• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda nos cabos/esquema/ligação da ADSL ???

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boa noite companheiros é assim estou a precisar aqui de uma grande ajuda...
Recentemente aderi ao serviço da Vodafone TV NET + VOZ, que será via ADSL uma vez que na minha zona não existe possibilidade de ser ligação por fibra além de existir fibra na minha zona a Vodafone não pode usar só outros operadores, como o preço até está acessível (24,90€) achei que era de aproveitar mesmo sendo o serviço via ADSL...
Agora ao ler algumas opiniões mais recentes sobre o serviço da Vodafone e se bem percebi a Vodafone só libera certos serviços ao cliente se a velocidade do mesmo atingir o mínimo os 16MB como por exemplo os canais HD ou seja se a minha linha apenas atingir 15mb já não terei os canais HD, nem é somente pelo HD mas sim e principalmente pela velocidade da própria internet que quero o máximo possível...
Agora o que eu pensei na minha ignorância foi o seguinte:
Desde que aqui moro não tenho nem nunca tive ligação telefónica , mas o antigo proprietário não sei... e sei que se os cabos forem antigos têm menos velocidade, ou melhor quanto mais modernos e recentes forem os cabos melhores velocidades poderei atingir, embora sempre dentro do ADSL, então lembrei-me de ir abrir a caixa na parede da ligação do telefone (dentro casa) a fim de verificar se tinha lá algum tipo de cabo ou não... !!?? Abri a caixa e verifico que realmente tem lá um cabo fino datado de 2002 ou seja com 11 anos já de velhice.. lol e verifiquei também que essa caixa ia o fio ligar a outra uns 10cm mais ao lado... que decidi abrir também... ai fiquei espantado pois não percebi nada, do que encontrei, primeiro por lá estar uma pequena placa de circuito impresso com uns fusíveis e mais não sei que e que diz Portugal Telecom EMHA, e depois porque verifiquei que o suposto cabo ADSL vem de 2 sítios distintos!?!?!?!? supostamente apenas deveria vir um único cabo (da rua) que entra na caixa de derivação dentro de casa certo??? Não consegui perceber o porque de virem 2 cabos aquela caixa de derivação!?
Portanto a ideia seria eu próprio retirar um bocado de cabo desde casa até à rua, para que os técnicos da Portugal Telecom que ficaram de vir cá fazer a ligação na 2.ª Feira serem obrigados a colocar um cabozinho novo.... A minha dúvida é: Posso fazer isso??? e se puder qual dos fios terei de forçar pela caixa de derivação para que entre em rotura e se solte da caixa da rua? Ou até mesmo se por acaso sabem se eles (técnicos) têm por habito trocar sempre os cabos todos, mesmo aquele que vem dentro de casa até a caixa de derivação??? Junto anexo umas pequenas fotos que espero que ajudem a identificar o que necessito...
Desde já o meu muito obrigado a todos.

kdn3wo.jpg


10ppy09.jpg


j6skea.jpg


6gllrm.jpg
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Não se preocupe com isso.
Eles fazem a ligação com cabo novo até dentro de casa.
Pois trata-se de uma nova instalação.
No entanto, você pode sempre antes da ida dos técnicos, ou no próprio dia da instalação se você estiver em casa alertar para a linha degradada que tem na instalação. Um linha nova terá melhores condições de transmissão do sinal, mas os 16Mbit mínimos que a Vodafone exige para colocar os canais HD, depende do que é disponibilizado na caixa da rua e não no cabo que leva o sinal desde a caixa até dentro de casa.
No entanto acho que mesmo não tendo os 16 Mbit, você pode sempre ter canais HD, tem é de fazer a gestão dos Mbit que tem, isto é se utiliza internet em simultâneo em vários computadores, se está a telefonar e a ver TV em 2 ou 3 televisões vai haver falhas porque não tem Bits suficientes para alimentar todos esses dispositivos ao mesmo tempo. Mas com uma boa gestão acho que pode ter canais HD e internet e telefone.
 
Última edição:

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Então e eles trocam sempre o cabos ou só quando lhes apetece!?!? é que se fosse serviço deles até acredito que mudassem para melhor satisfação do cliente... Agora vem fazer a ligação e quem vem explorar a linha é a Vodafone será que mudam!?
Ou como faço esse alerta para a degradação da linha!? não posso dizer aos técnicos que abri a caixa não é?
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Então e eles trocam sempre o cabos ou só quando lhes apetece!?!? é que se fosse serviço deles até acredito que mudassem para melhor satisfação do cliente... Agora vem fazer a ligação e quem vem explorar a linha é a Vodafone será que mudam!?
Ou como faço esse alerta para a degradação da linha!? não posso dizer aos técnicos que abri a caixa não é?

Como ja aqui foi dito deves estar presente e pedir para que a chegada da linha seja totalmente nova
Eles só te podem fazer isso até ao BPA que é essa placa que tens fora da caixa
Mas como vais ter tv tambem deves pedir cabos novos até a box para tirar melhor rendimento do serviço
É um direito teu se não o fizerem reclama a Vodafone e não deixes a situção se arrastar , penso que o tecnico não vai querer perder o seu trabalho ...
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Como ja aqui foi dito deves estar presente e pedir para que a chegada da linha seja totalmente nova
Eles só te podem fazer isso até ao BPA que é essa placa que tens fora da caixa
Mas como vais ter tv tambem deves pedir cabos novos até a box para tirar melhor rendimento do serviço
É um direito teu se não o fizerem reclama a Vodafone e não deixes a situção se arrastar , penso que o tecnico não vai querer perder o seu trabalho ...

Sim sim... Mas o técnico que vem cá montar a linha é da PT e não da Vodafone... Inclusive a técnico da Vodafone só vem da parte da tarde depois do da PT..
Segundo a Vodafone me disse o técnico da PT Vêm cá fazer a montagem da linha na rua, depois virá o da Vodafone fazer toda a ligação interior... Por isso tenho receio do técnico da PT....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Depois coloca por cá o resultado... já agora, antes dos técnicos se irem embora, coloca duas boxes em dois canais HD diferentes e depois vai ao PC e vê qual é a velocidade com que ficas.

Quanto ao resto, normalmente só vem um fio de fora até essa caixa, onde era colocado O BPA pois já não colocam, e daí seguia num único circuito para as tomadas "rita"... mas há electricistas e electricistas. Quando trabalhava na construção essa caixa era assente por cima da porta de entrada, da parte de dentro, nunca aí... mas isso é um pormenor sem importância.

Possivelmente irás ficar com cabos de rede colados ao rodapé... os que ligaram a box ao modem/router.
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Depois coloca por cá o resultado... já agora, antes dos técnicos se irem embora, coloca duas boxes em dois canais HD diferentes e depois vai ao PC e vê qual é a velocidade com que ficas.

Quanto ao resto, normalmente só vem um fio de fora até essa caixa, onde era colocado O BPA pois já não colocam, e daí seguia num único circuito para as tomadas "rita"... mas há electricistas e electricistas. Quando trabalhava na construção essa caixa era assente por cima da porta de entrada, da parte de dentro, nunca aí... mas isso é um pormenor sem importância.

Possivelmente irás ficar com cabos de rede colados ao rodapé... os que ligaram a box ao modem/router.

Sim colocarei o resultado aqui sem problemas....
Apenas e só irei ficar com uma box!!! Nas outras televisões ca de casa (cozinha e quarto) não terá boxes apenas os canais normais...
Mas poderei testar com a box em canal HD e verificar no PC um teste de velocidade... Se for demasiado mau sempre tenho 15 dias de experimentação... Mas para quem como eu está habituado o pagar 32€ por a internet móvel que nos testes de velocidade faz 4 Mbps (embora pague para ter mais e na minha zona deveria ter mais) agora por menos valor 30,40€ (24,90€ + 5,50€ aluguer da box) terei mais serviços, ou seja fico TV (100 canais) telefone (chamadas grátis para números começados por 2) e ainda tenho a internet (até 24Mbps) acho que não fiz mau negocio... lol lol agora como é obvio o que mais me interessa é mesmo a internet!!!

O intuito deste tópico era mesmo estragar os cabos de forma a que o técnico da PT tivesse de os substituir... Mas assim sendo vou esperar a ver que fazem os técnicos então, se não existe outro remédio.... lol eu queria mesmo era puxar o cabo para que eles fossem mesmo obrigados a os trocar.....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não puxes os cabos para fora pois depois pode ser impossível enfiar outros... se for para enfiar novos aproveitam-se os velhos para puxar os novos! E mesmo assim às vezes ficamos "bo****os"....
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
ok entendi que o melhor é estar quieto... e exigir de alguma forma que os técnicos da PT coloquem os cabos novos até essa caixa... Espero é que os técnicos da PT toquem a campainha antes de fazerem o serviço.... porque se não não tenho como saber... eles ligam o que têm a ligar na parte exterior do prédio e eu não terei conhecimento a não ser que eles realmente precisem de vir a esta caixa no interior da minha casa ai será bom sinal para mim pois quererá dizer que vão colocar cabo novo.... lol lol lol
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Tocar à campainha tocam... agora que te mudam os cabos existentes na tubagem não sei...

Se fosse eu dizia logo que não... e se a troca corre mal, parte-se e não se consegue enfiar? Mas olha às vezes umas "loiras" fazem toda a diferença...
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Tocar à campainha tocam... agora que te mudam os cabos existentes na tubagem não sei...

Se fosse eu dizia logo que não... e se a troca corre mal, parte-se e não se consegue enfiar? Mas olha às vezes umas "loiras" fazem toda a diferença...

Dirias que não!? Não sei porque... Se fosse o caso teria de ser supostamente técnico... e o técnico tem obrigação de fazer isso... É por isso que é ele a fazer e não eu!!! porque ele é técnico credenciado para tal... e o cabo não nasceu lá... alguém teve de o colocar lá.... Ou esse primeiro técnico que colocou lá o fio é melhor que os outros??? Claro que não né!!!???
Agora que não estejam para se chatear e até porque têm pressa de ir para outro sitio isso já é diferente... Ou porque lhes pagam pouco para andar a fazer força a puxar cabo... até pode ser verdade... Mas isso não tenho e enquanto cliente culpa... Aliás é por esse tipo de situações que depois temos o país como temos... Porque se aquele técnico tem imaginemos 5 montagem por dia pois o empresa assim o obriga ele não pode fazer as coisas em condições como é obvio porque tem presa de ir para cliente porque se não o fizer está sujeito a "levar nas orelhas" da empresa e até vai cumprindo porque não quer ser despedido, mas eu não posso concordar nem pactuar com isso nem que tenha de reclamar e reclamar e voltar a reclamar, e os próprio técnico se não sair do cliente porque este reclamam e reclama só assim se poderá beneficiar a si próprio pois se todos fossem assim a empresa ao invés de mandar fazer 5 clientes diários passaria a mandar apenas 2 pois só assim o cliente não reclamará... estou certo não estou???
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Amigo o primeiro que lá o colocou foi o electricista... ou o ajudante deste! Mas a construção passa por várias etapas e só quem por lá andou (eu andei) é que perceberá onde quero chegar!

Um tubo com uma curva apertada, uma palmeta deixada pelo pedreiro a empurrar o tubo para a régua passar... sei lá tanta situação que pode acontecer!

Por ter trabalhado na construção é que eu disse que não o fazia... quando tudo corre bem é uma beleza! Agora acontecendo algo que deixa tudo "engatado" e depois quem está a efectuar o trabalho é que "paga"....

Não imaginas as aldrabices que se fazem na construção... por exemplo estas fotos que aqui colocaste:

Essas caixas foram mal assentes: se eram para ficar em azulejo teriam que estar entre 2 a 2.5 cm fora do tijolo para que, depois de aplicado o azulejo, estas ficassem à face deste... o betume no azulejo está mal aplicado e suspeito que o corte na caixa quadrada fica à vista...

Como vês quando "digo o que digo" é com algum conhecimento de causa...

Repara o pessoal da Vodafone que aí irá até pode ter vontade de passar novos cabos na tubagem mas estará sempre com receio de que algo corra mal e depois terão que ficar por fora... se tudo estiver bem com a tubagem, basta um pouco de liquido da louça (serve de lubrificante) para puxar os cabos novos e é um minuto... mas se tudo estiver bem, mas ninguém sabe o que está dentro da parede!
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Sim isso acredito piamente... que existe imensas aldrabices... Esta casa é de facto o exemplo disso... ao ponto de ter de gastar "rios" de dinheiro em cheirinho para o W.C. por não suportar o cheiro imundo que pelos canos emana... coisa que supostamente não deveria acontecer por diversas razoes ou por exemplo um prédio, SIM um prédio com 3 andares ter telhas de Lusalite, única e exclusivamente em cima de barrotes de madeira nem sei como permitem isso e muitas muitas outras coisas poderia dizer... mas pronto isso são outros 500... Mas posso ter aprendido com os erros hoje teria um olho muito mais aberto na escolha de uma casa... ou não com esta crise temos de aguentar o que temos.. lol lol
Agora é assim se eu hipoteticamente cortar os cabos dentro da caixa quadrada eles teriam sempre obrigatoriamente de tentar meter lá outros novos... certo? porque se não conseguirem não podem meter os fios por fora da casa certo uma vez que é um prédio isso carecia de autorização dos outros moradores certo? portanto posso alegar que os outros moradores não autorização fios pelo exterior e eles teriam de meter sempre pelo tubo nem que demorem um dia inteiro certo....???
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Amigo os fios por fora a que referi são dentro da tua casa... é aí que os verás se não for possível os passar por dentro da tubagem. Mal será que na coluna, que já lá devem estar e tão velhos como esses que aí estão na tua casa, não passassem! Aí nem vão mexer... vão à caixa que estará no teu patim e daí para frente é que poderão mudar.

Já agora, quantas tomadas de telefone é que a tua possui?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
E já agora não é por uma casa ser cara que não possui aldrabices... as casas na Expo são de uma aldrabice fenomenal e se foram bem caras! Mais, todas aquelas ruelas da Expo envergonhariam o Marques de Pombal (o tipo que projectou a Av. da Liberdade, à data uma aberração pelas suas dimensões)...
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Amigo os fios por fora a que referi são dentro da tua casa... é aí que os verás se não for possível os passar por dentro da tubagem. Mal será que na coluna, que já lá devem estar e tão velhos como esses que aí estão na tua casa, não passassem! Aí nem vão mexer... vão à caixa que estará no teu patim e daí para frente é que poderão mudar.

Já agora, quantas tomadas de telefone é que a tua possui?

Pois os que eu queria mudar era desde essa caixa que se vê nas imagens que já fica dentro de casa... até à rua, é que pelo que pude apurar no meu "patim" ou andar não tem caixa nenhuma... acho que os fios vêm diretos da rua para esta caixa... pelo menos assim o entendo uma vez que já corri o prédio todo e não encontro nenhuma caixa....
Tomadas de telefone a minha casa apenas possui 1!!! que é uma redonda que se vê também nas imagens ao lado da caixa quadrada...
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
o Marques de Pombal (o tipo que projectou a Av. da Liberdade disse:
Ora aí está uma grande verdade... e hoje é o que se vê... deveria ainda de ser maior... Mas muitos dos engenheiros de hoje em dia têm a visão curta... não conseguem alcançar o amanhã... e isso e fazer as estradas e passado uns dias de estar o alcatrão posto e que se vai partir pra colocar os tubos do esgoto e do gás... Etc etc.... Toda a gente sabe eu este país nisso funciona muito muito mal... e é ai também que se perdem milhões de euros dos cofres públicos...
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois os que eu queria mudar era desde essa caixa que se vê nas imagens que já fica dentro de casa... até à rua, é que pelo que pude apurar no meu "patim" ou andar não tem caixa nenhuma... acho que os fios vêm diretos da rua para esta caixa... pelo menos assim o entendo uma vez que já corri o prédio todo e não encontro nenhuma caixa....
Tomadas de telefone a minha casa apenas possui 1!!! que é uma redonda que se vê também nas imagens ao lado da caixa quadrada...

O teu prédio deve ser antigo... não possuindo essa caixa de telecomunicações, o fio do telefone deve estar junto ao fio da antena colectiva (ou onde deveria estar este). Mas só no local é que pode chegar a uma conclusão. Olha pede aos tipos para colarem o fio por fora, na escada, se o queres trocar pois pode não ser possível a troca deste na coluna... Se o condomínio te "chatear a cabeça" podes sempre sugerir obras...

Dentro de casa se só tens uma tomada (era o que suspeitava), e parece ser ao lado da caixa onde está o BPA, vais de ter levar um cabo dessa tomada até onde ficar o router. Deste sairá um cabo de rede para a box. Portanto vê o que ficará mais "apresentável". Nessa tomada poderás ligar o telefone.
 

DCautosport

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Tal e qual tens razão no que disseste... o técnico ao serviço da PT já cá esteve (umas carinhas brancas com letras azuis esqueci-me o nome?)... e não gostei do trabalho...
Ao que parece o fio preto é que vem da rua... ou seja cortou o fio preto pois ele entrava e sai da caixa sem ir a lado nenhum, descarnou as 2 pontas do fio, ligou ali um aparelho com umas bananas e comum espécie de pistola quando apontava aos fios surgia um som... foi a rua ao DSLAM e fez a ligação veio cá dentro e disse já esta a partir daqui é com o técnico da Vodafone... e foi embora.. nem 5 minutos demorou... Tava com uma presa tremenda...

Pergunto eu, esse cabo preto não será ainda mais antigo do que os outros!? não terá sido a primeira ligação de todas que a casa teve??? a chamada DSL? e os outros caos brancos serem de uma outra ligação posterior já ADSL+???
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Esse cabo preto já se usava antes do ADSL... mas não te preocupes pois esse cabo é o que é usado na rua. Se o sinal está aí e bom, agora é só escolheres onde queres o router de forma a que não seja necessário "passar" muito cabo de rede. O telefone pode logo ficar aí junto à tomada.
 
Topo