• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Afinal, há uma razão para as crianças darem pontapés no útero

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_63ac0a5bc5c6d.jpg


Durante vários anos, pensou-se que os pontapés que as crianças dão no útero durante a gestação eram movimentos aleatórios. Um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que, afinal, há um motivo para os bebés o fazerem, e que será benéfico no futuro desenvolvimento.



Segundo o jornal New York Post, é por volta das 16 semanas que as grávidas começam a sentir estes movimentos. Desde pontapés, ao agitar, acreditava-se que este tipo de ação era, de alguma forma, espontânea.

Esta investigação, realizada na Universidade de Tóquio, no Japão, mostrou que tais movimentos ajudam a treinar os corpos.



"Ficámos surpreendidos ao ver que, durante os movimentos, os bebés procuram várias interações sensório-motoras [que provocam sensações motoras aos órgãos dos sentidos]", explica Hoshinori Kanazawa, professor na universidade e um dos responsáveis pelo estudo.

Os investigadores usaram uma tecnologia para capturar movimentos em 12 recém nascidos com menos de 10 dias e em 10 crianças até três meses de idade. Concluíram que estas ações os ajudavam a realizar movimentos sequenciais.

"O desenvolvimento do sistema sensório-motor geralmente depende da ocorrência de interações sensório-motoras repetidas. Significa que, quanto mais faz a mesma ação, mais provável é que aprenda e se lembre do que fez”, continua Kanazawa.

Explica ainda que "os bebés desenvolvem o seu próprio sistema sensório-motor com base no comportamento exploratório ou na curiosidade, de modo que não repetem apenas a mesma ação, mas uma variedade de ações".

Esta investigação é o mais um exemplo de como o corpo e o cérebro dos bebés já se começam a desenvolver no útero.

IN:NM
 
Topo