Agora a sério hehhehee
Do que conheço, todos de equipamentos de satélite usam um pequeno circuito para protecção dos equipamentos contra descargas electrostáticas
composto por 2 condensadores ao e um díodo de corte super rápido na linha de alimentação do tuner e ligados ao GND (regra geral mesmo encostadinho a saída do tuner)
inclusive já encontrei o mesmo esquema em TV e emissores de wireless, etc...
claro está que se uma faísca cair próximo isto de nada serve, bem como o facto de estar desligado da antena, router ou alimentação, pois a descarga eléctrica de um raio salta a tudo que faça condução.
tive uma que uma bateu no pinhal próximo, saltou à piscina, entrou na oficina e foi pelo cabo electrifico à casa principal (a uns 100mts) sacando o reboco e a cablagem eléctrica toda das paredes, todo material ligado ou desligado foi de vela, uns com avarias maiores ou menores, outros não se justificando a reparação. salta de tal forma que ouve fusiveis queimaram e não evitaram as avarias e disjuntores que nem chegaram a disparar que ficaram derretidos antes de o conseguirem fazer hehehhehe.
dá para ficar com uma ideia do que pretendi transmitir, se for uma descarga pequena a coisa está protegida, se for a forte e a 299.798.5Kms não dá tempo nem existe protecção que nos valha.
Abraço
Sat.