Portal Chamar Táxi

Ajuda - Escolher Material

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Boas a todos,

A minhe ideia neste momento é instalar uma antena parabólica para ver os canais Meo ou Zon e tenho a possibilidade de ficar com esta parabólica

20120923141030.jpg20120923141023.jpg

e como eu não percebo nada deste assunto preciso da vossa ajuda para tentar perceber se ela serve para o que pretendo.

Se ficar com esta vou ter de trocar o cabo, pois o que tem neste momento não vai ter cumprimento suficiente para chegar ao ATI, se colocar um cabo com 15/20m vou perder muito sinal? Para trocar o cabo tenho de abrir o LNB, depois para voltar a montar na antena é muito complicado? Já reparei que o LNB tem lá uma escala em graus, e como percebo muito do assunto, não faço a mínima ideia para que serve aquilo.

Outra coisa, tem alguma maneira de saber se a antena está bem apontada para o satélite sem o receptor ter um cartão? Para receber canais satélite é necessário sempre ter um cartão no receptor, ou existem canais abertos?

O satélite Hispasat dá para ver os canais Zon e Meo?

Desde já o meu Obrigado.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O melhor mesmo é pedir a alguém que saiba fazer instalações para te fazer isso. Como deves entender, não é possível ensinar tudo o que é preciso saber para se instalar uma parabólica com sucesso através deste meio de comunicação.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Desde já agradeço a sua ajuda.

Só há um pequeno problema, é que eu não conheço ninguém que faça instalações de antenas parabólicas para pedir ajuda.

Outra questão é que já tenho o material, e ir ao telhado, fixar a antena e direcciona-la para o hispasat eu penso ainda ser capaz de o fazer, só que antes de me aventurar a fazê-lo gostava de me certificar que vou colocar lá material capaz de servir as minhas necessidades (meo ou zon).

Por isso venho aqui pedir a ajuda dos mais entendidos:
1º saber se o LNB que tenho tem capacidade suficiente de fazer chegar o sinal ao ATI e redistribui-lo, sem que perca sinal. Ou se é melhor colocar um amplificador.
2º Se o Hispasat serve os canais tanto da Zon como da Meo.
3º Se há algum canal aberto neste satélite, para que possa sintonizar sem ter nenhum cartão no receptor.

Isto porque vou ter de comprar algum material, e se tiver de pedir um LNB novo(ou outra coisa), prefiro mandar vir tudo junto, e fazer a instalação tudo de uma vez e evitar gastar dinheiro à sorte...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
1º saber se o LNB que tenho tem capacidade suficiente de fazer chegar o sinal ao ATI e redistribui-lo, sem que perca sinal. Ou se é melhor colocar um amplificador.
2º Se o Hispasat serve os canais tanto da Zon como da Meo.
3º Se há algum canal aberto neste satélite, para que possa sintonizar sem ter nenhum cartão no receptor.
1º- O sinal do LNB não pode ser distribuido como se tratasse de sinal de TV normal ou corrente eléctrica porque há factores envolvidos, como alimentação para o LNB, polaridades diferentes e tomadas de TV, que podem comprometer o sinal. Se avançares com a instalação terás que meter um cabo directo do LNB ou um misturador satélite-terrestre e respectiva tomada separadora (caso a instalação da casa não as tenha) por cada ponto onde pensas ligar um receptor.
2º- Sim.
3º- Há cerca de 40 canais abertos em MPEG-2 e menos de 10 em MPEG-4. Qual é o receptor de que falas?

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
A minha habitação tem instalado um quadro Ited 2, o quadro é semelhante ao da foto

Interior Quadro.JPG

E pelo que percebi, nenhum desses repartidores serve para o que eu preciso, ou melhor, não posso ligar o LNB directo a esses repartidores, teria de colocar um misturador satélite-terrestre onde ligo as duas antenas, e este misturador já posso ligar ao repartidor, e depois na divisão onde quiser colocar o receptor tenho de colocar uma tomada separadora. É isto?

Só me está a escapar uma coisa, como faço chegar corrente ao LNB? É o receptor que trata disso?

O receptor ainda não comprei. Aconselha algum em particular? Inicialmente estava inclinado para Opticum x406p, mas neste momento começo seriamente a ponderar em comprar um com IKS.

Eu neste momento nem a antena terrestre tenho instalada, não sei se influencia em alguma coisa.

Obrigado.

zapa

GF Prata
Entrou
Out 9, 2006
Gostos Recebidos
1
Bom dia

antes de mais deixo aki uns links pra post da secção manuais que te vão ajudar de certeza.

http://www.gforum.tv/board/536/61124/manual-instalacao-de-parabolica-com-sem-motor.html

http://www.gforum.tv/board/536/34617/esquema-montagem-de-antenas.html

http://www.gforum.tv/board/536/33168/manual-instalcao-satelite.html

http://www.gforum.tv/board/536/34559/manual-de-distribuicao.html

http://www.gforum.tv/board/536/9952...-montagem-de-antenas-elevacao-inclinacao.html

http://www.gforum.tv/board/536/316853/parabolicalc-portugal-v1-0-instalar-antenas-em-portugal.html

http://www.gforum.tv/board/536/106695/muito-bom-alinhamento-de-parabolicas.html

depois desta leitura, e eventualmente com mais duvidas, lol, podes começar por deitar mãos á obra. no inicio pode ser frustarante mas depois a coisa vai-se compondo.

ora bem, alguem t deu essa parabola....... estava a receber o quê????

se tava direccionada pra hispasat podes até instalar como está, partindo do principio que não se mexeu na elevação, só tens que direccionar pro hispasat.... 1 sat finder vai-te dar jeito...... s tens nas imediações alguem com esse sat tenta direccionar pro mesmo sitio.......

tens aí 1 link pra 1 prog pra t ajudar a orientar a antena dando valores pra orientação, elevação e "inclinação" do lnb, que tem a ver com akilo q tu referes da escala em graus...

15 ou 20 metros de cabo não são nada de especial, mas ñ exageres...

pra saberes se está bem apontada ou tens 1 sat finder pra te ajudar ou 1 receptor com uma lista de canais livres ou outros que vais ajustando até vizualizares o canal, ou então na busca de canais seleccionares o hispasat e estares atento às barras da qualidade e força de canal que aparecem...

o hispasat tem canais abertos e também os canais dos serviços meo e zon.

se ñ tens antena terrestre instalada podes aproveitar esse quadro apenas pro sat.

é o receptor que alimenta o lnb.

quanto ao receptor és tu que deves em primeiro lugar saber o que pretendes, se queres serviço iks deves tentar saber mais sobre o q há disponivel.

caso aches que a coisa não é assim tão simples talvez o melhor seja mesmo contactar 1 técnico pra te instalar isso.

cumps

Última edição:

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
A parabólica era do meu cunhado, ele utilizava-a quando estava a trabalhar em Espanha mas não faço a mínima ideia o que estava a receber, muito provavelmente devia ser do Hispasat.

Sem antena terrestre posso ligar o LNB directo ao repartidor que tenho? E para ter as duas, então devo colocar o misturador e a respectiva tomada separadora.

Para direccionar já estive a ver o satpointer, e como tenho um vizinho com satélite já reparei que a antena dele aponta na mesma direcção que o site indica.

Vou então ler esses manuais e tentar assimilar mais alguma informação :D Obrigado pela vossa ajuda.

A minha questão em relação ao iks é no caso de o iks deixar de funcionar, se posso colocar um cartão de um operador, ou mesmo configurar um cc cliente.

Quero ver é se consigo fazer a instalação quanto antes, pois começando a vir o mau tempo não vai ser muito agradavel ir para o telhado.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sem antena terrestre posso ligar o LNB directo ao repartidor que tenho?
Se ele tiver passagem de corrente e as tomadas forem próprias para satélite, podes, mas eu desaconselho esse tipo de instalação porque causa muita perda no sinal de satélite. É sempre melhor ligar directo ao ponto onde se vai meter o receptor.

E para ter as duas, então devo colocar o misturador e a respectiva tomada separadora?
Sim, mas o princípio tem que ser o mesmo que referi no comentário anterior: o sinal de satélite dum LNB simples só pode ser ligado, no teu caso, a uma tomada. Se quiseres sinal de satélite em mais sítios terás que comprar um LNB com mais saídas e um misturador terrestre-satélite para cada tomada onde queiras ambos os sinais.
Se puderes, abre uma tomada de TV e tira uma foto para vermos se é satélite-terrestre ou só terrestre. Pelo menos nesse aspecto podemos ajudar-te.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
As tomadas que tenho são todas iguais a esta:
20120925134505.jpg

Então, posso fazer isto?

Ligar aqui a antena terrestre
20120925134241.jpg

E pegar num destes cabos e fazer a ligação directamente ao LNB?
20120925133951.jpg

Cada cabo destes vai ter a uma tomada em cada divisão da casa, curiosamente, quem fez a instalação do ited deixou duas tomadas TV na sala, ora, assim posso utilizar uma delas exclusivamente para Sat e a outra para terrestre?

Ao todo são 6 tomadas (três nos quartos, duas na sala e uma na cozinha), e as tomadas são todas iguais.

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não consigo ver as imagens...

As duas tomadas na sala são obrigatórias e sim, podes usar uma só para satélite.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Já alterei as imagens, não sei o que se passou com isto, mas não estão direitas, rodaram ao contrário...

São mesmo obrigatórias? Existe alguma razão lógica para isso acontecer?

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
- Tens que tirar o espelho para ver qual é a referência da tomada. Só assim se pode ver se dá para satélite ou não.

- Sim, ligas o sinal terrestre mas no splitter onde estão ligadas as saídas para as tomadas.

- Não é num cabo qualquer, tem que ser o cabo que vai para uma das duas tomadas da sala.

- A razão lógica da existência de duas tomadas na sala é para permitir fazer aquilo que queres, ou seja, no sítio principal onde se vê televisão (Zona de Acesso Priveligiado ou ZAP) o cliente pode ter acesso a dois sinais distintos via cabo coaxial. No teu caso é TDT e satélite.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Já me deu uma grande ajuda!

Logo que possa coloco então uma foto da tomada. Pelo sim pelo não vou tirar às que estão na sala. Se a lógica é ter duas para esse efeito, então pelo menos uma delas deveria dar para satélite. Vamos lá ver...

Entretanto vou também comprar o material que falta e ver se começo a meter mãos à obra :)

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não é preciso tirar um foto à tomada. Já sei que é da Televés, portanto basta dizeres qual a referência dela ou o que vem lá escrito: SMATV, CATV ou SAT/TV.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sim, são as 5226. Essas tomadas dão. Tem em atenção que a saída terrestre é a ficha macho e a satélite é a fêmea. Ah, e não te esqueças de comprar também uma união F/F fêmea para fazer a ligação directa do cabo que há-de vir do LNB ao que vai para uma das duas tomadas da sala.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Já cá tenho o material.Vão começar as dores de cabeça :D mas com calma tudo se faz.

Comprei tudo menos as fichas.Primeiro vou passar os cabos (a ver se não me espera nenhuma surpresa).

A antena terrestre comprei esta Antena UHF DAT HD BOSS embalagem colectiva | Televes.A antena terrestre também é preciso apontar para uma direcção específica (lá vou ter de copiar os vizinhos :) )

Comprei também um amplificador http://www.alcad.net/uploads/hojas/26245.02.pdf Este amplificador convém colocar o mais próximo da antena ou do ATI? Este amplificador vai-me queimar os neuronios! lol

E para segurar a antena veio este suporte Suporte Mastro Chaminé - Tubular reforçado | Televes Só me falta o cabo de aço.

Quanto a fichas, vou precisar umas quantas ff.

Depois segundo percebi pelo post do DX2 vou precisar de um Adaptador Ficha F / RF Femea para ligar o lnb ao cabo que vai para a tomada e depois um Adaptador Ficha F / RF Macho para ligar à tomada, e só me falta saber a ficha para ligar ao receptor, mas presumo que seja um Adaptador Ficha F / RF Femea.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Em que zona do país estás? Sabes se tens algum emissor TDT próximo e qual a sua localização? Se o sítio tiver má cobertura ou estiveres longe do emissor, essa antena é a pior escolha. É que instalar TDT não é pêra doce e se a coisa correr mal vais andar às aranhas para conseguir ter isso em condições.

Por regra, o amplificador deve ser colocado a 80cm, ou mais, da antena mas, lá está, tudo depende do sinal que a antena estiver a captar. Espero que tenhas comprado também um alimentador porque o amplificador não funciona sem ele.

O que precisas para ligar o cabo que vem do LNB ao cabo que vai para a tomada é uma coisa destas: Sonigate :: União Ficha F Fêmea - Fêmea : TV SAT.

Para ligar da tomada ao receptor, precisas duma ficha destas Sonigate :: Ficha TV Macho 90º de Qualidade, Plástica : TV SAT e duma ficha F, claro.

DX2

Última edição:

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Zona Norte - Braga. Já estive a ver os emissores de TDT aqui na minha zona, e estou a 4,8Km do emissor, sendo que a elevação do emissor é maior do que a da minha residencia.

O amplificador veio com o alimentador, e sendo assim, vou colocá-lo no sótão, tenho só de puxar uma linha com corrente para lá. O amplificador pode ficar no mastro? Ou não é aconselhado ficar no exterior?

O emissor é este 41.57286,-8.470465 e eu estou +/- neste zona 41°32'42.08"N 8°25'59.39"W.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Depois de passar todos os cabos necessários lá chegou a hora da instalação e o resultado foi este

20120928191840.jpg

20120928191831.jpg

A terrestre já sintoniza nas Tv's, a parabólica ainda tenho de comprar o receptor e esperar ter a mesma sorte que a terrestre.

Obrigado DX2 pela sua preciosa ajuda, sem ela seria bastante mais complicado todo este processo.

Quando já tiver o receptor, com certeza que vou dar noticias :D

Obrigado

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sempre às ordens. Só te falta aí uma coisa: agarrar o cabo da antena ao mastro com fita isoladora preta. E aproveita para meter também no cabo da parabólica porque essas abraçadeiras de plástico não duram muito tempo.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Os cabos já estão todos agarrados,com a excepção do que vai para o lnb, esse só depois de conseguir instalar o receptor.

Já tenho o meu receptor mas não estou a conseguir sintonizar o hispasat, a qualidade do sinal não sai do 0, e a barra do L o máximo que consigo é 50, na foto está a 31, mas já teve nos 50. Como estou a fzr isto sozinho, torna-se ainda mais complicado.

Alguma sugestão para me auxiliar? Será que estou a fazer algo de errado ou poderá o lnb / antena não estar a funcionar?

A antena está com direccionada para azimute 210º, com ângulo de 37º e o lnb já rodei para os dois lados, e nada :(

Se retirar o cabo da antena do receptor, ambas as barras ficam a 0.

Ver anexo 108358

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pensei que já tivesses a parabólica orientada. Não basta pôr os valores de azimute e elevação, é preciso ter a certeza de que se está a receber o sinal. Basta o tubo onde a antena está agarrada não estar aprumado para esses valores já não servirem de nada.
Tens que levar o receptor e uma TV para cima do telhado e afinar a antena com eles.

- Roda a parte de baixo do LNB para a 05:25h (para quem está de frente para o prato), mete numa frequência vertical e partindo da posição onde a antena está, sem desapertar muito o ajuste da elevação, sobe ou desce ligeiramente o prato a ver se apanhas sinal. Se não apanhares, volta a pôr onde estava e então roda ligeiramente o prato para a esquerda ou para a direita até aparecer sinal no receptor.
- Depois de teres algum sinal, fazes uma micro-afinação em ambos os ajustes (Norte-Sul e Este-Oeste) até teres o máximo rendimento possível.
- Aperta tudo, verificando sempre se não há alterações no sinal.
- Agora o LNB: mete o receptor numa frequência horizontal e, sem te pores à frente do prato, roda o LNB ligeiramente no sentido das 05:15h. Quando o sinal começar a baixar memoriza visualmente a posição do LNB e depois roda-o no sentido oposto até o sinal começar a baixar novamente. Memoriza também essa posição visualmente e depois roda o LNB até ficar a meio entre os dois pontos que memorizaste.

Em princípio deve ficar tudo ok.

DX2

pedropeixoto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2012
Gostos Recebidos
0
Isto, quem não sabe é como quem não vê. Podia estar a vida toda a tentar apanhar sinal que morria de velhinho e não conseguia de certeza.

Como não me apetecia muito estar a levar uma tv para o telhado (não tenho nenhuma fácil para transportar), hoje lá fui a uma loja aqui perto e gastei 14€ para comprar um sat finder, veio com bússola e tudo (bem que a dispensava). Levei o descodificador para o telhado, liguei tudo, e lá consegui meter o aparelhinho a apitar e sem muito esforço. Quando trago tudo para a sala, tudo na mesma. Conclusão da história, se ligar o receptor directo ao lnb,tudo ok, quando faço a ligação do cabo que vai para o lnb, e do cabo que vai para a tomada, deixo de conseguir sinal. Em principio deve ser do xicote que fiz para ligar da tomada ao receptor, vou fazer mais algumas experiências a ver que tal.

Com o receptor ligado directo ao lnb já consegui sintonizar muitos canais hispasat e alguns do Astra 4A. Agora tenho é outro problema, quis-me armar em fino e comprei o a box Gi 8120 Ge, mas o site deles agora está off. Tou a ver que o iks foi à vida, mas queria ver se configurava cc mas estou completamente à nora... Alguma sugestão para começar a investigar?

Isto tem Spark os, mas não faço a mínima ideia se está ligado, ou como se liga,ou até como funciono com isto. Para ajudar o manual desta porra está em Russo. Estou tramado com isto!