• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda - Alma S-2200HD sem sinal

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
O meu problema é se esse componente defeituoso for um daqueles smd's quase microscópicos, porque condensadores eletroliticos ou o próprio IC eu arriscaria a mexer, agora o resto.... Será que qualquer técnico de electrónica dá conta disto?

Só pra ir desenrrascando, posso ligar um ventilador de PC a uma linha de 12V ou 14V (se eu encontrar) na board?



Boas

Se o técnico for qualificado (e possuir equipamento), consegue reparar board/CI com SMD.
Ligar o ventilador na board é mais arriscado. Se possível ligar na fonte na linha de 14,9 volt, ventilador de 100mA ou máx de 200mA.

O valor de 14,9V é um bocadinho elevado para o ventilador de 12V. Para baixar valor pode usar 5 diodos 1N4001 a 4007, em serie para baixar cerca de de 2,9Volt, ou um regulador IC 7812.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela explicação!
Acabaram de faltar as tensões novamente e a da fonte subiu para 26V.
Já torci, vibrei com a placa e nada, a parte do jato de ar não tenho como fazer.
Agora eu não consigo seguir as pistas do IC porque as mesmas, pelo que eu vejo, estão no interior da board. Não sei muito mais o que eu possa fazer...
Para principiantes, quando há mais que uma pista faz-se o seguinte: Cortam-se os pinos do condensador bem junto ao componente e depois solda-se o novo componente no resto dos pinos que ficaram.

Abraço
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Não tinha pensado nessa ainda, mas como os pinos do componente original se conectam nas pistas internas? Pelo que pesquisei, as pistas internas vão ligar nos furos onde ficam soldados os pinos.
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Bem amigo, depois de uns dias parado, resolvi ligar a box, está funcionando normalmente. Eu lá liguei um ventilador na linha de 14 volts que sai da fonte e até agora não vi nada de anormal. Eu reparei foi que esses 14 volts têm a ver com uma opção que a box tem no menu que é a alimentação 12V, se eu a desactivar, o ventilador pára. Com isso estou a ver que era suposto ter 12V à saída da fonte, não?
Eu posso estar a falar baboseiras, mas tou com uma teoria, que pode ser problema da fonte quando esta por algum defeito eleva a tensão e o circuito responsável pelo sinal fica marado ou entra em proteção...
Boas

Se o técnico for qualificado (e possuir equipamento), consegue reparar board/CI com SMD.
Ligar o ventilador na board é mais arriscado. Se possível ligar na fonte na linha de 14,9 volt, ventilador de 100mA ou máx de 200mA.

O valor de 14,9V é um bocadinho elevado para o ventilador de 12V. Para baixar valor pode usar 5 diodos 1N4001 a 4007, em serie para baixar cerca de de 2,9Volt, ou um regulador IC 7812.
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas

Se o técnico for qualificado (e possuir equipamento), consegue reparar board/CI com SMD.
Ligar o ventilador na board é mais arriscado. Se possível ligar na fonte na linha de 14,9 volt, ventilador de 100mA ou máx de 200mA.

O valor de 14,9V é um bocadinho elevado para o ventilador de 12V. Para baixar valor pode usar 5 diodos 1N4001 a 4007, em serie para baixar cerca de de 2,9Volt, ou um regulador IC 7812.

Bom, vou sucatear mesmo esta porcaria... Ela já não tem sinal e agora parece que é permanente, então mal por mal, pior não fico.
Consegui uma resistência normal de 0.47ohm 1/8Watt, é o que havia... Mas será que o defeito não está na fonte, porque ela está mandando tensão a mais...

Ah e eu corto a ligação dos 24v que vai pra mainboard e faço a ligação direta pro IC, é isso?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom, vou sucatear mesmo esta porcaria... Ela já não tem sinal e agora parece que é permanente, então mal por mal, pior não fico.
Consegui uma resistência normal de 0.47ohm 1/8Watt, é o que havia... Mas será que o defeito não está na fonte, porque ela está mandando tensão a mais...

Ah e eu corto a ligação dos 24v que vai pra mainboard e faço a ligação direta pro IC, é isso?

Boas

A resistência de 1/8 W é pouco, seria melhor arranjar uma de 1/4 W.

Se possível não corte fio nenhum, adicione apenas um fio na saída dos 24V DC da fonte de alimentação, a chegar ao pino de entrada do LM317 (não esquecer que nesse fio tem de levar a tal resistência).

Boa sorte
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas

A resistência de 1/8 W é pouco, seria melhor arranjar uma de 1/4 W.

Se possível não corte fio nenhum, adicione apenas um fio na saída dos 24V DC da fonte de alimentação, a chegar ao pino de entrada do LM317 (não esquecer que nesse fio tem de levar a tal resistência).

Boa sorte

É que eu corri algumas lojas aqui da cidade e a única que tinha era a de 1/8W... Vou tentar com o que tenho e depois digo qual foi o resultado...
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
É que eu corri algumas lojas aqui da cidade e a única que tinha era a de 1/8W... Vou tentar com o que tenho e depois digo qual foi o resultado...


Boas

É uma questão de testar a ver se aguenta. Desde que essa parte do circuito não gaste mais de 500mA, aguentará no limite.

Cps
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas

É uma questão de testar a ver se aguenta. Desde que essa parte do circuito não gaste mais de 500mA, aguentará no limite.

Cps
Bom, na saída do tuner pra antena diz que é 13V/18V 400mA MÁX.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom, na saída do tuner pra antena diz que é 13V/18V 400mA MÁX.



Boas

Certo, e esse valor é para a saída LNB, que dificilmente atingira correntes tão elevadas, a não ser que tenha um motor Diseqc instalado.

A questão podia estar em o LM317 alimentar mais algo na placa!!

O melhor é testar.

Boas soldaduras
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Boas

Certo, e esse valor é para a saída LNB, que dificilmente atingira correntes tão elevadas, a não ser que tenha um motor Diseqc instalado.

A questão podia estar em o LM317 alimentar mais algo na placa!!

O melhor é testar.

Boas soldaduras

Eu antes de fazer a ligação, medi alguns componentes da fonte com a mainboard desconectada. Não cheguei a conclusão nenhuma.
Agora o que sempre me intrigou foi o porquê de estar saindo quase 29V da fonte, quando deveria sair 22V?? Não será problema da fonte?
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Bom, mesmo sem saber o porquê da fonte estar mandando tensão a mais, fiz aquela sucatada que o amigo mrsat falou.
Ficou assim: um fio desde os 22/28v até ao pino in do IC LM317 com uma resistencia pelo meio. IMG_3566.JPG
Pelo sim pelo não, retirei um termistor que tem junto ao IC e coloquei um fio mesmo, pois segundo li, costuma dar problemas.

Ainda não sei se vai dar certo ou não, ou se vai dar problemas ainda maiores a médio prazo, nesse caso vai pro lixo, mas já está funcionando à mais de 3 horas sem nenhuma falha, coisa que antes era completamente impossível. Por enquanto acho que tenho o problema resolvido.

Obrigado a todos os que deram o seu contributo, especialmente ao amigo mrsat.
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
Bem, o aparelho está a funcionar há 3 dias praticamente o dia todo sem uma unica falha de sinal! E tem em cima a sugar o ar quente, o ventilador de 12cm de 12v funcionando com 15v. Tudo a funcionar muito bem. Vamos ver até quando...:espi28:
 
Última edição:

cabassas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2013
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
th o mesmo pproblema num cristor hd 100, sera que fazer o mesmo resolve ?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom, mesmo sem saber o porquê da fonte estar mandando tensão a mais, fiz aquela sucatada que o amigo mrsat falou.
Ficou assim: um fio desde os 22/28v até ao pino in do IC LM317 com uma resistencia pelo meio. Ver anexo 132447
Pelo sim pelo não, retirei um termistor que tem junto ao IC e coloquei um fio mesmo, pois segundo li, costuma dar problemas.

Ainda não sei se vai dar certo ou não, ou se vai dar problemas ainda maiores a médio prazo, nesse caso vai pro lixo, mas já está funcionando à mais de 3 horas sem nenhuma falha, coisa que antes era completamente impossível. Por enquanto acho que tenho o problema resolvido.

Obrigado a todos os que deram o seu contributo, especialmente ao amigo mrsat.


Boas

Se fosse eu deixava estar o termistor no LM317, sempre ficará protegido de eventual curto circuito à saída do tuner (Fichas F, cabo coaxial trilhado, avaria Lnb, etc).

Ainda bem que conseguiu desenrascar/resolver.

Cps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
th o mesmo pproblema num cristor hd 100, sera que fazer o mesmo resolve ?

Boas

Pode não ser bem o mesmo tipo de problema. Também pode ser avaria de um termistor (se é que essa box usa esse sistema).

O ideal (se a box não está na garantia) era abrir a mesma, e fazer algumas medições com multimetro, desde as saídas da fonte de alimentação, e tensões DC na zona do tuner.

Se possível informe (valores obtidos) para se poder dar um parecer.

Cps
 

cabassas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2013
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Boas

Pode não ser bem o mesmo tipo de problema. Também pode ser avaria de um termistor (se é que essa box usa esse sistema).

O ideal (se a box não está na garantia) era abrir a mesma, e fazer algumas medições com multimetro, desde as saídas da fonte de alimentação, e tensões DC na zona do tuner.

Se possível informe (valores obtidos) para se poder dar um parecer.

Cps

obgd pela resposta mr sat, a verdade e que o recetor e de um amigo, mas assim que o tiver nas maos, faço as tais mediçoes e coloco aqui, mais uma vez obrigado
 

Azor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
obgd pela resposta mr sat, a verdade e que o recetor e de um amigo, mas assim que o tiver nas maos, faço as tais mediçoes e coloco aqui, mais uma vez obrigado
E aí amigo, como tá a situação do seu deco?
Eu como comprei uma nova, o meu S2200 ficou na gaveta mas pronto para alguma emergência...
 
Topo