nenhuma das leituras e encontra-se tudo bem com o veículo.

O "pequeno problema" não está ainda identificado, até porque não o tem feito. A leitura apresentava um erro: "mistura de combustíveis"... não se sabe o que será mas, sendo uma viatura a GPL, pode ser um bug ou um qualquer conflito ocasional entre o sistema nativo de combustível e o GPL.

Fiquei também a saber que para além do motor propriamente dito e ao motor de arranque, existe o "motor de passos" (não o do Coelho)... este dispositivo tem como finalidade estabilizar as rotações do motor quando ao ralênti. O motor em frio tem um numero de rotações mais elevadas que vão diminuindo gradualmente à medida que o motor atinge a sua temperatura normal.

as coisas que um gajo fica a saber por ser curioso, eheheh
 
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boxcar

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e se utiliza-se a diagbox ias ficar a saber muito mais coisas acerca do carro :)
 

p.rodrigues

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e se utiliza-se a diagbox ias ficar a saber muito mais coisas acerca do carro :)

Acredito companheiro, mas nada percebo disto...

Diagbox é um software e/ou hardware? Quanto custa uma leitura total? Onde se faz?

Às vezes, talvez a maior parte das vezes, até é por falta de informação...
 

boxcar

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Diagbox é a maquina de diagnósticos do grupo PSA, dai ter acesso a muito mais informação que a maioria das maquinas de diagnostico multi-marca
 

max-men

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Amigo segundo o meu mecânico o problema está no sistema GPL. Vai onde o instalas-te, para ver se te resolvem isso!
E possível que no arranque esteja a entrar gás e combustível no arranque, mas como é óbvio que sem ver é difícil ;)

Em relação ao comentado aqui, se conseguisses alguém com diagbox conseguirias o melhor diagnóstico possível, visto ser a máquina da marca! Para isso terás de ir a marca ou a um agente autorizado.....ou algum "pirata" que atenha a dita a trabalhar eh eh

Cps
 
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