Portal Chamar Táxi

[Ajuda] Juntar dois sinais distintos analogicos

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, como o topico indica, quero juntar dois sinais distintos num cabo so para poder distribuir pela casa.

Pela pesquisa que fiz, os aparelhos melhores para tal sao os diplexers. Queria saber se comprar um vou ter o trabalho feito.

Passo a explicar o que quero juntar:
- cabo da zon com os 30 canais analogicos + 100 digitais + internet + telefone
- modulador de sinal analogico

O critico será o conflito entre os 30 canais analogicos + o sinal do modulador, mas ja verifiquei e nao se sobrepoe. A questão agora é se um diplexer faz o trabalho.

Do que li, um splitter nao funciona, por quero um 2 to 1.

fuchico

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
E já pensas-te num simples T com conexão f?

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
001030_emenda_blindada_f_cabo_coaxial_emT.jpg

Uma cena assim? Funciona um simples assim?

Disseram-me que nao era tao simples, para juntar o sinal analogico zon + sinal do modulador era preciso algo mais, mas se der assim era awesome ja que é mais barato e tudo ^^

fuchico

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
Pelo preço não perdes nada em tentar...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Olá a todos, como o topico indica, quero juntar dois sinais distintos num cabo so para poder distribuir pela casa.

Pela pesquisa que fiz, os aparelhos melhores para tal sao os diplexers. Queria saber se comprar um vou ter o trabalho feito.

Passo a explicar o que quero juntar:
- cabo da zon com os 30 canais analogicos + 100 digitais + internet + telefone
- modulador de sinal analogico

O critico será o conflito entre os 30 canais analogicos + o sinal do modulador, mas ja verifiquei e nao se sobrepoe. A questão agora é se um diplexer faz o trabalho.

Do que li, um splitter nao funciona, por quero um 2 to 1.
Não sei onde foste buscar a ideia de que precisas dum diplexer para fazer isso quando a coisa é tão simples como misturar qualquer tipo de sinal com um misturador. Claro que tens de ter em conta que não pode haver um desfasamento muito grande entre os níveis de sinal daquilo que vais misturar e a frequência em que vais meter o canal de saída do modulador, para que não haja interferências.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Disseram-me que nao era tao simples, para juntar o sinal analogico zon + sinal do modulador era preciso algo mais, mas se der assim era awesome ja que é mais barato e tudo ^^
Quem te disse isso, se é assim tão conhecedor do assunto, devia ter-te dito qual era esse "algo mais", não achas?

DX2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Dx2, obrigado pela resposta.

É assim, eu expressei-me mal, "disseram.me" queria dizer que li na net, e do que encontrei fiquei com ideia que era necessário algo mais que uma simples uniao... Ninguem em especifico sem ser virtualmente me disse seja o que for.

Um misturador de sinal? é isso que preciso?

Pelo que vi meu modulador funciona por canais, eu escolhi um canal que nao tivesse sobreposto aos analogicos da zon que vai ser com esses que vou ter problemas.

1229722085.jpg

com entrada VHF e UHF? qual o nome em ingles de um misturador? :p

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
E deixa ver se me explico bem, eu quero juntar o sinal analogico daqueles 37 canais analogicos, com o sinal satelite da minha box. No entanto a box vai estar ligada a um modelador que por sua vez é configuravel as frequencias que posso usar.

Depois queria no fim, ligar a tv a tomada + a ligaçao coaxial e poder ter os 37 canais da zon + um canal que vai estar a mostrar o que canal que a box tem. Sem ter que andar a fazer trocas de fichas e isso.

Obrigado

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Eu percebi logo de início o que querias fazer. :)

A maneira como a mistura vai ser feita depende um bocado da instalação. Descreve aí mais ou menos como tens as coisas e como pensas fazer a interligação do sinal RF do modulador na rede.

DX2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
ok
fiz um rascunho com o esquema que está agora (presente) e com aquilo que queria ...

2iuawe8.jpg

a minha ideia era ligar a box ao modulador no quarto 1, mandar o sinal do modulador para la para cima juntar ao cabo da zon e espalhar pela casa um canal a mais para o pessoal ver tanto na cozinha como no outro quarto...

so não sei o que fazer para juntar os sinais

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
sinal RF, penso que estejas a referir ao sinal que leva a imagem da box que está a ir para o modulador e a sair deste, mas se for isso, o modulador tem uma saida daquelas tipo de tv, ficha f senao me engano, uso essa para ligar a tomada de casa para meter o sinar no cabo que vai para o misturador de sinal.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
ok
fiz um rascunho com o esquema que está agora (presente) e com aquilo que queria ...

attachment.php

a minha ideia era ligar a box ao modulador no quarto 1, mandar o sinal do modulador para la para cima juntar ao cabo da zon e espalhar pela casa um canal a mais para o pessoal ver tanto na cozinha como no outro quarto...

so não sei o que fazer para juntar os sinais
Ok, sendo assim podes experimentar com um simples splitter de duas vias invertido, ou seja, as saídas passam a ser entradas, ligas os sinais da NOS cabo e do modulador nelas e a entrada passa a ser a saída que vai para a distribuição. Esta ligação tem um senão, caso a distribuição seja muito grande: se o modulador for daqueles normais de 75dBuV de saída, é possível que a qualidade de imagem se detriore e nesse caso terias que optar por um de 90dBuV, que tem outro senão: se os sinais da NOS forem fracos (abaixo de 70dBuV), o sinal mais forte do modulador pode perturbá-los mas para conseguires saber isso terias que ter meios de medir os sinais da NOS e não deves ter. Sendo assim (não sei se já tens o modulador ou não) só lá vais por experimentação e erro.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
sinal RF, penso que estejas a referir ao sinal que leva a imagem da box que está a ir para o modulador e a sair deste, mas se for isso, o modulador tem uma saida daquelas tipo de tv, ficha f senao me engano, uso essa para ligar a tomada de casa para meter o sinar no cabo que vai para o misturador de sinal.
Sinal RF é o sinal que vai sair do modulador para a distribuição.
Não percebi uma coisa: o cabo que vai levar o sinal do modulador para a mistura só vai fazer isso ou está a ser usado para outra função?

DX2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Neste momento está ser usado para apanhar os canais analógicos da zon mas depois disto nao... vai ter a função unica de levar o sinal rf do modulador para a distribuição principal..
o que achas?
é possível? que material tenho de usar?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Claro que é possível. Lê a resposta #13.

DX2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Tenho um modulador sim ... e vou experimentar ...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
Esse nem pensar! Essas tretas chinesas trazem umas fichas F fêmea mais largas do que o normal e depois as nossas fichas não dão. Bolas, com tanto material desse, e bem melhor, disponível cá em Portugal tinhas que ir logo à procura na internet? Até no Continente há disso! :)

DX2

Eu vou atrás do preço. Eu vou ver se encontro aqui na loja mais perto algo mais apropriado entao e depois digo como correu :)

mas a minha questao é:

se for um de 5-900 MH como este serve?

e pode ser entrada sat sat? nao precisa de ser terrestre?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Como já expliquei acima e tendo em conta uma série de variantes que só aí no sítio se podem avaliar, em princípio serve, mas tens de partir para isto como sendo uma experiência inicial. Se funcionar*, tudo óptimo, se não funcionar** teremos que pensar noutras soluções. Mas como ponto de partida qualquer repartidor destes, seja 5-900MHz ou 5-2150MHz, serve.

*- A imagem do modulador seja boa e não interfira com os canais adjacentes.
**- A imagem do modulador não seja boa ou, sendo boa, interfira com os canais adjacentes.

DX2

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
O que acontece:

Eu tinha ai um splitter e entao decidi experimentar, é um 5-900 Mhz . Quando meto no splitter o sinal do modulador ele dá imagem tremida, deve ser por causa de estar andar com o sinal durante varios metros no fio.
Quando meto o sinal da zon, ele automaticamente manda.me o sinal do modulador abaixo e no entanto nao apanha nenhum canal naquela frequencia.

Acho que o splitter so nao faz o trabalho. Mas nao sei... :/

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O que acontece:

Eu tinha ai um splitter e entao decidi experimentar, é um 5-900 Mhz . Quando meto no splitter o sinal do modulador ele dá imagem tremida, deve ser por causa de estar andar com o sinal durante varios metros no fio.
Quando meto o sinal da zon, ele automaticamente manda.me o sinal do modulador abaixo e no entanto nao apanha nenhum canal naquela frequencia.

Em que canal tens o modulador? É que a NOS tem mais frequências para além das analógicas (as digitais) e ele pode estar numa frequência dessas.

DX2

nand

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 14, 2007
Gostos Recebidos
0
O que acontece:

O splitter de 5- 900 ou a 1000 é o ideal ( Tem menos atenuação) Escolhe um canal livre da zon para o modulador a funcionar nesse canal e coloca um filtro trampa entre a zon e o splitter afinado ao canal do modulador (para criar um canal livre sem ruído).

Última edição:

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Gostos Recebidos
0
C37 ... sabes se sobrepõe este canal?

nand

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Não sei, vou consultar lista de frequências. Qual é tua região?