• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Agostinho Santos expõe em Lisboa "obra" de Saramago

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Agostinho Santos expõe em Lisboa "obra" de Saramago

O pintor e jornalista Agostinho Santos inaugura, a 01 de Agosto no Ministério das Finanças, em Lisboa, uma exposição com pinturas e desenhos, em tela e papel, inspiradas pela obra de José Saramago.

Intitulada "José Saramago segundo Agostinho Santos", a mostra inclui, segundo disse hoje à Lusa o artista, cerca de 200 obras concebidas entre 1995 e 2007.

Estas obras foram criadas a partir das leituras que o artista fez dos livros de José Saramago, em especial de "Memorial do Convento", "Ensaio sobre a Cegueira", "Ensaios sobre a Lucidez", "Intermitências da Morte" e "Pequenas Memórias".

"Estas obras são a minha interpretação destes textos. Os livros de Saramago dão-me uma espécie de asas para voar, incitam à pintura e desafiam a criatividade", salientou Agostinho Santos.

Esta exposição que será inaugurada em Lisboa, já esteve patente no Porto, no Museu Nacional da Imprensa (MNI), tendo dado origem à edição de um livro que será relançado em Lisboa, com texto de José Saramago e ilustrações de Agostinho Santos.

"Há algo de frondoso e vegetal na arte de Agostinho Santos, algo também de primitivo e fetal, formas que se vão preparando para nascer ou que no nascimento parecem haver renunciado, um mundo em suspensão, à beira de uma definição, como aguardando a palavra ordenadora, sem cessar anunciada, e constantemente adiada", escreveu José Saramago no prólogo do livro.

Nascido em 1960, em Gaia, Agostinho Santos é jornalista profissional, no Jornal de Notícias, no Porto.

Tem numerosos prémios, tanto na área das artes - Concurso Europeu de Cartoon de Lisboa (2007), Exposição Nacional de Arte Erótica de Gondomar (2003), I Bienal da Máscara de Bragança (2004), Bienal de Cerveira (2001), entre outros - como do jornalismo, nomeadamente o Prémio Nacional de Reportagem do Clube de Jornalistas (1990).






Fonte:Lusa
 
Topo