• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ainda é necessário antivírus no Android em 2018?

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
O Android é, sem dúvida, um dos sistemas operativos para smartphone mais famosos do Mundo, estando instalado na grande maioria dos equipamentos que estão disponíveis no mercado.

Deste modo, é fácil de perceber por que é que grande parte do malware para smartphones que circula por aí tem como alvo os smartphones que correrem o sistema operativo da Google.

Mas será que, em 2018, ainda precisa de um antivírus no seu Android?

android-seguranca-720x405.jpg


Malware VS Senso comum

Muita gente pensa que as aplicações de antivírus para Android são inúteis e que na grande maioria dos casos a instalação de malware nos dispositivos pode ser evitada estando atento aos links em que se carrega.

No entanto, esquecem-se que só no ano passado foram descobertas mais de 3.5 milhões de apps maliciosas na Play Store e muitas outras continuam a chegar. Por muito controlo que haja por parte da Google é praticamente missão impossível controlar tudo o que se passa na plataforma.

grafico-malware-720x420.jpg


Portanto, faço outra pergunta…

Será que nos podemos dar ao luxo de utilizar apenas o “senso comum” como proteção?

Claramente que a resposta é não. Se quer estar verdadeiramente seguro deve instalar um antivírus de confiança.
Vírus para Android?

Um vírus no Android é um tipo de software malicioso (malware) do mesmo tipo que tem ameaçado o seu computador durante várias décadas. À medida que a plataforma Android se desenvolve e o número de utilizadores aumenta, também o número de potenciais ameaças aumenta.

proteger-android.jpeg


Vários relatórios de segurança informática, a maior parte realizados por empresas de antivírus e segurança informática, mostram que o risco aumenta ano após ano e o número de ameaças a que os nossos smartphones estão expostos é cada vez maior.

Quer acredite nestes relatórios ou não, é sempre bom saber em que consiste este tipo de malware e de onde é que ele vem.
De onde é que vem o malware para Android?

A Play Store da Google é o grande alvo dos mal-intencionados e onde tentam esconder as suas aplicações que depois atacam os nossos smartphones. Devido ao grande volume de apps que todos os dias chegam à loja de aplicações da Google e ao elevado número de downloads, é praticamente impossível filtrar tudo e controlar totalmente a plataforma.

Mas a Google está a tentar melhorar. Como o sistema de segurança Play Protect desenvolvido pela Google e anunciado na Google I/O de 2017, a gigante de Silicon Valley promete aumentar a proteção dos smartphones Android. O Play and Protect verifica as aplicações da Play Store antes de serem descarregadas para o smartphone garantindo mais uma camada de proteção.

[video=youtube;6McpkcXk-Vc]https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=6McpkcXk-Vc[/video]

Ainda assim, o malware não chega aos dispositivos apenas através de apps. É necessário ter cuidado com e-mails que trazem anexos e outros ficheiros cujo download possa ser feito automaticamente a partir de outras aplicações.

Para além disso, é necessário ter cuidado com os APKs não verificados que é possível instalar no smartphone. Muitas vezes parecem seguros mas, na verdade, contêm software perigoso que coloca em risco a privacidade e segurança do utilizador.

“Do you think the average user on Android needs to install antivirus apps? Absolutely not.”

Adrian Ludwig – Engenheiro de Segurança Android
A minha opinião – Antivírus ou não?

Sendo eu um utilizador Android que já viveu a experiência de ter malware no smartphone e que perdeu imenso tempo para voltar a ter um dispositivo saudável recomendo que toda a gente instale um antivírus.

android_malware_thumb.jpg


Pode ser muito útil verificar periodicamente se existem ameaças presentes no seu smartphone, e limpar ficheiros que simplesmente são lixo.

Não concordo com o que foi dito por Adrian Ludwig porque penso que são as pessoas que não dominam tanto a tecnologia que precisam de estar mais protegidas. Dentro de pouco tempo o Pplware irá lançar uma lista das melhores apps antivírus para Android.
 
Topo