• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda maquina de lavar louça AEG

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Boas ,antes de mais um feliz 2015 a todos , estou com um problema na maquina de lavar louça é uma aeg oko 4059 , o problema é o seguinte
quando a maquina está a lavar e no programador já vai para lá de meia volta ,começa a despejar agua por um tubo flexivel de cristal que está do lado esquerdo da maquina ,esse tubo está ligado ao painel de circulação da agua e desagua para o tabuleiro por baixo da maquina, como o tabuleiro começa a encher o motor é accionado atraves da boia de esferovite,alguem me sabe dizer o que pode causar esta descarga ?
ou as possiveis causas de isto acontecer ?
já ando as voltas com isto a uns dias e ainda não descobri o problema ,o que me está a intrigar ,terei que substituir alguma coisa ?
obrigado a todos
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Mto possivelmente é esse painel de circulação da água "entupido" ou o tubo largo q sai desse painel para a base da máquina obstruído.
 

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
ja tirei o painel e não me parece entupido ,é em cristal e dá para ver o circuito que a agua faz , o tubo que vai para a base não é largo ,talvez seja de 1/2 polgada ,e se estivesse obstruido nao despejava agua para a base ,o problema é que despeja mesmo agua para a base ,ficando o tabuleiro cheio e accionando um motor que fica a trabalhar mesmo desligando a maquina no botão ,será que o problema não terá a haver com a bomba de agua ,se não despejar ,a maquina vai enchendo e envia a agua por esse tubo ?
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Em principio não mas isso é fácil de verificar se despeja ou não.
Ela entorna por esse tubo por meter ou água de mais ou então por esse tubo q vai para a base estar "meio" obstruído n dar a vazão necessária e acabar por deitar fora por esse tubo transparente. Tb se pode dar o caso de por algum motivo estar a meter água de mais ou ainda poder haver pressão a mais na rede de água, mas ia mais para os entupimentos..!
 

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
não estou a perceber bem a tua resposta ,ou entaõ não estas a perceber , o tubo que vai para a base é o de cristal ,e é por esse que sai agua ,nao sei se estou errado mas a minha teoria é esta ,
se a bomba de despejo não funcionar na altura devida ,a maquina vai enchendo de agua ,e depois sai por esse tubo ,digo isto porque quando a agua estava a sair pelo tubo eu tapeio e a agua começou a sair pela porta apesar de estar trancada ,logo ,tinha muita agua no interior ,se a bomba trabalhar normalmente ,despeja a agua e entao deixa de verter pelo tubo ,digo isto porque tirei a bomba de despejo fora e verifiquei que estava la um caroço de azeitona , podia estar a bloquear as pas ,e não funcionar normalmente no despejo ,
amanhã vou testar a minha teoria ,ligar a maquina e ver se , quando chegar ao ponto onde deitava agua pelo tubo ,se volta a deitar novamente .
depois digo o resultado ,e obrigado pelas dicas
 

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
boas, depois de testes e mais testes ,cá estou para postar os resultados,
utilizei uma outra maquina igual de um familiar ,que estava inutilizada devido a um problema de blockeio da porta .
mudei o painel das aguas ,o problema mantinha-se ou seja vertia agua.
tirei a bomba de agua e limpeia ,verifiquei que estava a trabalhar normalmente.
testei com outro programador e...verifiquei que um terminal que estava na ponta de dois fios branco e cinza esta com muita folga ,apertei-o e testei ,
a maquina funcionou na boa ,então voltei a tirar o programador e meti o meu de origem ,voltou a funcionar .
a conclusão que chego ,só podia ser o terminal que não fazia o contacto como devia ser , e o programador assim ,não fazia o programa como devia ser.
mas isto deu-me algum trabalho ,que até foi produtivo.desmontei o programador todo ,e aquilo não é nenhum bicho de sete cabeças, o programador é constituido por cinco placas de plastico
encaixadas entre si ,pra as desmontar ,tem que se cortar os contactos que estao ligados entre si ,são só cinco que se cortam,depois desencaixar uma placa de cada vez ,verificar como estão montados os contactos ,limpar com uma lixa e voltar a montar ,depois soldar os contactos que se cortaram ,a peça que faz o programa ,é em nilon e vai accionar os contactos para fazer os programas , e, estes programadores não avariam facilmente ,e quando avariam ,são os contactos que ficam com carvão ,por isso com lixa resolve-se o problema.
a maquina do meu familiar foi a um tecnico , que diagnosticou que não haviam peças para trancar a porta ,( isto aconteceu a uns tres ou quatro anos ,e a maquina estava a espera de ir para o lixo ) ora a porta tranca com o engate que está fixo por cima da estutura da maquina ,foi só virar o engate ao contrario e afinar ,problema resolvido ,só que a maquina tem uma fuga de agua num pequeno buraco que está junto a tampa do recipiente do sal ,assim que houver vagar basta soldar com uma vareta de prata e fica resolvido .
resultado ,além de ter o meu problema resolvido ,ainda fiquei com outra maquina igual que com uns pequenos retoques fica a funcionar .
 
Última edição:
Topo